Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral aprovou em 10 de dezembro a criação do 33º partido político brasileiro, o Unidade Popular. Com mais de 497 mil assinaturas validadas pela Justiça Eleitoral, a legenda poderá participar das eleições municipais de 2020. Na urna, o número é 80.
Unidade Popular é um nome inspirado na frente de partidos do Chile que deu sustentação ao governo Allende, derrubado por um golpe militar em 1973.
Segundo seu estatuto, o partido pretende “apoiar a luta pelo socialismo no Brasil e promover a unidade das forças populares para intervir no processo político do país”.
A legenda se orienta pela teoria do socialismo científico desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. Diferentemente do socialismo utópico, prega práticas diretas contra o capitalismo.
Atualmente o Unidade Popular é presidida nacionalmente por Leonardo Péricles, liderança mineira com passagem pela cúpula da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e da UNE (União Nacional dos Estudantes).
No Twitter, Péricles escreveu: “Surge um partido que tem a tarefa histórica de levar ao poder quem a ele pertence: os pobres, as mulheres, a população negra, a indígena, a classe trabalhadora.”
Em entrevista ao G1, ele defendeu que o Brasil é dominado pelo 1% mais rico da população, uma situação que precisa ser revertida, para garantir os direitos da maioria, que é pobre.
“Esse povo preto, pobre, que está sofrendo nas periferias, as mulheres, os camponeses, os povos tradicionais, os indígenas, está na hora de esses serem poder”, apontou.
Em 2018, os militantes do UP apoiaram a candidatura presidencial de Guilherme Boulos, do PSOL.
Confira os 25 pontos do programa do partido aqui.
cylis souza
13 de dezembro de 2019 8:38 amum progresso nacional. afinal um paretido de esquerda