Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A loucura estratégica da Petrobras, por Andre Motta Araujo

PETROBRAS está na contramão da lógica e da tendência global da indústria de petróleo, desinvestindo onde devia investir e investindo em um campo muito arriscado e especulativo.

A loucura estratégica da Petrobras

por Andre Motta Araujo

A mídia baba ovo do oficialismo, liderada por GLOBONEWS repete de forma acrítica as lendas propagadas pelo comando da economia para justificar as maiores aberrações de seu projeto de alienação do Estado e desmonte do País. No caso da PETROBRAS propaga-se, sem qualquer análise por essa mídia, que o plano PETROBRAS é sair de todas as atividades “downstream”, ou seja, sequenciais à extração do óleo bruto, como transporte, refino, distribuição e petroquímica e se concentrar na extração de óleo cru. ISSO É O CONTRÁRIO DO QUE FAZEM AS GRANDES EMPRESAS DE PETRÓLEO DO MUNDO.

1.A extração de óleo cru é o setor MAIS ARRISCADO, MAIS VOLÁTIL E MAIS ESPECULATIVO da indústria de petróleo, pode ser o menos lucrativo, o barril de óleo cru está sujeito a grandes flutuações de preço e excesso de oferta, além de riscos políticos e ambientais.

2.Os setores de transporte, refino, distribuição e petroquímica são os mais ESTÁVEIS E LUCRATIVOS da cadeia de petróleo. Todas as grandes estatais petroleiras estão fazendo o grosso de seus investimentos no refino e na petroquímica, caso da PEMEX com sua nova e grande refinaria em Tabasco, no México e a SAUDI ARAMCO que vai dobrar até 2023 sua atual capacidade de refino de 3 para 6 milhões de barris/dia, tudo para agregar valor ao barril de óleo cru.

Quem tiver dúvidas consulte os relatórios anuais da Exxon, Chevron, Shell, Conoco Philips para ver onde está o foco de expansão dessas empresas, NÃO é na extração de óleo cru e sim no “downstream” da cadeia de petróleo. O velho pioneiro John Rockefeller, nos primórdios da indústria do petróleo, tinha horror à extração porque achava muito arriscado e se concentrava no refino e distribuição, a partir daí criou a Standad Oil. Mais ainda, é o refino e a distribuição a “cash cow”, a produtora de caixa, de capital líquido diário, do capital de giro de toda a empresa. A extração exige muito investimento e demora para dar frutos, pode quebrar a empresa, o refino e distribuição criam CAPITAL DE GIRO para toda a empresa, é dinheiro que entra a cada minuto TODO DIA, não importa o preço do barril cru, é da distribuição que sai o custeio de tudo, até dos investimentos em extração, é o coração da petroleira.

Portanto, a PETROBRAS está na contramão da lógica e da tendência global da indústria de petróleo, desinvestindo onde devia investir e investindo em um campo muito arriscado e especulativo. Na mídia brasileira ACEITA-SE qualquer bobagem que sai da linha oficial, não se faz reparos, não se questiona.

Prova dos nove: Se a BR Distribuidora é um setor do qual a PETROBRAS deve sair porque é ruim, COMO HOUVE OFERTA DE COMPRA DE QUATRO VEZES MAIS DE AÇÕES OFERTADAS? Se a distribuição de combustíveis é tão ruim a ponto da PETROBRAS sair, como há tantos interessados em entrar?

Outros MEGA CHUTE: o preço do gás vai cair 40% depois da PETROBRAS sair do setor. De onde saiu isso, qual a evidência? Os Sardenbergs, Borges e cia. aceitaram e repetiram essa lenda. MAS qual a base técnica? É puro palpite, não tem nenhuma evidência. Investimentos em gás maturam em DEZ ANOS, só então vai poder se conferir os 40% de redução, tão verdadeiros como a baixa do preço das passagens aéreas quando se pagar por mala de bagagem.

Junto com o apagão gerencial na PETROBRAS há o apagão profissional da mídia econômica brasileira, que aceita toda bobagem como catecismo.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O objetivo é de fato sucatear e privatizar e entregar tudo. Tudo está sendo feito como se fora atos simplesmente administrativos sem nenhuma transparência. Em quase todos os processos de venda de ações são sempre os mesmos grupos financeiros envolvidos. e a tal , eufemisticamente falando, loucura estratégica me parece uma estratégia bastante racional de fatiamento, privatização e entrega de nosso petróleo.

  2. “…repete de forma acrítica as lendas propagadas pelo comando da economia…”

    O André Araújo é um gentil-homem, um fidalgo.
    O que quer dizer, mesmo, mas não o faz pois a pudicícia o impede, é que a GNews faz o que faz de caso pensado. Eles são parte do batalhão da destruição do País. O grupo Globo nunca fez nada diferente disso: esculachar com a nação, via imbecilização de sua população. Desse ponto de vista, são a vanguarda do desmonte neoliberal, pois já cumprem essa tarefa há, pelo menos, 65 anos. É, como dizia o Darcy Ribeiro, a vanguarda do atraso.
    Não há nada de acrítico no que repetem “ad nauseam” em todos os meios de comunicação de que dispõem. É tudo de caso pensado, muito bem pensado. Tudo criticamente bem trabalhado, segundo os critérios deles, obviamente.
    Portanto, chega de passar o pano; chamemos os bois pelo nome correto.

  3. “Junto com o apagão gerencial na PETROBRAS há o apagão profissional da mídia econômica brasileira, que aceita toda bobagem como catecismo.”

    “Apagão profissional” por quê? De que ponto de vista?
    Não há “apagão” nenhum. É isso mesmo o que intentam: mentir, desinformar, tergiversar, omitir, falsear, iludir, divertir, enganar, defraudar, lesar. Isso não é apagão. Há um objetivo, um fim, claro em tudo isso: arruinar o País e tirar proveito nos escombros. Saquear depois do desespero. Isso é “apagão”? Não, obviamente. Paradoxalmente, nada mais claro.

  4. Como de hábito, a avaliação do André está repleta de razão.
    O problema de quem faz estas barbaridades históricas contra a Petrobrás, o Brasil e seu povo é que as razões são outras.
    Nada a ver com lógica, bom senso, interesse público, etc.
    Só com entreguismo vantajoso do que NÃO É DELES!

  5. Se não estou enganada, a Stateoil norueguesa também está adquirindo pelo lado de cá o que está deixando de explorar do lado de lá em nome do meio ambiente.

  6. “…Se a BR Distribuidora é um setor do qual a PETROBRAS deve sair porque é ruim, COMO HOUVE OFERTA DE COMPRA DE QUATRO VEZES MAIS DE AÇÕES OFERTADAS? Se a distribuição de combustíveis é tão ruim a ponto da PETROBRAS sair, como há tantos interessados em entrar?…” Caro sr., que ‘Loucura Estratégica’? É a Estratégia de sempre. Do Estado Absolutista (e aqui não existe ideologia alguma) exercendo o AntiCapitalismo a favor dos Feudos que o controlam. Feudos e Famílias que decidem o futuro da Nação entre 4 paredes. É o Estado, a República, a Nação que fomos dando forma. É a Petrobrás. É a ANVISA. É a Infraero,… Não cabiam mais dentro do Estado, do Poder Público, então vai se privatizando estes Serviços Públicos, razão do Estado. Agências Reguladoras com Salários Nababescos para manter tais PRIVATARIAS. O Judiciário assistindo tudo bovinamente. Que Poder Judiciário? Este de Moro? Este de STF? Empresas Estatais e seus Serviços Privatizados com Garantia de Lucros Astronômicos, Lucratividade com GLOBONEWS e Leitão, bradando por Garantias Jurídicas. O Brasil não poderia fugir disto. E o Risco Brasil? Mirian Leitão, lembram? Guerrilheira Socialista, que a RGT diz que nunca foi. Quem são os Sócios Anônimos do BRAZIL S/A? Vou dar uma pista. Nossa Elite Esquerdopata AntiCapitalismo de Direita ou Esquerda. De Prefeituras aos Fóruns. Das Autarquias Municipais, Estaduais ao Governo Federal. De BNDES a Receita Federal. Vereadores de qualquer Cidadezinha. Assessor do Filho do Bolsonaro na Câmara de Vereadores. Fiscais de qualquer coisa pública. Tentem descobrir, vocês Brasileiros que restaram aqui, onde estão se formando os Filhos e Netos desta Elite toda? High School, Harvard ou Cambridge? Para onde, a parte deste Brasil fatiado? TEMPO…………………………..??……………….??……………………..Já descobriram? Diga para Nós, caro Gilmar Mendes!!!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  7. O pior é que muitoa dizem que tem que privatizar tudo, mas a única desculpa para isso é “as estataos são cabides de emprego”. Nada mais fazem do que repetir o bordão desgastado dos políticos enteguistas. É de dar dó!

  8. A mídia reproduz a agenda neoliberal. Não é patriota. Justamente por dar lucro é que querem que privatize. Foi assim com todas as reformas desde o impeachment da Dilma. Nossa esperança está no congresso. Mas a esquerda no parlamento parece não estar preocupada com isso. Acho que os interesses internacionais neoliberais estão vencendo está batalha pela Petrobras. Isso não adianta a História provar quem está certo. Depois de feito não sei se será fácil reverter.

  9. Fazer o que? Só privatizam porque brasileiro é otário mesmo, e “tá” entubando qualquer papo furado. Principalmente o velho argumento que apenas se rouba na empresa pública, normalmente uma tese de quem tentou, tentou, mas nunca conseguiu passar num concurso. Cheira a inveja e recalque!
    Nosso cenario é de desemprego, inflação maquiada, conluios jurídicos, fundamentalismo evangélico, fome, sucateamento da saúde, da educação, da segurança. Mas, tudo bem, o bobão vai ganhar quinhentinho do fgts.
    É, como o ditado diz: “todo castigo pra corno é pouco”.

  10. Meu caro André,
    Nunca pensei que esse país fosse chegar nesse nível de baixeza moral, de sem vergonhice, de picaretagem, de pilantragem.
    Judiciário
    Lava jato
    Polícia
    Militares
    Milícias
    Neoliberalismo
    Grande imprensa….
    Todos são, no final das contas, os piores bandidos. Não há de se falar em falta de nacionalismo. É falta de caráter mesmo.
    O que sobrou? Ou o que sobrará?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador