Vazajato: Conselho do Ministério Público deve investigar turma de Dallagnol

Desde que o escândalo veio à tona, juristas, políticos e comentaristas defendem a instauração de investigações tanto no CNMP quanto no Conselho Nacional de Justiça

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Jornal GGN – Os conselheiros Luiz Fernando Bandeira, Gustavo Rocha e Erick Venâncio devem apresentar “logo mais” ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) um pedido de “apuração dos fatos veiculados na data de ontem e relacionados à atuação de procuradores da República no âmbito da Lava Jato.” A iniciativa foi divulgada na manhã desta segunda (10) por um dos conselheiros, representante da OAB dentro do órgão.

Na noite de domingo (9), o site The Intercept divulgou uma série especial expondo conversas no Telegram entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol, e entre grupos privados de procuradores da Lava Jato em Curitiba, que provam a falta de lisura em procedimentos adotados ao longo dos 5 anos de operação.

Em um dos diálogos, fica claro que o MP discutiu estratégias para manter Lula sobre o domínio de Moro no caso triplex, mesmo que os procuradores não tivessem provas nem convicção de que o apartamento no Guarujá era fruto de propina por 3 contratos da OAS com a Petrobras.

Nas conversas, Moro dá dicas, sugere estratégicas, cobra agilidade em operações, antecipa decisões a Dallagnol, entre outras condutas consideradas ilegais.

Desde que o escândalo veio à tona, juristas, políticos e comentaristas defendem a instauração de investigações tanto no CNMP quanto no Conselho Nacional de Justiça.

Uma CPI para apurar o caso também está em estudo.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. As mensagens vazadas não tem nada de ilegal. Todos os juízes, do Brasil inteiro conversam com promotores e procuradores.

      Criminalizar essas conversas vai colocar em investigação todos os juízes do Brasil sem exceção.

      Não há nenhum indício de processo político.

      Vejo um grupo de procuradores lutando contra políticos corruptos.

      Além do mais, e tribunais, TRF4 e STJ ratificaram todas as decisões tomadas pelo Sérgio Moro.

      Eles também serão acusados?

      Além do mais nem processo pode sequer ser aberto pois foi quebrada o sigilo sem ordem judicial. Provas obtidas sem o devido processo legal não podem ser usadas.

      1. E sua opiniao vale mais do que dizem as leis, né mesmo? E todo o direcionamento para impedir a volta de Lula, a entrevista da Folha, etc? Quanto a pelo menos o TRF4, já deveria ter sido investigado desde o caso de passarem por cima do mandado de um procurador contra toda a jurisprudência. Eta troll cara de pau!

      2. “Não há nenhum indício de processo político.”
        Qua quá quá
        Não é processo, querida. É CONSPIRAÇÃO!
        É derrubar um Presidente da República e prender outro. É destruir uma democracia, uma economia, um país de 210 milhões de habitantes.
        É crime gravíssimo e os danos são irreparáveis.
        Só tudo isso.

  1. Nada disso, o negocio é uma CPI…………

    Passar tudo a limpo, do começo pra lá de estranho e mal contado do processo, até a ultima decisão, o que for aproveitavel permanece, e as arbitrariedades punidas…..deixa o conselho pra lá…..

  2. Conselho que acobertou inúmeras ilegalidades da Vaza Jato, agora quer passar pano?
    Só CPI tem legitimidade para investigar esse escândalo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador