Petrobras é multada em R$ 2,6 bilhões por irregularidades no cálculo de royalties

Foto: Thiago Guimarães/Agencia Petrobras
 
petrobras_fpso_cidade_de_vitoria_-_thiago_guimaraes_-_ag_petrobras.jpeg
 
Jornal GGN – A Petrobras e seus sócios no campo de Lula (consórcio BM-S-11) foram multados em R$ 2,6 bilhões pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por irregularidades no cálculo de royalties sobre a produção petrolífera. 
 
Em nota, a Petrobras afirmou que a “autuação é decorrente de divergência na interpretação da aplicação dos preços do petróleo utilizados para o cálculo das participações governamentais”.
 
A ANP começou a investigar o tema em 2016, após perceber um comportamento atípico nos preços do petróleo utilizados para o cálculo das compensações financeiras que são pagas para estados e municípios. 

 
O cálculo dos royalties é feito com base no maior valor entre o preço estabelecido em nota fiscal de venda do petróleo ou um preço de referência estipulado pela própria agência. A ANP identificou que, em alguns momentos, o preço de venda informado pelas empresas do consórcio começou a se aproximar do preço de referência.
 
A Petrobras afirma que o consórcio vai contestar a autuação perante a ANP e, caso necessário,  “adotará todas as medidas judiciais cabíveis na defesa de seus interesses”. 
 
Segundo a estatal, as empresas consorciadas creem que atuaram em conformidade com a lei. “A alteração da interpretação das normas aplicáveis ao contrato de concessão pelo órgão regulador afeta diretamente as premissas econômicas e técnicas que pautaram as decisões de investimento”, disse a Petrobras. 
 
O consórcio do campo de Lula é formado pela Petrobras (65%), que atua como operadora, junto com a BG E&P Brasil (subsidiária da  Shell) (25%) e com a Petrogal Brasil (10%). O campo produziu uma média de 730 mil barris de petróleo por dia em janeiro, e, atualmente, é  o que mais paga royalties no Brasil. 
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Petrobrás

    Mais do que provado. Querem acabar c/ ela de qualquer modo, assim fica mais baratinho p/ os compradores e as propinas, maiores !

  2. Necessidade …

    …     É a necessidade do governo fazer caixa para pagar despesas ou os títulos da divida do governo, então é necessário criar receitas, não importa se isso vai sufocar uma empresa ou outra, afinal de contas o negócio é sugar até chegar a hora de privatizar.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador