Operação Lava Jato

TRF-4 consegue o afastamento do juiz Eduardo Appio, que pedirá remoção da 13ª Vara

O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) conseguiu uma vitória momentânea, afastando o juiz federal Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba, a da Lava Jato, após uma reunião de conciliação que ocorreu no Conselho Nacional de Justiça nesta quarta (18).

Foram meses e meses com redução de vencimentos, gastos extraordinários com advogados e viagens a Brasília, que tiraram o fôlego de Appio. Acabou aceitando a transferência para outra Vara, sob condição de não admitir culpa pelas alegações apresentadas pelo desembargador Marcelo Malucelli. Era isso ou arriscar perder o cargo.

Em um primeiro momento, é uma enorme derrota para a Justiça brasileira, com a mancha da suspeita enredando todos os desembargadores do TRF-4, dos profissionais aos que participaram da trama da Lava Jato.

Além disso, sem Appio à frente da 13ª Vara, haverá enorme dificuldade em rastrear os quase R$ 2 bilhões em multas, manipulados pela Lava Jato, e que ninguém sabe para onde foi. Continuarão sob sigilo os acordos de leniência, as tramas com a Transparência Internacional, as manobras para obrigar a Petrobras a pagar as autoridades americanas, só para a Lava Jato ficar com poder sobre parte relevante das multas.

O segundo tempo do jogo será o relatório da correição do Conselho Nacional de Justiça no TRF-4, sob responsabilidade do ministro Luiz Felipe Salomão.

Até agora o que se viu foi a promoção da juíza Gabriela Hardt e um seminário sobre lavagem de dinheiro reabilitando lavajatistas.

O mesmo ocorre na Procuradoria Geral da República, com uma PGR interina colocando lavajatistas em todos os postos chave.

Até agora, pelo que se sabe, o ministro Salomão levantou provas contundentes envolvendo desembargadores, o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. Pelos sinais emitidos nos últimos dias, não parece que vai tergiversar, assim como o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, alvo de várias investidas dos lavajatistas.

O desfecho dessa correição será fundamental para trazer o judiciário de volta à institucionalidade, abandonada nos anos de lambança da Lava Jato.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • A " dúvida" sobre o destino dos Bilhões que foram roubados pelo TRF4, não
    ficará restrita somente a este Tribunal . Ela se estenderá a todo âmbito
    da Justiça brasileira , inclusive o STF !!!
    Ora, quem com um mínimo de neurônios ,já não se fez a pergunta;como pode
    tanto dinheiro desaparecer sem contar com a participação de membros do STF ?
    Esta espada estará para sempre no pescoço da Justiça !!!

  • O TRF4 quer enterrar o seu cadáver. Porém, o cheiro putredo do corpo estará sempre no ar, lembrando a parcialidade do colegiado nas suas decisões, especialmente na Lava-Jato. A história não será apagada, simplesmente varrendo a sujeira para debaixo do tapete da Justiça!

  • Sim, relevante perda para a Justiça. Preocupa também o dito (re)aparelhamento lavajatista da PGR, a angustiante demora em definir um(a) novo(a) PGR e a viabilidade em desaparelhar. Será que não há procuradoras (negras?) que possam afinal servir bem ao país neste importante cargo? Que nosso relevante jornalista "conje" de uma procuradora nos ajude a descobrir e entender...

  • Penso que mais uma vez, o Brasil está sentindo Vergonha pelo péssimo exemplo que se confunde com a apologia ao crime. Entendo, também que a grande maioria da população se decepciona mais ainda com o Poder do Estado que, neste caso, indica uma possível submissão do judiciário federal ao TRF4, que inacreditavelmente depois de várias denúncias e suspeitas de práticas criminosas, se mantém imune, impune e com os poderes intactos, até o momento.
    Então, eu suponho que o juiz Eduardo Appio percebeu que deva esperar pela quebra da estrutura que sustenta toda esse suposto cartel do corporativismo judiciário.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

13 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

15 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

15 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

16 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

19 horas ago