As intenções de voto de Haddad na classe média

Comentário ao post “O mapa das intenções de voto em São Paulo

Oi, Arthemísiaa

Bom, você pode estar certa, mas o que falei sobre Haddad em S.P. é, pelo menos neste caso, o contrário. Ele está fraco na periferia, onde não havia ódio à sigla, ao contrário. Mas o eleitor se dividiu entre ele e Russomanno.

Nos bairros centrais está onde costumava ser, mas no 1º turno, quando Russomanno capta os votos.

O que é diferente é nas simulações de 2º turno, Haddad vs Serra. Essa é uma situação que não deve ocorrer, mas a simulação foi feita e nos deu informação.

Na faixa de maior renda, que é sempre apelidada de “conservadora” ou “classista”, Haddad teve 44% das intenções de voto [(38+48)/86]. E isto nesta pesquisa mais recente do Datafolha em que ele caiu e Serra subiu, se procurarmos a pesquisa de dias antes estava quase empatado.

44% vis-a-vis 56%, numa cidade em estado tão tucano, tão acostumados que se está em votar no PSDB, não é mais ódio (que pode haver também dentro dos 56%, claro), mas resultado de escolha. 

Vou tentar achar a pesquisa em que Haddad estava ainda melhor. Se encontrar retorno.

Agora isso de Haddad ser bem o tipo classe média. É, vai ver justamente por isso está bem nos acima de 10 S.M. A distribuição de votos dele por faixas de renda ficou bem parecida com a de Serra. Um pouco menos no topo, um pouco mais na base.

Mas a coisa é porém um pouco mais complicada. Apesar do sucesso de duas administrações Lula, e do maior tempo de TV desde o sucesso eleitoral de 2002 (deve ter mais ou menos dobrado de 2002 para 2006), o PT não está aumentando sua votação para deputados e vereadores. Em SP até tem mantido a de deputados estaduais, mas vereadores estão caindo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador