
Jornal GGN – A pedido de seu proprietário, Silvio Santos, o SBT vai voltar a apresentar o programa “Semana do Presidente”, que destacava os atos do governo federal ao longo dos últimos dias.
O programa ficou 20 anos no ar, cobrindo todo o período da ditadura até o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Era conhecido por sua carga propagandista federal, com trilha sonora de cunho militar.
Segundo o jornalista Flávio Riccó, do portal UOL, a ordem para a retomada do programa foi dada por Silvio Santos direto dos Estados Unidos, onde passa férias. Pode-se dizer que essa ordem se deve à aproximação do dono do SBT com o presidente Jair Bolsonaro.
A aproximação tem uma explicação bem simples: junto com a TV Record, o SBT é a emissora que mais recebe verba de publicidade do governo federal. Segundo o site Meio e Mensagem, o percentual de investimento do governo para veicular publicidade no SBT aumentou de 24,8% em 2017 e 29,6% em 2018 para 41% em 2019.
O investimento em mídia do governo federal prevê alguns critérios para a definição de quais veículos televisivos receberão suas verbas de publicidade. A audiência é um deles, mas também são considerados o perfil do público, segmentos da população atingidos e alcance daquela emissora no País.
Desta forma, podemos dizer que uma mão lava a outra. Ou que Silvio Santos, como diz o bordão, topa tudo por dinheiro.