Brasileira ganha ouro no judô em Paris derrotando israelense que homenageou soldados em Gaza

Bia Souza lava nossa alma derrotando a israelense Raz Hershko, diz a Federação Árabe Palestina no Brasil após ouro da brasileira no judô

Reprodução: TV Globo
Reprodução: TV Globo

A primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris veio pelas mãos da brasileira Bia Souza, que venceu a israelense Raz Hershko no judô, na categoria feminina acima de 78kg.

Bia é natural de Peruíbe (SP), tem 26 anos, 135kg, e vive sua primeira Olimpíada no judô. Em entrevista que está viralizando nas redes sociais, Bia, que é atleta do Clube Pinheiros, em São Paulo, dedica a sua vitória em Paris à avó, numa ligação emocionante ao vivo com os pais, logo após encerrar a luta.

Em nota, a FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil) celebrou a vitória de Bia Souza e revelou que a judoca israelense teve contato e homenageou soldados que lutavam na fronteira em Gaza, em dezembro de 2023.

“Bia Souza lava nossa alma derrotando a israelense Raz Hershko! Hershko foi soldada do exército israelense em 2016 e dedicou vitórias aos militares que estão assassinando palestinos em Gaza. Ela visitou o 402° batalhão, diretamente envolvido no genocídio palestino.”

Nas redes sociais, Bia foi celebrada por colocar o Brasil no topo do pódio pela primeira vez nas Olimpíadas, sendo uma mulher preta. Celebridades e políticos fizeram publicações em sua homensagem.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador