EUA atacam houthis no Iêmen pela quarta vez em menos de uma semana 

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

A ação ocorreu após um drone lançado de áreas controladas pelos Houthis ter atingido um navio de propriedade dos EUA

Captura de vídeo, divulgado pelo Houthis, de míssil lançado do Mar Vermelho. | Imagem: Reprodução/X

Os Estados Unidos dispararam, na noite de ontem (17), uma nova  onda de ataques com mísseis contra os rebeldes do houthis no Iêmen. Esta foi a quarta vez que os norte-americanos atacaram o grupo apoiado pelo Irã em menos de uma semana, em meio à expansão da crise no Oriente Médio, a partir da guerra entre Israel e o Hamas.

Os ataques foram lançados do Mar Vermelho e atingiram mais de uma dúzia de locais no Iêmen, afirmaram as autoridades à Associated Press (AP). Já a agência de notícias Saba, controlada pelos houthis, afirmou que aeronaves do Reino Unido também estiveram envolvidas nos ataques que tive como alvo as províncias de Dhamar, Hodieda, Taiz, al-Bayda e Saada.

A ação ocorreu após um drone lançado de áreas controladas pelos Houthis ter atingido um navio de propriedade dos EUA no Golfo de Áden. Nas últimas semanas, o grupo rebelde intensificou os ataques contra os navios comerciais em protesto à guerra de Israel em Gaza.

Ontem, Washington também incluiu o grupo novamente em sua lista de terroristas. Em resposta, o porta-voz dos houthis, Mohammed Abdelsalam, afirmou à TV al-Jazeera que os rebeldes continuaram atacando navios nas principais rotas comerciais do Mar Vermelho, entre a Europa e a Ásia, mesmo após a decisão dos EUA.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador