Com missão contra a fome, Brasil assume a presidência do G20 nesta sexta (01)

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

"Espero que possa tratar de assuntos de que nós precisamos parar de fugir, e tentar resolver os problemas", afirmou o presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Brasil assume, nesta sexta-feira (01), a Presidência temporária do G20, grupo formado pelas 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. Esta é a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.

Durante o mandato de um ano, o Brasil vai criar duas forças-tarefa de combate à desigualdade: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.

Na última Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, na Índia, o presidente Lula (PT) ressaltou que o combate à fome, pobreza e desigualdade é a prioridade brasileira. “O que nos divide tem nome: é a desigualdade, e ela não para de crescer”, afirmou.

Lançaremos, em nossa Presidência do G20, uma Aliança Global contra a Fome. Esperamos contar com o apoio e o engajamento de todos vocês. Para construirmos um mundo cada vez menos desigual e mais fraterno”, disse Lula, à época.

De acordo com o Planalto, para por o plano em prática, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão realizadas tanto virtual quanto presencialmente, e cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.

A gente vai ter uma reunião histórica no país, que espero que possa tratar de assuntos de que nós precisamos parar de fugir, e tentar resolver os problemas. Não é mais humanamente explicável o mundo tão rico, com tanto dinheiro atravessando o Atlântico, e haver tanta gente ainda passando fome“, declarou o presidente no último dia 23.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador