
Um mercado sadomasoquista de comportamento kamikaze e praticante do haraquiri
por Francisco Celso Calmon
No governo anterior mais da metade do PIB foi para o capital financeiro, a nova perspectiva é inverter. Ou seja: mais da metade do PIB ir para manter a máquina do governo e para os gastos sociais, em cumprimento às cláusulas pétreas da Constituição.
O mercado financeiro reage. E o faz de forma sadomasoquista.
Desvaloriza seus próprios ativos, afugenta o médio e o pequeno investidor.
As empresas não perdem o seu valor por causa da política governamental; pode influir no médio prazo, mas não de imediato.
Os manipuladores passam a vender em grandes proporções, aí, pelo efeito dominó dos “Stops” (ferramenta para disparar automaticamente uma ordem de compra ou venda, no caso de um determinado preço ser alcançado), e também do comportamento psicológico de manada, a bolsa despenca, o dólar sobe, as empresas passam a valer menos em frações de horas, de dias, e depois são os mesmos que aproveitam das baixas para comprar.
Já fizeram isso no segundo governo de Lula e Dilma, respectivamente.
No governo Lula a ação da Petrobrás chegou ao ápice de R$ 50,99, em 29/05/2008, e seis meses depois, 21/11/2008, uma queda de 66,88%, passando a valer 16,89 reais.
No governo Dilma, chega ao ponto de uma ação da Petrobrás valer menos que um quilo de tomate. Na época dos preparativos do golpe, em 12/02/2016, a ação chegou 4,45 reais e o tomate pulou de R$ 2,00 para 9,00 reais.
Nessa ocasião cheguei a postar no feice, “comprem ação da Petrobrás e não tomate”, que estava sofrendo uma alta inflacionária. Ganhou dinheiro quem seguiu!
O mercado deveria atuar na arena política, com seus representantes eleitos, ou através de associações que os represente, e jamais sacrificando as empresas e a economia. Deveria ser proibido a manipulação explicita, como ferramenta política, como o locaute o é.
Esse comportamento criminoso desse “mercado” é semelhante ao haraquiri, porque dependendo do tempo que dura essa manipulação, algumas empresas não resistem, os investidores as abandonam.
Para abalar o governo se comportam como kamicases.
Mercado, Forças armadas, mídia corporativa, seja qual for o estamento, tem que, como todos nós, cumprir a Carta Magna do país. E a nossa Lei Maior obriga, em seus princípios e regras, a eliminar a pobreza, as diferenças sociais regionais e a garantir o direito ao trabalho livre.
Os governantes juraram cumprir a Constituição, se o mercado se rebela, cabe discipliná-lo.
“Com população impaciente, governo deve descer do palanque e arrumar a casa de forma rápida e eficiente”. “A lua de mel do novo governo será mais curta”, disserta o editorial do Globo de 04 de janeiro.
Decorridos três dias da posse do Lula, a golpista Globo, já inicia, no quarto dia, os fustigamentos para tentar fazer valer os interesses do mercado.
A Globo deve sofrer de ejaculação precoce ao querer encerrar a lua de mel do povo com o novo governo. Porém, o gozo do povo é mais longo e saberá aceitar o timing necessário para rearrumar o país.
Francisco Celso Calmon, coordenador do canal pororoca e ex-coordenador nacional da Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça
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Excelente exposição! É uma vergonha o comportamento da midia tradicional e do mercado!!!
Até que ponto essa reação idiota do mercado, não tem a ver com a fala do Haddad de que vai fazer a Receita voltar a cobrar a Dívida Ativa e valorizar os servidores da Receita e da PGFN para atuarem naquilo para que são pagos!
Concordo com o texto. Muito bom.
O governo deveria começar a comprar as ações principalmente da petrobras qdo esse povo mal amado do mercado começa a pulverizar as ações
O MERCADO E A LEI DE GERSON.
NOS ANOS 70, UMA PROPAGANDA DE CIGARROS ACABOU GERANDO A JOCOSA LEI DE GERSON. NA PROPAGANDA, O CRAQUE GERSON DIZIA QUE GOSTAVA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO, CERTO? E MOSTRAVA QUE PELO MESMO PREÇO DE UM MARÇO DE CIGARROS DE 85 MM, O CONSUMIDOR LEVAVA UM MAÇO DE 100 MM. NA MESMA ÉPOCA, O USO DA EXPRESSÃO “LEVAR FUMO” SIGNIFICAVA ” SE DAR MAL, LEVAR NA TARRAQUETA ETC”. ORA NO CASO DA PROPAGANDA DO CIGARRO, A VANTAGEM DO CONSUMIDOR, SIGNIFICAVA LEVAR MAIS FUMO, CERTO? E O MERCADO?° COMO NA LEI DE GERSON, O MERCADO GOSTA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO, CERTO? ELE PREGA QUE O GOVERNO PRECISA GASTAR MENOS E OBTER SUPERAVIT NAS CONTAS PÚBLICAS, PARA DEPOIS GASTAR COM O SOCIAL, MESMO QUE PARA ISSO, O POVO FIQUE SEM COMIDA, EDUCAÇÃO, SAÚDE ETC. MAS PARA O MERCADO, O MAIS IMPORTANTE DE TUDO, É O PAGAMENTO RELIGIOSO DOS JUROS EXORBITANTES, DEFINIDOS PELOS SEUS PREPOSTOS DO BANCO CENTRAL. PARA O MERCADO, O POVO É APENAS UM DETALHE, QUE TEM QUE SE CONTENTAR COM A VANTAGEM DA LEI DE GERSON, OU SEJA: LEVAR MAIS FUMO.
O texto é excelente, as explicações são pontuais e perfeitas, porém como profissional de mercado entender que sua aplicação na prática é muito difícil pois vivemos em um mundo onde o capitalismo dominou tudo. Parabéns Sr. Francisco, como sempre escrevendo com uma rara qualidade.