Necessária a decisão do STF de barrar privatizações, por Jânio de Freitas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Carolina Antunes/PR
 
Jornal GGN – A decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), de proibir por meio de liminar que as privatizações do governo Temer sejam feitas sem a aprovação do Congresso Nacional foi uma exceção da Corte que vem sendo duramente criticada por ocupar um espaço político abandonado pelo mandatário emedebista.
 
A opinião é de Jânio de Freitas, em coluna na Folha de S. Paulo deste domingo (01). Mas em meio ao vazio do governo Temer e as posições questionáveis da Suprema Corte em meio à crise política, a decisão de Lewandowski foi “há muito necessária”.
 
“Desde o governo Fernando Henrique, não haveria melhor ocasião para exigir-se que privatizações sejam submetidas ao Congresso, como vem determinar medida do Supremo, pelo ministro Ricardo Lewandowski”, disse Jânio.
 
Explicando que “a pretendida venda da gigante Eletrobras ao gosto do governo seria, sem dúvida, a reprodução das vendas de gigantes como a Vale do Rio Doce e as telefônicas”, nas quais “o próprio Fernando Henrique deixou gravados, tal como Temer com Joesley Batista, indícios óbvios das cartas marcadas nas transações”, para Jânio, “não houve privatização que escapasse ao fracasso”.
 
No caso da Petrobras, “estão indo há mais de dois anos as sucessivas fatias, na simplória política de vendê-las para cobrir dívidas —o que qualquer camelô faria no lugar em que estavam o louvado Pedro Parente e seu conselho de administração”, completou o colunista.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LUNÁTICOS ESQUERDOPATAS-FASCISTAS NOS GOVERNAM

    Dizem querer acabar com a POBREZA,  gerando EMPREGOS, jogando fora as maiores ‘minas de ouro’ do planeta. Não é SurreaL?!! A “República de Juiz de Fora” conseguiu entregar o estado de MG à Coroa Britânica mesmo sendo donos das maiores jazidas de ouro do planeta !! Estagnaram o estado por 150 anos. Diziam que era mais pobre (MG) que a Família Matarrazzo. Sobraram as lindas cidades construídas pelos Paulistas (um museus a céu aberto) e Elite Política lacaia ao Fascista:  Tancredo Neves, Juscelino Kubscheck, Itamar Franco e outros párias. Mesmo depois do inacreditável CRIME DE LESA-PÁTRIA do medíocre FHC e Tucanistão, estamos de volta com tamanha aberração !! O Brasil é Inacreditável !!!! Continuemos com nosso ANTICAPITALISMO DE ESTADO. Quem precisa de Empregos? Quem precisa de Empresas? Quem precisa de Desenvolvimento? Quem precisa de Infraestrutura? Quem precisa de Capital? Nossos AntiCapitalistas vão nos defendendo, ganhando esta miséria de uns 36 mil reais por mês mais todos “por fora”. Mas isto é Salário de Fome, de Trabalho Escravo não é mesmo Dona Luislinda Valois. Como lutar contra este vil Capital ganhando tamangha miséria !!!! Temos que vender mais um pedaço do nosso Futuro e da nossa Soberania para mantermos nosso “Messias do AntiCapitalismo Esquerdopata”. O Brasil é de muito fácil explicação.      

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador