Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Para onde vai o governo?, por Aldo Fornazieri

Lula Marques – Agência Brasil

Para onde vai o governo?, por Aldo Fornazieri

O ano de 2024 terminou politicamente mal no Brasil e para o governo e o de 2025 não começou bem. A perda da capacidade do governo de coordenar as expectativas futuras dos agentes econômicos em meio a uma série de impasses não resolvidos constituiu o ambiente nebuloso do final do ano passado. O início de uma reforma ministerial sem que o governo consiga dizer o que quer e para onde quer conduzir o país marca esse início de ano novo.

Para quem olha o Planalto de longe e da planície, o governo parece cansado, gerido por políticos cansados e que provoca cansaço até mesmo em setores sociais significativos que o apoiam. Todos sabem que o governo tem limites reais, tanto por conta de um Congresso conservador e sem pudor, quanto pela composição de uma base de sustentação que negocia apoios ponto a ponto e que não tem engajamento efetivo na defesa pública das ações governamentais. A rigor, sequer os partidos de centro-esquerda têm esse engajamento.

A imagem que o governo passa é a de que não há um comando político e um rumo claro que indique para onde o governo quer ir, qual seu rumo. A sociedade não consegue identificar qual a direção e sentido do governo. Uma coisa é ter consciência realista dos limites e das dificuldades por conta da correlação de forças e de outros problemas. Outra coisa é acomodar-se às dificuldades, abdicar de dirigir, submergindo a uma dolorosa e agônica passividade, tanto na tarefa de imprimir sentido político, quanto na necessária tarefa de combater os inimigos. Esta é a raiz da sensação de cansaço.  

Com 39 ministérios e sem um estado maior dirigente, o arranjo interno do governo é uma confusão fragmentária que se movimenta sem coordenação. Sejamos francos: Lula não consegue gerir pessoalmente um arranjo dessa natureza. Rui Costa, com funções delegadas e limitadas, tampouco consegue imprimir um sentido de conjunto aos seus pares. Cada um gere seu feudo de forma isolada, mas autolimita suas iniciativas temendo ter que voltar atrás por reprimendas e reprovações do chefe.

Dessa forma, sem um estado maior dirigente, Lula optou por um significativo isolamento dentro do próprio governo. Paga um preço por isso: profere discursos sem medir os riscos políticos provocando efeitos contrários a aquilo que ele deseja. Também toma decisões que terminam prejudicando objetivos do governo. Se Sidônio Palmeira, novo chefe da Secom, terá tino e autoridade para reverter essa fabricação de negatividades é uma coisa a ser vista. Lula terá que ser colaborativo para essa reversão: sair do isolamento, deixar de ouvir quem ouve e saber que o que está em risco é a eleição de 2026.

 Mesmo assim, isoladamente, alguns ministérios conseguem implementar políticas públicas importantes e necessárias e bons programas. Mas na medida em que o governo se move sem um senso de conjunto e sem um comando, essas políticas parecem mercadorias de uma loja decadente que ficam escondidas nos fundos, perdidas em prateleiras abandonadas.

A consequência de tudo isso é que o governo não sai do lugar: as pesquisas de opinião mostram que há uma tripartição equivalente entre aqueles que avaliam bem o governo, aqueles que o julgam regular e aqueles que o rejeitam como ruim ou péssimo. Chegar a 2026 com esse quadro avaliativo é algo temerário. 

Com a reforma ministerial Lula, certamente, procurará resolver problemas pontuais urgentes, tais como: melhorar a comunicação, superar entraves da articulação política, configurar o ministério atendendo os resultados das eleições municipais e começar a construir uma estratégia para 2026.

Mas se a reforma se limitar a essas soluções pontuais será insuficiente. Ela precisa resolver alguns problemas centrais: 1) dar visibilidade a um programa de governo que articule um projeto de país, imprimindo direção e sentido à atividade governamental; 2) na economia, recuperar a capacidade de coordenar as expectativas dos agentes econômicos; 3) na política, instituir um comando interno (estado maior) no governo que coordene tanto as ações governamentais de conjunto, quanto a base de sustentação no Congresso.

Governar significa resolver os principais problemas do país e inovar. O espantoso é que os problemas vêm governando o governo. Passividade e falta de rumo são as consequências da escolha desse modo de proceder, resultando uma posição defensiva tanto na esfera política, quanto na econômica. Os partidos de esquerda ou centro-esquerda também se aninharam nesse modo de proceder. Abdicaram de mobilizações e de enfrentamento mais incisivo das expressões extremistas e fascistas do bolsonarismo.

A palidez dos atos e manifestações contra da tentativa do golpe de 8 de janeiro são fruto dessa mentalidade passiva e defensivista que impera no governo e nos partidos de esquerda. Os partidos simplesmente desertaram de organizar manifestações contra o golpismo. Os eventos organizados pelo governo foram tímidos e protocolares, sem sociedade civil e sem povo. Agregaram apenas a aristocracia política e funcional de Brasília. A impressão que foi passada é a de que todos querem esquecer o que aconteceu e que a nova normalidade da política não comporta confrontos e embates com quem quer que seja.

A imagem que prevaleceu não foi a do relógio do Império recuperado ou do restauro de “As Mulatas”, de Di Cavalcanti e de uma democracia forte e pujante. A impressão que ficou é a de que a democracia continua vandalizada, que a Constituição continua estilhaçada por tiros e que o Estado de Direito está a mercê dos solavancos e vendavais trazidos pelas contingências políticas ou pela vontade enlouquecida de militares aloprados.

O governo precisa prestar atenção ao que acontece com a opinião pública. Mesmo com a crescimento da economia e com o alto nível de emprego, a sensação que as pessoas têm é a de que a vida está difícil. As incertezas e o medo do amanhã predominam nos sentimentos das pessoas. O percentual de famílias endividadas é de 77%. No ano passado o endividamento cresceu entre as famílias em geral e nos segmentos mais pobres em particular. A inflação de alimentos atinge principalmente as camadas menos favorecidas.

A missão do governo nesse início de ano consiste em desfazer esse mal-estar político que contamina diversos setores sociais por diferentes motivos. O governo precisa mostrar-se com uma face enérgica, proativa e com rumo. Não pode ser um governo dos varejos políticos. Precisa ser o governo de projeto, de rumo e de estratégia. Precisa persuadir e convencer pelo seu conteúdo e pelas suas ações. Se não for por esse caminho, corre sérios riscos de perder a capacidade de atração de forças sociais e políticas na caminhada que leva a 2026.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política e autor de Liderança e Poder.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bela análise. Por cima, o que falta ao governo Lula é um plano de ação e melhor comunicação com o povo menos instruído. As aparições de Lula, raras e consentidas pela mídia, são fracas e nada dizem ao povaréu. Dos ministros ainda é pior. Política é conversa entre lideranças e conquista dos corações e mentes do povo. Falar “economês” com o povaréu é jogar conversa fora.

  2. E o que difere realmente esquerda e direita no Brasil além de se preocuparem eleitoralmente em ganharem eleições e terem cargos ou tetas?

    Mudam apenas discurso para os gados de cada lado mas na prática e ação agem iguais quando no governo com PT e Lula aliados a direita e agora até extrema direita sem mudar estruturalmente nada ou governam como direita e só fazem discurso de esquerda para os gados..

    São oportunistas, clientelistas, fisiológicos e eleitoreiros como velha direta canalha e corrupta?

    Nenhum partido sequer de esquerda tem projeto claro de defesa da democracia de fato, e sequer em defesa do Estado de Direito e Laico, tema da maior gravidade nas últimas décadas com igrejas virando partidos e invadindo a vida pública e o Estado e querendo tomarem o poder e voltarmos para idade média ou virarmos oriente médio fascista e nazista.

    E o que Lula e PT fizeram até agora?

    Lula reconheceu Estado do Vaticano algo não feito desde o império devido tradição positivista e Laica no Brasil ajudando a afundar mais ainda o Brasil nas trevas do fundamentalismo fascista e nazista medievais.

    Afora Lula aprovar também a suposta marcha militar fascista para o jesus fake dos imperadores enganando as massas como gado. Vamos postar link das pesquisas a respeito do suposto deus único porrete e jesus fake dos imperadores. Lula não parece ter visão de estadista coisa alguma e mero oportunista, clientelista e fisiologico como direita.

    Agora já falam num braço do PT evangélico mas PT nasceu no ABC em comunidades eclesiais de base ou na igreja católica e Lula age como igreja passando a mão na cabeça de todos como coitadinhos e vítimas inocentes, sem responsabilizar cidadão algum, fazendo também caridade com o chapéu alheio…

    Este discurso do Lula e do PT apelando para religião é conservador e reacionário e não tem nada de democratico e muito menos de revolucionário e libertário.

    E sempre usando os cofres públicos para comprar votos como velha direita corrupta e canalha que ao menos davam botinas, material de construção, dentaduras, etc., mas Lula e PT usam mesmo a grana pública…

    Fisiologismo sem tamanho e completa falta de visão de estadista afundando ainda mais nação e democracia ou sem enfrentar as causas do fascismo que são religiosos conservadores e reacionários, manipulados pela estrutura de poder global do capitalismo e velho coronélismo ou elites desde o golpe militar da suposta república…

    Chega até a ser ridículo que no Brasil atual simplesmente defender a democracia seja considerado de esquerda quando todos os partidos deveriam ter projeto claro em defesa da democracia que seria defender os interesses ou direitos da maioria dos cidadãos na sociedade e mais nada…

    Direita e extrema direita claramente governa para ricos ou meia dúzia enquanto esquerda tenta pisar no freio das tais reformas neoliberais sem sucesso até agora e nem mesmo Lula e PT reverteram nada até agora, desde as privatizações selvagens de FHC, até as piores ainda após golpe contra Dilma, desde Temer e os Bolsonoaros, Guedes e BC.

    Elites conseguiram enfiar uma cunha na constituição de 88 para impedir que governos de esquerda governassem a favor do povo de fato, colocando claúsula embutida de um parlamentarismo às avessas, ou invertido, subvertido, subversivo, onde apenas parlamento ou congresso, com centrão já agindo como primeiro ministro, até com sigilo de cem anos e orçamento secreto, pudesse derrubar presidentes eleitos com milhões de votos acima do Congresso inteiro…

    Agem assim devido elites tolerarem e mais nada…

    Mas sem a contrapartida do parlamentarismo de permitir que o presidente também possa dissolver o parlamento em caso de crise e convocar eleições antecipadas.

    Isto é a cunha da grave crise institucional do Brasil subvertendo a democracia e afetando interesses da nação e democracia.

    E começaram a usar a clausula do golpe contra Collor com apoio do PT e Lula ou da esquerda, apenas devido Collor, após fracasso do Plano Collor da Zélia, ter assumindo o Cieps do Brizola a nível nacional, e apoiaria Brizola na próxima eleição, devido seu avô ter sido ministro de Getúlio e ter até assinado a CLT, mas isto desagradou mercado e elites e o patrão Globo que fabricou o moleque Collor…

    PT e Lula e esquerda aliararm-se as elites e Globo para derrubar Collor no meio do mandato e agora derrubaram também Dilma no meio do mandato…

    Outra vacilada do PT e Lula desde a outra vez foi não ter regulado uma mídia democrática e pública de fato como BBC em Londres mas não apenas com os cinco canais dela, mas também canal para cada área acadêmica das ciências, história, filosofia, física quântica, etc., e além disto também um canal de televisão para cada área de especialidade da medicina, inclusive psicologia, psicanalise, psiquiatria, etc.,

    O que mais falta no Brasil é uma guerra de informações massivas das ciências, história, filosofia, etc., para informar o povo alienado pelas religiões e as enganações e fakenews de sempre nas igrejas todas ludibriando o povo enquanto servem os poderosos e exploradores de sempre ou mercadores do templo dos homens.

    Reforma com midia pública de fato mesmo mantendo o lixo atual das tvs abertas, para deter e acabar com picaretagem das igrejas terem virado partido e invadindo a vida pública e o Estado sem reação alguma até agora, nas rádios, televisões, jornais, metros, ônibus, trens, canteiros centrais das avenidas, portas do comércio em geral ou até das padarias, e até as portas dos cidadãos na sociedade parecendo as brigadas nazistas e com fins eleitoreiros para tomarem o poder de forma fascista.

    E sequer partidos de esquerda percebem e combatem isto? Esquerdas nunca estiveram presentes entre povo mas igrejas evangélicas como partido único estão presentes em cada esquina ou garagem das periferias, vilas, bairros e cidades…

    Esquerdas somente aparecem pelo horário eleitoral e depois somem…Tem que acabar com verba pública e privada para eleição e até com horário eleitoral começado na ditadura militar inclusive, com a Lei Falcão.

    Estes partidos e políticos aparecem de longe ao povo, somente nas vesperações das eleições, vendendo-se como sabonete ou usando marketing barato ou esperto ou picareta e oportunista e mercenário, enganando o povo sempre. Depois de eleitos somem e dão bananas ao povo e democracia e quase sempre legislam em causa própria ou para quem pagar mais como mercenários…

    Tudo isto afundou nação e democracia.

    Eleitor tem que votar em nomes conhecidos no seu distrito da vila, bairro, cidade e Estado, e mais nada, sem as tretas do horário eleitoral, e verbas públicas e privadas, vendendo-se para quem pagar mais ou tem legislado em causa própria quase sempre e para quem pagar mais ou são mercenários e isto gera revolta do povo…

    Mas povo que critica políticos e partidos corruptos não tem noção de que ele mesmo elegeu estes canalhas e corruptos e não algum ET ou Deus.

    Velho costume cultural das religiões de se acharem santos e lindos e fofos e capetas somente os outros…

    E velho costume religiosos das maiorias também de acharem, ainda em pleno século XXI, que de fato compram passagéns para o céu ao pagarem dízimos nas igrejas, tentando corromperem até Deus, e que estaria garantindo o suposto ceú como petisco para depois da morte, fugindo das escolas, ou das ciências, história, filosofia e democracia, e virando vagabundos mentais…

    A quantidade de picaretas e oportunistas no Brasil deve ser a maior no planeta mas em contrapartida também a enorme quantidade de otários ganharia um troféu global todos os anos…

    O que ajuda a entender deturpação da democracia real seria resgatar o cristianismo primitivo e o Jesus real do grupo de Maria Madalena e Tomé como revelamos no link das pesquisas, e agora perceber a diferença entre a educação heterônoma com a educação autônoma dos espiritualistas racionais da França…

    Religiões ou ideologias usam até hoje a velha educação heterõnoma imposta de cima para baixo e de fora para dentro, formando gados, pelos vaticanos e doutores da lei, ou coronéis ou papas, violando livre arbítrio ou o Deus real interno e democracia, ciências, etc., com castigos e recompensas, e petiscos para depois da morte ou aqui e agora, condicionando seres humanos como animais há séculos ou milênios…

    Tem sido mais fácil enganar seres humanos do que animais que se não receberem o petisco aqui e agora se rebelam e elefante pode sair derrubando tudo, desde a lona do circo e o tratador e a arquibancada do circo, e o cachorro pode roscar ou morder ou ir deitar num canto e nem dar mais bola para o treinador ou tratador…

    Enquanto na revolucinária e libertaria e democratica de fato educação autõnoma dos espiritualistas racionais da França, de dentro para fora, com ciências, história, filosofia, e hoje física quântica, meditações, etc., ensinando inclusive a reencarnação, etc., mas sem a religião do kardec e seu vaticano de católico reformado, começando revolução na França até golpe das elites com ajuda de invasão da Alemanha…

    Chega a ser impressionante como ocultaram ou deletaram tanto Maria Madalena e Tómé quanto mesmo a educação autônoma desde a França, e quem faria isto senão as religiões todas, elites ou classes dominantes, militares, governos, etc., o que seria esperado mas como até até áreas acadêmicas, jornalistas, intelectuais, escritores, artistas, esquerdas, sindicalistas, etc., ajudaram a ocultar este aspecto revolucináro de fato a favor da democracia?

    E todos foram até agora conservadores e reacionários e ajudaram a gerar este quadro atual do fascismo e nazismo da extrema direita feudal e medieval…

    A estrutura de poder global do capitalismo controla tudo, faculdades ou universidades, imprensa, jornalistas, escritores, intelectuais, artistas, religiões ou ideologias todas pouco importa se de direita, esquerda, etc.,

    Acabam todos como macacos de auditório.

    Inverteram ou subverteram os valores…Falam muito em democracia mas querem apenas o trono e usam educação heterõnoma para isto formando gados sem libertar os cidadãos de fato dos cabrestos infames das ideologias religiosas, políticas e econõmicas…

    O que existe até hoje são democracias burguesas do engana bobo ou do faz de conta…E até esquerdas sustentam este circo…

    Foi mais fácil naquela época perceberem e denunciarem e combaterem para o fim das correntes da escravidão formal dos negros do que hoje perceberem e denunciarem e combaterem para o fim das correntes da escravidão mental das religiões ou ideologias todas gerando os males do mundo ainda sobretudo entre maiorias religiosas já nos quintos dos infernos…

    Todos estão presos ou nas ideologias religiosas, e políticas e econômicas mas mesmo áreas acadêmicas, intelectuais, escritores, jornalistas, artistas, esquerdas, sindicalistas, etc., continuam presos no velho paradigma materialista da física clássica newtoniana tratando tudo ainda como particula e matéria, algo desbancado pela física quântica faz tempo…

    Isto ou este circo conservador e reacionário sustenta exploração capitalista global…

    Tudo isto, este conservadorismo, sustenta na realidade exploração do capitalismo e das religiões ou ídeologias ou dos coronéis ou papas para todos os lados…

    São todos reacionários e conservadores inclusive ciencias comuns, parecendo a igreja na idade média não aceitando que a Terra era redonda e girava em torno do Sol e a lei da gravidade.

    Estrutura de poder global do capitalismo, religiões, áreas acadêmicas, e mesmo esquerda e direita são reacionários e conservadores, ao manterem a física clássica ainda devido negócios e privilégios de alguns poucos coronéis ou papas, vaticanos e doutores da lei e seus tronos, reinos, castas, feudos, etc.,

    Recusam-se a aceitarem ou virarem o disco para o novo paradigma da física quântica e mecânica quântica de que sequer existe matéria e partícula mas apenas energia condensada em baixa frequência…

    Este velho mundo esta prestes a desabar em hecatombe global pior do que queda da URSS, Leste Europeu e do Muro de Berlim, numa crise global do capitalismo e das ideologias todas conservadores e reacionárias, impedindo mudanças rumo a democracia real.

    Agora com extrema direita fica até mais claro que recuam para o feudalismo medieval explorando maiorias religiosas ignorando ciências, história, filosofia e democracia sem exercerem o pleno livre arbítrio ou o Deus real interno.

    É a mesma energia do negacionismo, teorias da conspiração, insanidade, irracionalidade, e fakenews, etc., alimentando o ódio de massas como gado repetindo a Alemanha nazista e o fascismo sem diferença alguma na prática e ação e no ódio insano…

    Tudo isto confunde o povo afora lavagem cerebral da imprensa, das mídias e redes sociais e das religiões todas…E o consumismo capitalista com suas plataformas digitais e algorítimos ou semiocapitalismo como aborda o filosofo da USP Paulo Guirardelli.

    Capitalismo financeiro controla cidadãos com dividas dos cartões de crédito e dos bancos, e controlam governos com juros elevados do títulos das dívidas publicas internas e extermas…Os novos reis mas agora ocultos como acionistas majoritários das corporações transnacionais acima dos Estados, nações e democracias repetindo o feudalismo medieval ainda…

    Vendem o sonho de democracia mas enganam para todos os lados e sequer partidos de esquerda refletem as bases de baixo para cima de fato e todos tem coronéis ou papas controlando e impondo tudo de cima para baixo desde os diretórios nacionais, até os estaduais e municipais e estão distantes das vilas, bairros, periferias, cidades e Estados…Até partidos de esquerda usam a velha educação heterônoma…

    Ai fica fácil igrejas virarem partidos e tomarem o poder em novo nazismo ou fascismo a serviço das elites ou do capitalismo canibal explorador de sempre…

    Índios tinham mais democracia e liberdade efetivas antes da chegada dos colonizadores europeus, brancos, fofos e lindos, como raça pura, superior ou eleita, e suas bíblias, armas e ideologias explorando tudo e todos até hoje…

    No grupo de Maria Madalena e Tomé tinham mais democracia e liberdade do que temos hoje.

    Pelo visto de fato a besta ou anticristo são as 3 ideologias, religiosas, politicas e econômicas, gerando males do mundo e explorando massas como gado até hoje em toda a história humana e nunca houve algum reino da paz, da luz, do bem, do amor, da justiça social, da fraternidade, solidariedade, etc.,

    Conquanto cinicamente usam tudo isto para enganar as massas ou vender petiscos para depois da morte ou aqui e agora, mas querem mesmo tronos, castas, cleros, feudos, impérios, e as massas continuam fora dos castelos medievais até os dias atuais devido basicamente os cabrestos das religiões ou ideologias conservadoras e reacionárias.

    A diferença entre educação heterônoma x educação autõnoma explica tudo agora além da física quântica e com resgate dos cristãos primitivos de Maria Madalena e Tomé e do Jesus real e histórico distante deste jesus fake dos imperadores.

    Religiões desde o templo judaíco agem iguais na mesma prática e ação como partido único, e Stalin sequer foi original, e como nazistas nisto de raça pura, superior ou eleita, e isto alimenta o fascismo e nazismo e impede democracia e liberdade efetiva e alimenta o engana bobo das massas como gado. Nem Hitler foi original nisto do nazismo.

    Os belezas de cada tribo religiosa ou da empresa ou partido ou familia sobem para o céu ou merecem os petiscos para aqui e agora e para depois da morte e o resto são capetas e vão para os quintos dos infernos, a PQP, fornos crematórios, câmaras de gas, fogueiras, cruxificação, favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção deslavada, ou os quintos dos infernos aqui e agora…

    Deve ser cinismo do capetão ou da capetada humana ainda no cérebro reptiliano deste lado e do outro.

    Não falta capetas neste mundo gerando os males ou exploração e selvageria e barbarie…

    Mas cinicamente vendem-se como santos…

  3. Prezado Missivista, lembro que esse governo foi eleito através de uma frente ampla, logo tudo que o governo faz ou pensa em fazer tem que se ajoelhar! Isso deveria também deveria estar em suas análises. Abração

  4. Resolvemos postar comentários do site Outras Palavras neste texto do 247 e GGN sobre cenários do Brasil e esquerda, pois completa cenário global no outro:

    Comentando matéria do site Outras Palavras com o título “Como nasceu e germinou a civilização patriarcal? Linkado ao final. Li atentamente hoje do começo ao fim, mesmo demorando e creio faltou apontar o dedo nas ferida maior de tudo isto. Percebo agora após pesquisas e devo ter postado já link da relação das pesquisas outro dia quando vi pela primeira vez este texto, pois agora não entrou, que ditadura global do capitalismo baseia-se primeiro nas 3 ideologias, as religiosas brotadas no oriente médio desde o templo judaico mas cujas práticas foram copiadas de um lado pelo Maomé nas ditaduras islãmicas até hoje, parados no tempo ou ainda na idade média sem terem chegado na renascença, iluminismo e revolução francesa, degolando cabeças até de rei e rainha, e não degolaram do papa devido morar em Roma ou distante, e separando a igreja do Estado, e começando democracias burguesas do ocidente com as tais correlações de forças mas do engana bobo ou parciais ou do faz de conta como vemos até hoje no Brasil e no mundo.

    E de outro lado, na Europa, imperadores romanos copiaram as práticas do templo fabricando este suposto cristianismo mas romano, distante do Jesus real e histórico, como instrumento de poder político ou ideológico, economico e militar, formando gados ou tropas para se consolidar no império e garantir e conquistas territórios…Tais práticas continuaram com os papas nos mil anos da idade média, e depois com os reis católicos ou protestantes, e tais práticas foram também copiadas por Stalin, Hitler e ditadura capitalista…

    Usam até hoje o suposto deus único porrete ou espada e jesus fake dos imperadores como partido único ou nazismo nisto de raça pura, superior ou eleita que começou com templo judaíco e as demais religiões copiaram como tentaremos ilustrar até o final deste texto.

    Hoje fica claro que Stalin nem foi original quanto a partido único pois templo judaíco começou isto e todas as religiões repetem um partido único voltado ao poder, interesses econômicos, políticos e militares, como vemos no Brasil atual nas últimas décadas com igrejas evangélicas virando partidos e voltados a um projeto de tomada do poder e invadindo a vida pública e o Estado claramente sem que sociedade, áreas acadêmicas, intelectuais, escritores, jornalistas, e até esquerdas, etc. tenham acordado em tempo antes que esfarelem nação e democracia e voltemos para idade média, viremos oriente médio ou repetem Alemanha nazista.

    Se as ideologias religiosas começaram no oriente médio e se espalharam mesmo com rótulos diferentes, mas com as mesmas práticas e ações sempre com vaticanos e doutores da lei, coronéis ou papas, impondo tudo de cima para baixo, e de fora para dentro, num processo centralizador e autoritário dos partidos únicos, violando livre arbítrio, democracia, ciências ou o Deus real interno, etc., formando gados, ou transformando as massas de cidadãos em meros gados e serem explorados e pisoteados, em toda a história humana inclusive, sempre usando a velha educação heterõnoma, com castigos e recompensas, e petiscos para depois da morte ou aqui e agora, condicionando seres humanos como animais ou gados, para reinarem e terem tetas, castas, cleros, reinos, feudos, etc. ….

    Restando aos cidadãos somente carregarem andores e rezarem pelas cartilhas dos doutores da lei dos templos ou dos coronéis ou papas até hoje na história humana em todas as ideologias, ao menos dos povos que brotaram nesta civilização desde o oriente médio e os colonizadores europeus e a suposta “civilização ocidental cristã” explorando todos até hoje desde que chegaram nas américas com suas armas, bíblias e ideologias, acabando com o que índios ainda tinham de mais democracia e liberdade…

    Com este centralismo imperial dos colonizadores europeus até hoje que vem desde os imperadores romanos e do templo judaíco no oriente médio…

    Pode-se dizer que as ideologias políticas brotaram ou começaram também no ocidente após revolução francesa, transformando-se também num instrumento de dominação politica e econômica dos impérios ou reinos desde então, mas com as mesmas práticas e ações também do templo judaíco, dos imperadores, papas e reis, com coronéis ou papas em lugar dos vaticanos e doutores da lei e educação heterônoma formando gados do mesmo modo…

    Pode-se dizer ainda que as ideologias economicas brotaram a partir da bíblia fundamentalista de Adam Smith, “A Riqueza das Nações”, na Inglaterra, algo mais recente na história do chamado “ocidente civilizado e cristão” resultando na ditadura do capitalismo global atual e o neoliberalismo canibal, com as mesmas práticas e ações das religiões desde o templo judaíco, imperadores, Maomé, Papas, reis protestantes e católicos, etc. ou com vaticanos e doutores da lei, coronéis ou papas, também formando gados para serem explorados, também com a velha educação heterônoma…

    As práticas e ações de todas as ideologias religiosas, politicas e economicas sempre foram as mesmas, com vaticanos e doutores da lei ou coronéis ou papas, e educação heterõnoma formando gados e condicionando massas como animais para reinarem e viverem as custas das massas como gado…

    Como dissemos acima índios nas Américas tinham mais democracia e liberdade do que temos hoje, antes da chegada dos colonizadores europeus, brancos, com suas bíblias, ideologias e armas explorando todos até os dias atuais…

    Mas povos dizimados na Europa pelos imperadores também tinham mais democracia e liberdade, como os druidas, gauleses, celtas, etc. e até os Cataros na França dizimados pelos Papas.

    Percebe-se desde o império romano tentativa de unificar império ou gados numa mesma ideologia deste partido único do suposto cristianismo mas romano com as mesmas práticas do templo judaíco naquela época do Jesus real diferente deste fake dos imperadores como detalhamos no link das pesquisas e isto só foi ampliando com as ideologias políticas e pior ainda com as econômicas resultando na ditadura global do capitalismo, ideologia brotada no “ocidente civilizado e cristão”.

    Sufocaram ou liquidaram ou dizimaram muitos povos e culturas mais democraticas ou com mais fraternidade e solidariedade, paz, amor, etc. e cada vez mais foi afuninando na ditadura atual ameaçando planeta e humanidade, meio ambiente ou florestas, animais, plantas, flores, nascentes, córregos, rios, etc.

    Pode-se dizer ironicamente e para parodiar religiosos que temem tanto isto que a besta ou anticristo são as 3 ideologias, as religiosas, as políticas e as econômicas devorando a humanidade e o planeta até este momento e ameaçando a vida no planeta.

    Ou pode-se ainda dizer também ironizando religiosos que o capetão toma conta do planeta e humanidade ao menos neste ocidente e oriente médio quanto as ideologias religiosas, mas no mundo inteiro quanto as ideologias políticas e econômicas todas com as mesmas práticas e ações ou educação heterônoma das religiões todas e seus coronéis ou papas ou vaticanos e doutores da lei, feudos, castas, cleros, feudos, reinos, impérios, etc.,

    O capetão tomou conta da humanidade e do planeta mas capetada humana ainda no cérebro reptiliano animal demarcando território e formando tribos ou gados, nas famílias, igrejas, partidos, governos, empresas, etc. Nas pesquisas detalhamos melhor este cenário terrivel que ameaça a humanidade e o planeta…

    Vamos divulgar aqui apenas o título pois com link tem sites que deletam ou censuram: “Jornalistas de proveta? Queda das religiões e dos reis ocultos do capitalismo como foi da URSS e Muro de Berlim? Asia melhor que ocidente.”

    De certa forma bate com este texto embora aqui vago ou sobre o muro e apenas palpitando sem definição clara do que acontece de fato, mas prevemos hecatombe global tanto do império do capitalismo ou das ideologias todas sobretudo religiosas, e políticas, e também do velho paradigma materialista newtoniano da física clássica tratando tudo ainda como partícula ou matéria, como nova queda da URSS, do Leste Europeu e do Muro de Berlim, mas com impacto ainda maior pois global.

    É aproxima-se a ruptura além deste reino das ideologias ainda, mas também ruptura com o velho paradigma materialista newtoniano, da física clássica newtoniana, ainda tratando tudo como apenas partícula e matéria que sequer existe como aborda faz tempo física quântica e mecânica quântica, no sentido de que somente existe de fato energia condensada em baixa frequência.

    Mas os urubus ou falcões no poder do reino global estão desesperados e tentarão de tudo para continuarem reinando na velha ordem atual das ideologias e da física clássica ignorando implicações maiores da mecânica quântica e física quântica mas o trem mais cedo ou tarde vai desgovernar-se e descarrilhar e ficarão totalmente perdidos e sem rumo ou serão engolidos pelos acontecimentos.

    Este regime de poder global das ideologias e do capitalismo e das áreas acadêmicas controladas pelo capitalismo e presas na física clássica ainda ocultam das massas até agora, ou dos cidadãos, não apenas implicações maiores da física quântica e mecânica quântica…

    Mas ocultam como eram as coisas de fato com o Jesus real e histórico no grupo de Maria Madalena e Tomé que também tinha mais democracia e liberdade do que temos hoje e tiveram que fugir para o Egito e depois França depois da morte de Jesus.

    Não tinham chefes ou hierarquia que são os vaticanos e doutores da lei das religiões todas violando livre arbítrio, democracia e ciências ou o Deus real interno, a centelha divina, e viviam somente em grupos fraternos repeitando-se todos e quem sabia mais, lembrando como viviam os índios também antes da chegada dos capetas colonizadores brancos e suas bíblias, ideologias e armas…

    Não vendiam salvações coletivas ou de baciada, dogmas e verdades absolutas que todas as religiões com templos dos homens, vaticanos e doutores da lei vendem, na picaretagem humana de sempre, vendendo inclusive passagéns para o céu, tentando corromperem até Deus, pois sabiam, já que sequer tinham chefes ou hierarquia, que os caminhos para a evolução eram individuais e conforme o esforço e mérito de cada um.

    E eram cidadãos livre pensadores, e podiam questionar, pesquisar, filosofar, meditar e buscar o auto conhecimento o que deveria fazer parte da democracia e liberdade com ciências, história e filosofia, e do livre arbítrio do Deus real interno, mas todas as religiões ou ideologias impedem ao colocarem cabrestos ou coleiras em cada cidadão e amarrando ele nos currais ou estábulos das igrejas ou templos dos doutores homens deste mundo vivenco as custas dos outros ou das massas como gado.

    Percebem que existe alguma semelhança direta ou indireta de alguma forma com o tipo de vida dos Cátaros na França, Druidas, Gauleses, Celtas, com estes cristãos primitivos direto com o Jesus real no grupo de Maria Madalena e Tomé, todos dizimamos ou deletados ou ocultados até hoje, até com os índios nas Américas também dizimados pelo colonizadores europeus brancos e “civilizados”….Continuando de certa forma a política dos imperadores romanos até hoje na ditadura global do capitalismo e das ideologias religiosas, politicas, etc.,

    Além de terem ocultado até hoje os cristãos primitivos deste grupo de Maria Madalena e Tomé, e valores das culturas dizimadas, subjulgadas, soterradas, ignoradas, também ocultam a educação autônoma dos espiritualistas racionais da França, de dentro para fora ou democrática de fato, libertadora, revolucionária mesmo, com ciências, história, filosofia, e hoje também a física quântica, meditações, etc., e ensinavam até a reencarnação, etc., mas sem religião ou o igrejismo deste vaticano espirita como católicos reformados em tudo variando apenas o jesus fake deus dos imperadores na católica e evangélica para o jesus fake governador do planeta mas dando na mesma no sentido de ser pistolão, quebra galho ou jeitinho de Deus que os templos dos homens picaretas vendem até hoje.

    Se Deus respeita livre arbítrio e jamais violou também nunca mandou jagunços ou pistoleiros para violar, quebrar o galho, dar jeitinho ou na maciota, como profetas, messias, apóstolos, santos, papas, pastores, padres, mães ou pais de santo, gurus, mestres, dirigentes, oradores e escritores espiritas, ou a enorme picaretagem humana rolando até hoje desde o velho testamento ou da bíblia inteira…

    E usam até hoje a velha educação heterõnoma com castigos e recompensas, chantagens, ameaças manipulações, tapeações, enganações, sacanagens, etc. e percebemos agora que as fakenews nem começaram agora mas desde aqueles templos do velho e do novo testamento…

    Percebemos também que se os roteiristas e escritores atuais do cinema, etc., esbanjam tremenda imaginação fértil, o mesmo acontecia com os roteiristas ou escritores da bíblia inteira naquela época…Se parece hoje imaginação fértil figuras como Homem Aranha, Super Homem, Mulher Maravilha, Incrivel Hunk, etc., vemos que na bíblia a imaginação fértil fabricou também inúmeras figuras parecidas com os desenhos e filmes atuais como profetas como Super Homem, Messias, santos, mitos, supostos milagres, lendas, contos, etc.,

    No fundo sempre massas tiveram que respeitar, na verdade adorar e aceitar, devido o medo e terror, pois ficava sempre implítico que na prática o deus porrete ou espada dos soberanos de sempre, desde os do templo, imperadores, reis, etc., podiam sim matar ou dizimar ou vingar-se dos que se rebelassem punindo severamente…

    Nos tempos dos imperadores usavam o deus porrete espada e lança, depois com papas e reis já usavam canhões e fuzis, e agora vemos no oriente médio a disputa final entre o deus porrete, pintão, etc., dos judeus e do outro lado do deus porrete e pintão também dos islâmicos, mas agora usam foguetes, misséis e bombas de última geração…

    No fundo tudo é mera disputa de poder e negócios, reinos, impérios, tronos, castas, cleros, feudos, ou mera questão geopolítica e econômica e militar…

    O suposto reino de Deus disputado no tapa ou na bala sempre na história humana…

    Passou longe o conceito de um Deus de amor, paz, bondade, compaixão, perdão, tolerância, fraternidade, solidariedade, justiça social, democracia, ciências, história, filosofia, física quântica, meditações, etc., conquanto cinicamente religiões explorem tudo isto para ludibriar as massas como gado com contos de fadas, enquanto reinam e exploram…

    Parecendo mesmo, ironicamente e divertidamente, que os capetas das religiões ou ideologias dominam o mundo desde o velho testamento como se negativos fabricassem todas as religiões ou ideologias dominando classes dominantes e gerando todos os males do mundo, ou a exploração e selvageria e barbarie de sempre na história humana até hoje…

    Nunca houve algum reino da paz, do amor, da fraternidade, solidariedade, justiça social, compaixão, perdão, etc. Só nas fantasias das religioes para formar gados e iludir ou encantar como serpentes venenosas ou hipnotizar….

    Basta perceber curiosamente como nos países de maiorias religiosas já vivem nos quintos dos infernos e sequer deveriam temer o inferno somente para depois da morte, como vemos no Brasil com enorme exclusão social, favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção deslavada, etc. tudo isto num pais de maioria religiosa ou supostamente de “cristãos” mas deste suposto cristianismo mas romano…Imaginem de quem ou de qual lado…

    E antes costumava dizer que Brasil e terceiro mundo ou América Latina, Africa e Oriente Médio já viviam nos quintos dos infernos devido maioria religiosa mas vemos agora como até EUA parece terceiro mundo como o maior pais cristão do mundo ou de maioria religiosa também já nos quintos dos infernos razão para extrema direita prosperar lá também a partir do Steve Banon o teórico de tudo isto gerando Trump lá, e aqui Olavo e Bozo e outros filhotes pelo mundo ameaçando novo nazismo acabarem com tudo novamente ao repetirem segunda guerra…

    Esperamos ter resumido ao méximo dando ideia que talvez possa completar o que achamos faltou no texto de hoje, mostrando a ponta do iceberg do que acontece na história humana no reino das meras ideologias fundamentalistas alheias as ciências inclusive, afora presos no superado paradigma materialista newtoniano da física clássica…

    Estrutura de poder global do capitalismo contra tudo e todos, universidades devido negócios, militares, religiões, governos, parlamentos, partidos, usando não apenas religiões ou ideologias politicas e econõmicas mas também devido física clássica newtoniana ainda…

    Mas os dias estão contados…

    Este circo nem vai muito longe e vai explodir ou implodir a depender das escolhas da humanidade…

    Pode ser sem um tiro sequer como na queda da URSS mas pode ser de outra maneira…

    E com religiões sempre acabam em matança e morte ou banho de sangue…

    É pouco provável que religioes aceitem de forma pacífica desmoronar tudo como queda da URSS sem um tiro e partam para algo parecido ao que Hitler fez na segunda guerra mas ainda assim teve um fim…

    E já começaram no oriente médio e tentam no Brasil repetir idade média, oriente médio e nazismo o que certamente levara também a golpe, ditadura, tirania, guerra, guerra civil ou reação contrária como enfrentou nazistas na Europa e no mundo…

    Como nasceu e germinou a civilização patriarcal?
    Seria a dominação inata ao ser humano? Ou a “invenção” da propriedade privada a forjou? Filósofos como Hobbes e Rousseau tentaram entender as raízes patriarcais nos seis milênios de civilização. Mas, talvez, seja hora de outro olhar sobre a história da humanidade
    https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/como-nasceu-e-germinou-a-civilizacao-patriarcal/#comment-146357

  5. Resolvi postar também aqui comentários a outro texto destes dias abordando cenários da conjuntura política nacional para completar o que faltou neste texto do Outras Palavras pois tudo interligado o cenário nacional da conjuntura global…E vou até postar este comentário também nos sites onde publicaram este texto sobre cenário nacional e esquerda no momento do Brasil, o 247 e o GGN…Faltou neste texto daqui comentar que adoram no planeta hoje ou deuzinho PIB do quanto mais consumir melhor pouco se importando com o planeta e humanidade e até PT não virou o disco ainda e Lula só fala em aumentar empregos e melhorar economia sempre neste sentido de continuar o consumismo e poluição do planeta e meio ambiente e deviam estudar e copiar o modelo do Butão onde o índice que vale é medir a felicidade do povo e mais nada e não do quanto mais consumir melhor…É preciso achar outro modelo para a sociedade ou nações ou povos seguirem mudando o rumo atual do capitalismo consumistas desenfreado e sem rumo ou a caminho do nada…E neste site não tem como deletarmos o primeiro comentário que tinha erro relevante no final e deturparia inclusive o sentido da frase e continua os dois ou o posterior corrigindo isto e pedimos que deletem o primeiro comentário para evitar repetição e possível confusão caso alguém leia apenas este primeiro com erro…E se permitisse deletarmos também deletariamos os comentários alertando sobre isto…Faltou detalhar acima também que Hitler sequer foi original também e tais práticas do nazismo quanto a raça pura, superior ou eleita, etc., começaram também com o templo judaíco e foram copiadas por todas as religiões desde Maomé de um lado, e Imperadores de outro lado, continuando com os papas e reis protestantes e católicos, Stalin e Hitler, no sentido de partido único de uma tribo privilegiada ou dos belezes, santinhos e lindos e que somente os de cada tribo religiosa subirão aos céus como vacas voadoras que somente voam nos filmes, enquanto o resto são capetas e irão para os quintos dos infernos, PQP, fornos crematórios, câmaras de gás, cruxificação, fogueiras, caças as bruxas, cruzadas, inquisição, degoladas, fuziladas, masmorras, favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção deslavada, etc., enfim as massas pisoteadas e tratadas como gado sempre na história humana e excluida ou fora dos castelos medievais ainda mesmo agora em pleno século XXI…Conquanto vendam ainda discursos bonitos, fantasias, contos de fadas, ilusões, crenças, etc., Faltou completar também que religiões todas foram fabricadas pelos poderosos, chefes, líderes, reis, imperadores, doutores da lei, chefes tribais, etc., todos homens, machistas, prepotentes, autoritários, centralizadores, violentos, excluindo as mulheres mas nestes povos dizimados, ocultos, as mulheres tinham mais participação como inclusive nas tribos indígenas. Massas como gado nas religiões se submetem a tudo devido educação castradora, repressiva, autoritária e as vezes até abusiva que tiveram na infância devido influência das velhas crenças religiosas e ignorância ou falta de educação…E diante da insegurança e baixa auto estima, pânico e medo, terror mesmo, de serem rejeitados na infância, refugiam-se nos templos dos homens com figuras castradoras, repressivas e autoritárias, para se sentirem seguras como que mamando nas tetas da mamãe ou buscando o colo da mamãe ou do papai, permitindo serem governados por estas figuras autoritárias, repressivas e castradoras dos homens prepotentes dos templos das ideologias todas, razão de adorarem figuras autoritárias de qualquer espécie como também generais, coronéis, papas, padres, pastores, empresarios, imperadores, reis, sacerdotes, doutores da lei, banqueiros, fazendeiros do agro, etc., agindo como pistoleiros ou bandoleiros sem respeito a constituição, nação, república, democracia, ciências, história, filosofia, física quântica, ou de bunda para tudo e semeando as trevas e o terror e repetindo o nazismo claramente. Bom dia nesta terça 14/1.

  6. Xi postamos errado também aqui como postamos no Outras Palavras primeiro comentário com erro ao final mudando até sentido da frase e então achamos melhor postar segundo comentário corrigindo isto e lamentamos que não abram para deletarmos ou até corrigirmos comentários nestes sites todos pois assim iriamos corrigindo os erros. Eis agora o segundo comentário no site Outras Palavras corringindo palavra errada ao final: Li atentamente hoje do começo ao fim, mesmo demorando e creio faltou apontar o dedo nas ferida maior de tudo isto. Percebo agora após pesquisas e devo ter postado já link da relação das pesquisas outro dia quando vi pela primeira vez este texto, pois agora não entrou, que ditadura global do capitalismo baseia-se primeiro nas 3 ideologias, as religiosas brotadas no oriente médio desde o templo judaico mas cujas práticas foram copiadas de um lado pelo Maomé nas ditaduras islãmicas até hoje, parados no tempo ou ainda na idade média sem terem chegado na renascença, iluminismo e revolução francesa, degolando cabeças até de rei e rainha, e não degolaram do papa devido morar em Roma ou distante, e separando a igreja do Estado, e começando democracias burguesas do ocidente com as tais correlações de forças mas do engana bobo ou parciais ou do faz de conta como vemos até hoje no Brasil e no mundo.
    
    E de outro lado, na Europa, imperadores romanos copiaram as práticas do templo fabricando este suposto cristianismo mas romano, distante do Jesus real e histórico, como instrumento de poder político ou ideológico, economico e militar, formando gados ou tropas para se consolidar no império e garantir e conquistas territórios…Tais práticas continuaram com os papas nos mil anos da idade média, e depois com os reis católicos ou protestantes, e tais práticas foram também copiadas por Stalin, Hitler e ditadura capitalista…
    
    Usam até hoje o suposto deus único porrete ou espada e jesus fake dos imperadores como partido único ou nazismo nisto de raça pura, superior ou eleita que começou com templo judaíco e as demais religiões copiaram como tentaremos ilustrar até o final deste texto.
    
    Hoje fica claro que Stalin nem foi original quanto a partido único pois templo judaíco começou isto e todas as religiões repetem um partido único voltado ao poder, interesses econômicos, políticos e militares, como vemos no Brasil atual nas últimas décadas com igrejas evangélicas virando partidos e voltados a um projeto de tomada do poder e invadindo a vida pública e o Estado claramente sem que sociedade, áreas acadêmicas, intelectuais, escritores, jornalistas, e até esquerdas, etc. tenham acordado em tempo antes que esfarelem nação e democracia e voltemos para idade média, viremos oriente médio ou repetem Alemanha nazista.
    
    Se as ideologias religiosas começaram no oriente médio e se espalharam mesmo com rótulos diferentes, mas com as mesmas práticas e ações sempre com vaticanos e doutores da lei, coronéis ou papas, impondo tudo de cima para baixo, e de fora para dentro, num processo centralizador e autoritário dos partidos únicos, violando livre arbítrio, democracia, ciências ou o Deus real interno, etc., formando gados, ou transformando as massas de cidadãos em meros gados e serem explorados e pisoteados, em toda a história humana inclusive, sempre usando a velha educação heterõnoma, com castigos e recompensas, e petiscos para depois da morte ou aqui e agora, condicionando seres humanos como animais ou gados, para reinarem e terem tetas, castas, cleros, reinos, feudos, etc. ….
    
    Restando aos cidadãos somente carregarem andores e rezarem pelas cartilhas dos doutores da lei dos templos ou dos coronéis ou papas até hoje na história humana em todas as ideologias, ao menos dos povos que brotaram nesta civilização desde o oriente médio e os colonizadores europeus e a suposta “civilização ocidental cristã” explorando todos até hoje desde que chegaram nas américas com suas armas, bíblias e ideologias, acabando com o que índios ainda tinham de mais democracia e liberdade…
    
    Com este centralismo imperial dos colonizadores europeus até hoje que vem desde os imperadores romanos e do templo judaíco no oriente médio…
    
    Pode-se dizer que as ideologias políticas brotaram ou começaram também no ocidente após revolução francesa, transformando-se também num instrumento de dominação politica e econômica dos impérios ou reinos desde então, mas com as mesmas práticas e ações também do templo judaíco, dos imperadores, papas e reis, com coronéis ou papas em lugar dos vaticanos e doutores da lei e educação heterônoma formando gados do mesmo modo…
    
    Pode-se dizer ainda que as ideologias economicas brotaram a partir da bíblia fundamentalista de Adam Smith, “A Riqueza das Nações”, na Inglaterra, algo mais recente na história do chamado “ocidente civilizado e cristão” resultando na ditadura do capitalismo global atual e o neoliberalismo canibal, com as mesmas práticas e ações das religiões desde o templo judaíco, imperadores, Maomé, Papas, reis protestantes e católicos, etc. ou com vaticanos e doutores da lei, coronéis ou papas, também formando gados para serem explorados, também com a velha educação heterônoma…
    
    As práticas e ações de todas as ideologias religiosas, politicas e economicas sempre foram as mesmas, com vaticanos e doutores da lei ou coronéis ou papas, e educação heterõnoma formando gados e condicionando massas como animais para reinarem e viverem as custas das massas como gado…
    
    Como dissemos acima índios nas Américas tinham mais democracia e liberdade do que temos hoje, antes da chegada dos colonizadores europeus, brancos, com suas bíblias, ideologias e armas explorando todos até os dias atuais…
    
    Mas povos dizimados na Europa pelos imperadores também tinham mais democracia e liberdade, como os druidas, gauleses, celtas, etc. e até os Cataros na França dizimados pelos Papas.
    
    Percebe-se desde o império romano tentativa de unificar império ou gados numa mesma ideologia deste partido único do suposto cristianismo mas romano com as mesmas práticas do templo judaíco naquela época do Jesus real diferente deste fake dos imperadores como detalhamos no link das pesquisas e isto só foi ampliando com as ideologias políticas e pior ainda com as econômicas resultando na ditadura global do capitalismo, ideologia brotada no “ocidente civilizado e cristão”.
    
    Sufocaram ou liquidaram ou dizimaram muitos povos e culturas mais democraticas ou com mais fraternidade e solidariedade, paz, amor, etc. e cada vez mais foi afuninando na ditadura atual ameaçando planeta e humanidade, meio ambiente ou florestas, animais, plantas, flores, nascentes, córregos, rios, etc.
    
    Pode-se dizer ironicamente e para parodiar religiosos que temem tanto isto que a besta ou anticristo são as 3 ideologias, as religiosas, as políticas e as econômicas devorando a humanidade e o planeta até este momento e ameaçando a vida no planeta.
    
    Ou pode-se ainda dizer também ironizando religiosos que o capetão toma conta do planeta e humanidade ao menos neste ocidente e oriente médio quanto as ideologias religiosas, mas no mundo inteiro quanto as ideologias políticas e econômicas todas com as mesmas práticas e ações ou educação heterônoma das religiões todas e seus coronéis ou papas ou vaticanos e doutores da lei, feudos, castas, cleros, feudos, reinos, impérios, etc.,
    
    O capetão tomou conta da humanidade e do planeta mas capetada humana ainda no cérebro reptiliano animal demarcando território e formando tribos ou gados, nas famílias, igrejas, partidos, governos, empresas, etc. Nas pesquisas detalhamos melhor este cenário terrivel que ameaça a humanidade e o planeta…
    
    Vamos divulgar aqui apenas o título pois com link tem sites que deletam ou censuram: “Jornalistas de proveta? Queda das religiões e dos reis ocultos do capitalismo como foi da URSS e Muro de Berlim? Asia melhor que ocidente.”
    
    De certa forma bate com este texto embora aqui vago ou sobre o muro e apenas palpitando sem definição clara do que acontece de fato, mas prevemos hecatombe global tanto do império do capitalismo ou das ideologias todas sobretudo religiosas, e políticas, e também do velho paradigma materialista newtoniano da física clássica tratando tudo ainda como partícula ou matéria, como nova queda da URSS, do Leste Europeu e do Muro de Berlim, mas com impacto ainda maior pois global.
    
    É aproxima-se a ruptura além deste reino das ideologias ainda, mas também ruptura com o velho paradigma materialista newtoniano, da física clássica newtoniana, ainda tratando tudo como apenas partícula e matéria que sequer existe como aborda faz tempo física quântica e mecânica quântica, no sentido de que somente existe de fato energia condensada em baixa frequência.
    
    Mas os urubus ou falcões no poder do reino global estão desesperados e tentarão de tudo para continuarem reinando na velha ordem atual das ideologias e da física clássica ignorando implicações maiores da mecânica quântica e física quântica mas o trem mais cedo ou tarde vai desgovernar-se e descarrilhar e ficarão totalmente perdidos e sem rumo ou serão engolidos pelos acontecimentos.
    
    Este regime de poder global das ideologias e do capitalismo e das áreas acadêmicas controladas pelo capitalismo e presas na física clássica ainda ocultam das massas até agora, ou dos cidadãos, não apenas implicações maiores da física quântica e mecânica quântica…
    
    Mas ocultam como eram as coisas de fato com o Jesus real e histórico no grupo de Maria Madalena e Tomé que também tinha mais democracia e liberdade do que temos hoje e tiveram que fugir para o Egito e depois França depois da morte de Jesus.
    
    Não tinham chefes ou hierarquia que são os vaticanos e doutores da lei das religiões todas violando livre arbítrio, democracia e ciências ou o Deus real interno, a centelha divina, e viviam somente em grupos fraternos repeitando-se todos e quem sabia mais, lembrando como viviam os índios também antes da chegada dos capetas colonizadores brancos e suas bíblias, ideologias e armas…
    
    Não vendiam salvações coletivas ou de baciada, dogmas e verdades absolutas que todas as religiões com templos dos homens, vaticanos e doutores da lei vendem, na picaretagem humana de sempre, vendendo inclusive passagéns para o céu, tentando corromperem até Deus, pois sabiam, já que sequer tinham chefes ou hierarquia, que os caminhos para a evolução eram individuais e conforme o esforço e mérito de cada um.
    
    E eram cidadãos livre pensadores, e podiam questionar, pesquisar, filosofar, meditar e buscar o auto conhecimento o que deveria fazer parte da democracia e liberdade com ciências, história e filosofia, e do livre arbítrio do Deus real interno, mas todas as religiões ou ideologias impedem ao colocarem cabrestos ou coleiras em cada cidadão e amarrando ele nos currais ou estábulos das igrejas ou templos dos doutores homens deste mundo vivenco as custas dos outros ou das massas como gado.
    
    Percebem que existe alguma semelhança direta ou indireta de alguma forma com o tipo de vida dos Cátaros na França, Druidas, Gauleses, Celtas, com estes cristãos primitivos direto com o Jesus real no grupo de Maria Madalena e Tomé, todos dizimamos ou deletados ou ocultados até hoje, até com os índios nas Américas também dizimados pelo colonizadores europeus brancos e “civilizados”….Continuando de certa forma a política dos imperadores romanos até hoje na ditadura global do capitalismo e das ideologias religiosas, politicas, etc.,
    
    Além de terem ocultado até hoje os cristãos primitivos deste grupo de Maria Madalena e Tomé, e valores das culturas dizimadas, subjulgadas, soterradas, ignoradas, também ocultam a educação autônoma dos espiritualistas racionais da França, de dentro para fora ou democrática de fato, libertadora, revolucionária mesmo, com ciências, história, filosofia, e hoje também a física quântica, meditações, etc., e ensinavam até a reencarnação, etc., mas sem religião ou o igrejismo deste vaticano espirita como católicos reformados em tudo variando apenas o jesus fake deus dos imperadores na católica e evangélica para o jesus fake governador do planeta mas dando na mesma no sentido de ser pistolão, quebra galho ou jeitinho de Deus que os templos dos homens picaretas vendem até hoje.
    
    Se Deus respeita livre arbítrio e jamais violou também nunca mandou jagunços ou pistoleiros para violar, quebrar o galho, dar jeitinho ou na maciota, como profetas, messias, apóstolos, santos, papas, pastores, padres, mães ou pais de santo, gurus, mestres, dirigentes, oradores e escritores espiritas, ou a enorme picaretagem humana rolando até hoje desde o velho testamento ou da bíblia inteira…
    
    E usam até hoje a velha educação heterõnoma com castigos e recompensas, chantagens, ameaças manipulações, tapeações, enganações, sacanagens, etc. e percebemos agora que as fakenews nem começaram agora mas desde aqueles templos do velho e do novo testamento…
    
    Percebemos também que se os roteiristas e escritores atuais do cinema, etc., esbanjam tremenda imaginação fértil, o mesmo acontecia com os roteiristas ou escritores da bíblia inteira naquela época…Se parece hoje imaginação fértil figuras como Homem Aranha, Super Homem, Mulher Maravilha, Incrivel Hunk, etc., vemos que na bíblia a imaginação fértil fabricou também inúmeras figuras parecidas com os desenhos e filmes atuais como profetas como Super Homem, Messias, santos, mitos, supostos milagres, lendas, contos, etc.,
    
    No fundo sempre massas tiveram que respeitar, na verdade adorar e aceitar, devido o medo e terror, pois ficava sempre implítico que na prática o deus porrete ou espada dos soberanos de sempre, desde os do templo, imperadores, reis, etc., podiam sim matar ou dizimar ou vingar-se dos que se rebelassem punindo severamente…
    
    Nos tempos dos imperadores usavam o deus porrete espada e lança, depois com papas e reis já usavam canhões e fuzis, e agora vemos no oriente médio a disputa final entre o deus porrete, pintão, etc., dos judeus e do outro lado do deus porrete e pintão também dos islâmicos, mas agora usam foguetes, misséis e bombas de última geração…
    
    No fundo tudo é mera disputa de poder e negócios, reinos, impérios, tronos, castas, cleros, feudos, ou mera questão geopolítica e econômica e militar…
    
    O suposto reino de Deus disputado no tapa ou na bala sempre na história humana…
    
    Passou longe o conceito de um Deus de amor, paz, bondade, compaixão, perdão, tolerância, fraternidade, solidariedade, justiça social, democracia, ciências, história, filosofia, física quântica, meditações, etc., conquanto cinicamente religiões explorem tudo isto para ludibriar as massas como gado com contos de fadas, enquanto reinam e exploram…
    
    Parecendo mesmo, ironicamente e divertidamente, que os capetas das religiões ou ideologias dominam o mundo desde o velho testamento como se negativos fabricassem todas as religiões ou ideologias dominando classes dominantes e gerando todos os males do mundo, ou a exploração e selvageria e barbarie de sempre na história humana até hoje…
    
    Nunca houve algum reino da paz, do amor, da fraternidade, solidariedade, justiça social, compaixão, perdão, etc. Só nas fantasias das religioes para formar gados e iludir ou encantar como serpentes venenosas ou hipnotizar….
    
    Basta perceber curiosamente como nos países de maiorias religiosas já vivem nos quintos dos infernos e sequer deveriam temer o inferno somente para depois da morte, como vemos no Brasil com enorme exclusão social, favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção deslavada, etc. tudo isto num pais de maioria religiosa ou supostamente de “cristãos” mas deste suposto cristianismo mas romano…Imaginem de quem ou de qual lado…
    
    E antes costumava dizer que Brasil e terceiro mundo ou América Latina, Africa e Oriente Médio já viviam nos quintos dos infernos devido maioria religiosa mas vemos agora como até EUA parece terceiro mundo como o maior pais cristão do mundo ou de maioria religiosa também já nos quintos dos infernos razão para extrema direita prosperar lá também a partir do Steve Banon o teórico de tudo isto gerando Trump lá, e aqui Olavo e Bozo e outros filhotes pelo mundo ameaçando novo nazismo acabarem com tudo novamente ao repetirem segunda guerra…
    
    Esperamos ter resumido ao méximo dando ideia que talvez possa completar o que achamos faltou no texto de hoje, mostrando a ponta do iceberg do que acontece na história humana no reino das meras ideologias fundamentalistas alheias as ciências inclusive, afora presos no superado paradigma materialista newtoniano da física clássica…
    
    Estrutura de poder global do capitalismo controla tudo e todos, universidades devido negócios, militares, religiões, governos, parlamentos, partidos, usando não apenas religiões ou ideologias politicas e econõmicas mas também usando ou presos devido meros negócios ao velho paradigma materialista newtoniano…
    
    Mas os dias estão contados…
    
    Este circo nem vai muito longe e vai explodir ou implodir a depender das escolhas da humanidade…
    
    Pode ser sem um tiro sequer como na queda da URSS mas pode ser de outra maneira…
    
    E com religiões sempre acabam em matança e morte ou banho de sangue…
    
    É pouco provável que religioes aceitem de forma pacífica desmoronar tudo como queda da URSS sem um tiro e partam para algo parecido ao que Hitler fez na segunda guerra mas ainda assim teve um fim…
    
    E já começaram no oriente médio e tentam no Brasil repetir idade média, oriente médio e nazismo o que certamente levara também a golpe, ditadura, tirania, guerra, guerra civil ou reação contrária como enfrentou nazistas na Europa e no mundo…

  7. Dei olhada agora no blueskay a noite e fiquei estarrecido do governo Lula cancelar controle do pix, que seria apenas para casos de sonegação mas acho deveriam sempre terem agido também nos casos de crime organizado e lavagem de dinheiro e nem entendo como não agiram desde o começo do PIX…

    Parece BC e ministros da fazenda antes deixaram rolar no PIX, ou até criaram isto para facilitarem a farra mesmo da lavagem de dinheiro, crime organizado e sonegação…

    Pode ser que campanha contra o controle fiscal do PIX tenha sido lançada e apoiada justamente pelos setores ou envolvidos ou interessados na lavagem de dinheiro, milícias e crime organizado em geral…

    Falam no partido do PCC como bode expiatório apenas ou jogam a culpa no PCC apenas mas a lavagem de dinheiro rola geral a nível nacional e até no interior de SP envolvendo desde igrejas, pequeno comércio, agricultores, empresarios, enfim tem gente de todos os setores organizados em máfias locais e regionais, estaduais e nacionais como ouvi em recente viagem em pequena cidade do interior também metida nisto.

    Parece incomodou muita gente BC passar a vigiar o PIX quanto aos pagamentos nos casos de lavagem de dinheiro, crime organizado e milícias ou máfias aos montes para todos os lados….

    Parece o anarcocapitalismo dos bolsonaros vão conseguindo tomar o Brasil virando Rio das Pedras e boa parte do Rio já sem Estado e sem leis, e a caminho de ser novo Haiti ou regiões do Mèxico…

    Logo cada bairro e cidade vai ser dominado por chefes destas máfias ou milícias cobrando até taxa e se não pagar eliminam, pior do que o Estado convencional que demora para colocar em dívida ativa e demora mais ainda para executar mesmo nos casos de não pagamento do IPTU.

    Reclamam do Estado e querem acabar com ele privatizando e terceirizando tudo mas vão arrumar para a cabeça e depois vai ser tarde e nem vai adiantar reclamar.

    Nunca vi isto do governo recuar no caso do PIX, do plano de segurança diante da falência dos Estados na segurança pública em geral e no caso das dividas dos Estados…

    Culpa pela segurança precária faz tempo é dos governadores mas até isto jogam a culpa no Lula ou no governo federal.

    Estadão desce a lenha dizendo que tanto bolsonaristas quanto lulistas tumultuam o pais como se pregasse livrar o pais dos dois lados…Como?

    Só mesmo com militares mas já viram este filme…Fica mais dificil ainda o controle de tudo sobretudo do gasto do dinheiro público pois vira farra maior ainda e jornalistas sequer podem investigar e divulgar…

    E já vimos no esboço ou rascunho de volta dos militares no governo bolsonaro já com volta do orçamento secreto e sigilo de cem anos ou querem torrar grana pública sem darem satisfação alguma para sociedade em mamata ou farra completa…

    A coisa vai mal e governo lula isolado para todo lado, no congresso, entre governadores e assembléias, prefeitos e vereadores e não vi até hoje setor organizado algum condenar tentativa de golpe e terrorismo, nem oab, médicos, fenabam, associações comerciais, etc.

    Agora governo recua no caso do pix como que dando razão as fakenews pois de fato estava bagunça tremenda e só se falava nisto na rua e idiotas não procuram se informar e desde o começo todos dementiram, ministros, BC, Hadad, Febanam, bancos, imprensa, etc., mas não adianta e não entra nas bolhas do zap dos idiotas…Dos zumbis por ai como assombrações…

    E ministro da Justiça vai ter que recuar e apresenta novo plano de segurança para evitar acusações dos governadores de que não respeitou autônomia dos Estados o que é ridiculo e nunca se preocuparam com isto no Brasil, e além do mais todos sabem que as policias estaduais estão falidas ou praticamente inoperantes em relação ao crime organizado, lavagem de dinheiro e sonegação, etc., e nada fazem afora contaminadas pelas milícias e crime organizado enfim falidas e PF precisa sim agir em tudo nacionalmente caso queira e FBI nos EUA sempre atuou nacionalmente como todos sabem pois vemos até nos filmes americanos.

    E governo parece recua no caso das dívidas dos Estados que são altas e não pagam e agravam o défit publico e acabam ajudando na elevação dos juros e da agiotagem do mercado financeiro e estes governadores que reclamaram devem ter o rabo preso com milícias, crime organizado e sobretudo lavagem de dinheiro que rola para todos os lados no Brasil envolvendo desde pequenos comerciantes, agricultores, empresarios, enfim qualquer um e setor…Virou zona…

    E todos sabem e no interior de SP até cidades pequenas tem máfias da lavagem de dinheiro como ouvi em viagem recente.

    Vão fatiar governo lula e queimar até o fim se não derrubarem antes e deputados bolsonaristas no Congresso já estão pedindo derrubada do Lula tumultuando ainda mais o cenário nacional e as instituições da república, democracia, judiciário, etc.,

    Barco afunda…Nação afunda…

    Não é nem culpa da comunicação do governo somente embora péssima e burocrática, amadora mesmo, centralizada, mas é de fato remar contra as águas da extrema direita em quase tudo e para todos lados nos setores organizados ou de classe média…

    Adiante mesmo PT e Lula ou esquerda ganharem eleição majoritária aliados com direita e agora até com extrema direita e ficarem isolados no governo federal podendo serem facilmente fatiados e derrubados?

    Sem maiorias antes no nivel municipal, estadual e no Congresso nem adianta bancar o boi de piranha pois isto facilita ou faz o jogo da direita e do mercado ou dos capitalistas e elites ou dos coroneis de sempre. E decpciona e revolta o povo desde a outra vez ou na primeira vez do Lula.

    Quando povo elegeu Lula na primeira vez tinha esperanças mas maioria ficou revoltada pois nada mudou e nem conseguiriam sem maiorias. É burrice do povo também eleger Lula mas no Congresso maioria contra Lula. É dar tiro no pé sempre ou contra ele mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador