Cúmplices na injustiça, por Luiz Carlos Bresser-Pereira

Está mais do que na hora de voltarmos ao Estado de direito. De valorizarmos a democracia e elegermos políticos que realmente tenham uma proposta de acordo e projeto nacional. Sem ódios, sem rancores.

Cúmplices na injustiça

por Luiz Carlos Bresser-Pereira

A cumplicidade entre Deltan Dellagnol e Moro, entre o promotor responsável pela acusação e o juiz que deve ouvir a defesa e julgar, é gravíssimo. Comprova aquilo que todos sabíamos mas muitos não queriam admitir.

Eu fiquei convencido que os dois estavam mancomunados contra Lula no dia em que houve a condução coercitiva de Lula para depor. Não pela violência contra a liberdade que essa prática da Lava Jato representava. Esse foi uma das violências contra o estado de direito de toda a operação que são inaceitáveis em um país democrático. Mas porque, nesse mesmo dia, um press release da Força Tarefa da operação em Curitiba foi distribuído afirmando que Lula era o líder de toda a corrupção até então descoberta e seu principal beneficiário. Sem apresentar qualquer evidência. Era uma nota à imprensa de alguém que, embriagado pelo sucesso, perdeu a noção de limite. Uma nota na qual eu imediatamente vi e denunciei o caráter político. Outros já vinham dizendo isto antes, mas foi então que percebi que, ao atacar Lula, Dellagnol (e Moro, como ficou agora demonstrado), buscavam se legitimar junto às elites, ainda mais do que já estavam. Para aumentar seu poder e para satisfazer seus interesses pessoais, como ficou claríssimo mais tarde. Aproveitavam-se do fato irracional que uma elite conservadora havia transformado Lula em seu “grande inimigo”.

Agora temos a prova de que juiz e promotor agiam juntos. E que seu principal alvo era Lula. Está, agora, na hora de o Supremo Tribunal Federal anular os processos iniciados pela Lava Jato contra Lula. E punir Dellagnol. Quanto a Moro, deveria se demitir do Ministério da Justiça. Ou, se tivéssemos um presidente digno, ser demitido.

A operação Lava Jato prestou um serviço ao Brasil quando descobriu e puniu esquemas de propina na Petrobras. Quando puniu alguns políticos realmente corruptos como Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e Antonio Palocci. E os empresários das construtoras, que, no entanto, logo foram “perdoados” em troca de delações premiadas.

Mas, em relação aos políticos, dos quais o Brasil tanto precisa, logo virou uma caça a aqueles que haviam praticado caixa dois, onde há doações para campanha que não são propinas – não envolvem troca.

Está mais do que na hora de voltarmos ao Estado de direito. De valorizarmos a democracia e elegermos políticos que realmente tenham uma proposta de acordo e projeto nacional. Sem ódios, sem rancores. Depois de tanta miséria o Brasil está precisando de alguma grandeza.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora é tarde !!!

    A única saída justa e legítima era a anulação completa das eleições de 2018 de cabo a rabo !!!

    Como não vai acontecer, o país acabou !!!

  2. Não há como perdoar estes bandidos da lava jato.
    Nunca vi qualquer mérito nesta farsa comandada do exterior.
    Para mim, desde o primeiro dia, sua finalidade sempre foi atingir políticos do PT e inviabilizar o partido.
    Isto é facilmente comprovável pelos fatos.
    Quantas vezes o Aécio foi delatado na cara do moro e o que fez a lava jato contra ele?
    E contra o fhc, delatado pelo cerveró na cara do moro? E o serra e seus comprovantes de depósito?
    E a tal multa bilionária que este débil mental desse delagnol queria impor ao PT para inviabilizar com o partido?
    Porque destruir o PT e o Lula?
    R – Porque se o Lula voltasse a presidência a entrega do pré-sal não aconteceria, a embraer seria brasileira, a eletrobrás não seria do lehmann(sujeito nefasto ao extremo), a base industrial do brasil estaria consolidada através da indústria naval e aeroespacial, e o direitos dos mais necessitados não estariam sendo destruídos.
    Se o terceiro e quarto governo Lula fosse um sucesso estes VERMES cujo símbolo é um asno como bolsonaro ou um orelhudo idiota como aquele da havan estariam para sempre no local de onde nunca deveriam ter saído: o ESGOTO.
    Merecem ser TODOS fuzilados, até o rapaz da xerox.

  3. Depois de tanta miséria o Brasil apostou na idiotocracia como sistema de poder. Será muito difícil voltar a ter alguma grandeza . Pobre povo brasileiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador