Ciro diz ao Roda Viva que ministro da Defesa é golpista até a medula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Além de divulgar seu Plano Nacional de Desenvolvimento, Ciro prometeu que, se eleito, vai acabar com militares da ativa em cargos comissionado

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, disse na noite de segunda (15), durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, que dos “16 comandos militares, 12 têm posição legalistas, firmes, e quatro têm posições dúbias, mas nenhum é golpista”. Segundo Ciro, apenas o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, é “golpista medularmente e, pior, uma trágedia, um desastre”, disparou o candidato.

Segundo Ciro, ele obteve essas informações a partir de “diálogos” travados ao longo de sua pré-campanha. Ciro é assessorado pelo ex-ministro Aldo Rebelo, que tem se aproximado da ala militar nos últimos anos. Rebelo deve ser candidato do PDT ao Senado por São Paulo.

No programa, Ciro disse que Jair Bolsonaro é uma ameaça à democracia, mas não amenizou as críticas ao PT e Lula, comparando os três primeiros governos petistas ao de FHC, Michel Temer e Bolsonaro no quesito modelo econômico.

JOGO DE CINTURA

Com um digito nas pesquisas, Ciro foi questionado sobre como pretende ser eleito e governar sem ter feito um arco de alianças amplo para esta eleição. Por isolamento, até a vice de Ciro é do PDT, numa chapa pura.

Leia também: Ciro Gomes anuncia vice-prefeita Ana Paula Matos como vice e PDT terá chapa pura nas eleições 2022

Segundo Ciro, se eleito, ele acabará com a reeleição de presidentes, o que o deixará livre do medo de ser alvo de CPIs ou outras investidas da classe política.

Em segundo lugar, Ciro afirma que transformaria a eleição em um “plebiscito programático”. Isso significa que nos seis primeiros meses de governo, debateria e daria encaminhamento aos projetos prioritários e de consenso na sociedade, aproveitando a lua de mel com os recém eleitos detêm com o Congresso no começo de mandao.

Por fim, Ciro diz que em capacidade de “negociar” com a classe política, pois já foi parlamentar.

PROPOSTAS

Além de divulgar seu Plano Nacional de Desenvolvimento, Ciro prometeu que, se eleito, vai acabar com militares da ativa em cargos comissionados e, com a ajuda de Aldo Rebelo, vai reestruturar a carreira militar para mudar os critérios de promoção.

Ciro também disse que vai criar uma agência anticorrupção para prevenir desvios no governo federal. Sobre a flexibilização do porte e posse de armas feita por Jair Bolsonaro, Ciro prometeu revogar tudo.

Relacionadas:
Ciro e seu fantástico mundo da fantasia, por Luis Nassif
O flerte de Ciro com o Partido Militar, por Luis Nassif

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador