“Teimosia” do Teto de Gastos é “burrice” e não impacta a inflação, diz Raul Velloso

Teto de Gastos “nasceu morto”, não é sustentável e a reação do mercado é “burrice”, diz economista Raul Velloso

Foto: Reprodução

Para o economista Raul Velloso, especialista em contas públicas, o Teto de Gastos “nasceu morto”, nunca seria viável, e a reação do mercado é “o cúmulo da teimosia” e beira a “burrice”.

As declarações foram dadas em entrevista à Veja. Questionado se os gestos do mercado seriam exagerados, Velloso respondeu que Lula se sentia obrigado a “dar algum sinal à Faria Lima”.

“Ele colocou Geraldo Alckmin, um dos nomes do núcleo duro de Fernando Henrique Cardoso, e dois economistas que estiveram no governo em posições muito importantes, mesmo assim a Faria Lima quer ver o teto. Aí eu vou mais para o lado da burrice. Não acredito como as assessorias desse pessoal não estão dizendo que o teto nasceu morto, que ele não existe, é só um sonho de uma noite de verão.”

Para explicar ao repórter, o economista ressaltou que a medida fiscal é insustentável.

“O orçamento público, o grosso dele, são itens que vão crescer de todo modo: Previdência, assistência social e pessoal. Se há uma situação assim e não se quer zerar rapidamente as despesas discricionárias, você tem de aceitar que não vai ter teto, a não ser por pouco tempo. Tanto é que o governo Bolsonaro tem quatro furadas no teto. Ainda hoje todo mundo acha que o teto existe e fica cobrando, é o que a Faria Lima faz. Não adiantou botar Alckmin, Persio Arida e André Lara Resende ao lado do Lula. Nunca é o bastante, e aí acho que tem a ver com burrice.”

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O renomado economista também lembrou que “é discussão rotineira nos círculos que atuam entre universidades top americanas e organizações multilaterais, como o FMI”, que o gasto acima do teto não impacta a inflação do país.

“Os estrangeiros não estão mais rezando nessa Bíblia, mas essa discussão ainda não está posta aqui. Tem uma pessoa ao lado de Lula que foi a que mais brilhou nesse assunto nos últimos anos: André Lara Resende. Uma hora ele vai falar, vai trazer uma nova percepção e jogar um balde de água fria na Faria Lima. Uma hora isso vai ser falado e aí se terá outra discussão. Isso favorece Lula, porque é muito coerente com o que ele defende”, completou.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já discordei muito de ideias do Raul Velloso, mas neste momento ir contra a histeria mercadista é um sinal de altivez e independência intelectual. Conta pontos também a menção final ao André Lara, que mostra que foi rachado o consenso neoliberal. Mônica de Bolle também está no time crítico. Posições opostas à externada ontem por Edmar Bacha em vergonhosa entrevista à CBN, agitando espantalhos de inflação descontrolada, de cheque em branco para despesas ilimitadas e, pasmem, que isso levará a um novo plano Collor e risco para as poupanças dos brasileiros…

  2. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    A turma do decreto (decretar isso, decretar aquilo…) o que desejam é a estabilidade orientado enquanto acumulam bilhões… até que a miséria os limitem, trave-os e logo a seguir os destrua empobrecendo a todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador