Eleição de 2018: atenção ao legislativo, por Márcio Valley

do blog do Marcio Valley

O comentarista Weden, em texto de sua autoria publicado no blog do Luis Nassif, ancorado no portal de notícias GGN, cujo link forneço (aqui), fala sobre o imenso capital político de Lula, sustentando que talvez não seja na presidência que ele poderá dar sua melhor contribuição em favor do país. Na opinião de Weden, numa conjuntura política em que se tem um legislativo reacionário e a necessidade de um presidencialismo de coalisão para obtenção governabilidade, o presidente eleito, qualquer que seja, se torna apenas um sócio do poder e, às vezes, nem isso.

Leia a íntegra aqui: blog do Marcio Valley

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. atenção ao legislativo

    Entendo que tem toda a razão de se olhar para o legislativo.

    Nos sabemos as consequencias de ter um legislativo conservador. E  reverter o estrago é muito dificil.

    Porem o trabalhopara se conseguir isso deve começar já, Tem que ser preparadas reuniões, Discutir as teses. Procucar candidatos puxadores de votos comprometidos (tipo Jean Willys).

    Existem pessoas que podem agregar milhres de votos, essas devem arregaçar as mangas e se candidatar. Não sou eu um completamnte desconhecido que vai trazer votos ( ainda que bem intencionado). Unir as forças progressivas,de verdade, numa grande coligação.

    A  esquerda tem que aprender um coisa: os conservadores estão sempre unidos, mesmo quando separados.

    E so ler um bom livro de Historia.

  2. Não há garantia de que,

    Não há garantia de que, abrindo mão de concorrer ao executivo, tem-se aumento de eleitos do PT ou de partidos progressistas. Lula poderá eleger até mesmo os 15 deputados federais mas quem elegerá os deputados restantes e necessários? Lembro que Lula, cantidato ao executivo, sempre lembrava da importancia de se eleger deputados e senadores progressistas. De Dilma não lembro de, na campnha, ter ouvido qualquer apelo nesse sentido. Parace que ela imbuida de certezas nunca se preocupou com o legislativo.

  3. a questão é………..

    Na minha opinião , quem é o responsável pela eleição destes bandidos na camara e no senado é  O POVO desinformado,que vota pelos critérios mais imbecís que pode haver. O povo , lúpem, vota é nos cunhas,aecios,demostenes da vida.

    Enquanto isto , nós que somos bem informados,ficamos angustiados e deprimidos, diante da situação.

    A democracia ainda é o melhor regime, mas este sistema de representação, é horrível.

    Eu particularmente, estou cada dia que passa mais desanimado com meu pais , percebo a desesperança em varias pessoas que eu convivo.

    A única certeza é que com o PIG/PSDB/DEM/PMDB a situação seria infinitamente pior!

    1. Não culpe só o povo.

      Culpar o povo é uma simplificação.

      O sistema eleitoral possui um estelionato embutido: Vc vota em um candidato e o voto dele é computado para a coligação.

      Quantos peixes pequenos Eduardo Cunha deve ter financiado?

      Muitos tubarões da política fazem isso, financiam pessoas que tem alguns votos mas não conseguem o quociente eleitoral, assim formam um exército de obreiros , cujo trabalho irá beneficiar os caciques.

      O que ja deveria ter sido aprendido pelos setores da esquerda.

      Na eleição passada, Suplicy, só para citar um nome, poderia ter se candidatado a deputado federal ao invés de tentar a reeleição para o senado. Com certeza teríamos mais um ou dois deputados progressista no congresso.

      Heloisa Helena, em sua vaidade de ser presidente, permitiu a volta de Collor ao senado. A vaidade ás vezes atrapalha.

      O momento é de unir as forças progressistas,afastar as vaidades, construir uma coligação de idéias, e não de horário na TV e ir à luta.

      1. “Quantos peixes pequenos

        “Quantos peixes pequenos Eduardo Cunha deve ter financiado?”

        Até onde se sabe, centenas. Não diretamente (até onde estou ciente, pelo menos), mas fazendo a ligação entre empresas dispostas a “comprar” uma bancada e deputados dispostos a “atender esse mercado”.

        O que é exatamente o motivo dele ser tão contra o fim das doações de empresas. A maior parte do poder político do Eduardo Cunha aparentemente vinha dessa capacidade dele de intermediar doações de empresas.

  4. Não é só missão de Lula.

    Esta é uma tarefa que não cabe só ao Lula.

    Cabe ao PT todo e a outros setores da sociedade.

    Na última eleição, por exemplo, se Suplicy abrisse mão da eleição pro senado e tentasse uma cadeira de deputado , talvez conseguisse eleger mais um ou dois de sua chapa.

    A filha do Genoino tambem teria sido um bom quadro, e, na época , tinha um apelo forte, devido à execração que seu pai sofria.

    Acho que deveria-se construir uma coligação verdadeiramente progressista e montar uma operação Tiririca: Formar uma chapa com pessoas de muito apelo popular para reverter este dominio conservador no congresso.

    Conseguir o enganjamento de pessoas fora do quadro político ( imaginem PHA candidato a deputado, quantos votos puxaria ? ) .

    Enfim, a batalha é de todos e não só de Lula.

    1. Imagine a turbinada que o PHA

      Imagine a turbinada que o PHA poderia fazer no blog dele com informações dos bastidores da Câmara. Por mim, isso, sozinho já seria motivo suficiente para votar nele. Sem contar que ele seria o ponto focal ideal para guiar uma proposta de Lei de Meios.

  5. Ingenuidade esse post. Se

    Ingenuidade esse post. Se Lula tem realmente esses 40% de seguidores fiéis que ele faz crer mas o PT só tem se tanto uns 15% (chutando este numero para cima) de votos para o congresso, tem no mínimo 25% de lulistas fanáticos que votam em Eduardos Cunha da vida e afins. Matematica pura e simples. Não nos esqueçamos que vem do peíodo Lula no governo a aliança com o PMDB, que mais vantagens apresentou a este último que ao PT no governo federal propriamente dito. Será que Lula tem esse capital político todo a ponto de dizermos que ele sobrevive sem o PMDB e seus caciques e que estes últimos é que sobreviveram ás custas do lulismo ? Sei não…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador