Ciro e seu fantástico mundo da fantasia, por Luis Nassif

Ciro extirpou a política ao traçar um modelo econômico para o Brasil. Sem a política, o país desenhado por Ciro não existe. É ficção

Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência em 2022. Foto: Divulgação
Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência em 2022. Foto: Divulgação

Apoie o lançamento do novo documentário da TVGGN em setembro de 2022. Saiba mais aqui

Lembro-me a primeira vez que assisti a uma convenção da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), presidida pelo saudoso João Sayad. Foi em Olinda.

Uma das teses apresentadas foi de um professor da Unicamp. Na banca, a implacável Maria da Conceição Tavares. O professor expôs sua tese, um modelito de país. Na hora do questionamento, Conceição indagou:

– Onde entra a agricultura no seu modelo?

O professor incluiu a agricultura.

– E os trabalhadores?

O professor rebolou e incluiu os trabalhadores.

E Conceição prosseguiu perguntando sobre outros atores essenciais para o funcionamento de uma economia. Quando completou o quadro, a tese não mais se sustentava.

O projeto Brasil de Ciro Gomes não é uma tese acadêmica, mas recorreu ao mesmo artifício do professor. Tirou do seu modelo um dos pontos fundamentais, que poderia comprometer todo o raciocínio: a política.

Sem as restrições da política, me deem meio dia e eu mudo o Brasil radicalmente. Montarei um plano que reduzirá os spreads bancários, reduzirá o custo do dinheiro, taxará pesadamente os ganhos financeiros, controlará o câmbio, implementará a renda universal, consolidará a agricultura familiar etc.

Foi o que Ciro fez. Extirpou a política do seu modelito, contou com a colaboração de economistas da FGV e, pimba, salvou o Brasil!

AUTOCRACIA?

Só que, sem a variável política, o país desenhado por Ciro não existe. Como montaria a maioria parlamentar?

Se pretender montar um governo autocrático, sem ceder à política, quem seriam seus aliados? Os militares? Uma ditadura? Um governo autocrático, como no projeto militar apresentado, como uma rede de sábios armados, acima das instituições, fiscalizando os princípios defendidos por eles?

O PROJETO LULA

Já em Lula o elemento política é essencial, e dá margem a dúvidas, sim.

As alianças permitirão avançar até quanto em reformas fundamentais? Conseguirá romper com o primado do mercado? Conseguirá implementar uma reforma fiscal progressiva?

Devido ao fator política, Lula pouco explicita suas ideias. A diferença entre ele e Ciro, é que Lula transita no mundo real; e Ciro, no mundo de fantasia.

Portanto, é falsa sua bandeira de ser o único candidato que tem um programa econômico. O livro “Projeto Nacional” é uma obra de ficção, tipo “como seria belo o meu país no reino da fantasia, sem política, sem centrão, sem general Paulo Sérgio”.

Publicado originalmente em 29 de julho de 2022

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, a narrativa do Ciro é gostosa e envolvente. Mas não convence e ainda tenta passar ao público um tom de bonzinho. Você Naciff sempre esclarecedor e tira as dúvidas do discurso do Ciro.

  2. Para Ciro tudo é fácil , no Ceará ele já fez , não importa o quê , ele já fez.
    Ele de fato parece candidato a Imperador da Galáxia , vai enquadrar Judiciário , Legislativo , Estados , Militares , outros países , CBF , Liga dos Escoteiros …

  3. Egresso da velha ARENA, não causa surpresa Ciro imaginar um projeto de país sem os elementos da política e suas variáveis, sobretudo a tal correlação.

  4. Sempre são tão críticos com Ciro e pouco com o projeto neolliberal do PT…O modelo financista do PSDB e PT corroeu a industria brasileira..o Ciro apresenta ao menos uma PROPOSTA…Cadê a do PT……

  5. As teses de Ciro são claras com política ou sem política..Quem sabe o PT pega o Livro do Ciro e do PDT e implementa ele com a política..Ja que sabem de política…

  6. Prezado e querido NASSIF, nosso norte na política, um jornalista fantástico, suas análises são super inteligentes, você vê muito além de todos. Sabe o que penso? Que o youtube boicota você, não é possível ter tão poucas visualizações e likes. Tenho certeza absoluta disso.
    O que falou sobre o Ciro Gomes é perfeito! Parabéns por ser quem és!

  7. Ao que parece, Nassif, o tal Mundo da Fantasia existe: é o Ceará.
    Tive um colega cearense, quando estava concluindo o 2º grau, na já longínqua década de 1980, que se referia ao seu estado como Estado Livre do Ceará. Não me lembro do sobrenome desse antigo colega. Talvez fosse Gomes.
    Os ciristas costumam se referir ao pragmatismo de Lula como uma confissão de corrupção, ou, em alguns casos, como conivência com a corrupção.
    Ciro é a autocracia que não ousa dizer o nome.
    Que são muitos, como os porcos cujo nome era legião.
    Não existe escolha entre Bem e Mal, nem entre a Dor e o Nada.
    A única escolha é seguir vivendo, e tentando fazê-lo da forma mais prática possível, já que é uma coisa relativa, ou seja, que depende da reação dos outros.
    Lula só pode governar porque arregimenta “outros” para caminhar ao seu lado – não fazê-lo significa conformar-se com a inércia.
    Ciro só poderia governar apartado de qualquer pessoa que não fosse ele; em outras palavras, como autocrata. Ou governador do Ceará.
    Escolher Ciro e condenar Lula equivale a admitir que a Democracia Representativa é uma farsa.
    E os eleitores de Ciro são, segundo eu entendo, democratas e democráticos.
    O que é viver da forma mais prática possível? É entender que só se vive em sociedade aceitando que existem idéias (e objetivos, e desejos, e ambições, e interesses, etc., etc., etc.) diferentes das suas.
    O voluntarismo de Ciro é sua masmorra de Curitiba.
    E, ao que parece, ele jamais sairá de lá, seus 580 dias serão a sua eternidade.
    É uma pena. Ou talvez não.
    Não sou petista, nem lulista. Votei no PT porque reconheço que – ao menos no meu tempo aqui na terra, desde 1963 – foi o único governo que praticou políticas sociais para os pobres (entre os quais me incluo) nesse país desgraçado.
    É motivo mais que suficiente para votar no PT, novamente, embora isso só tenha sido possível fazendo enormes concessões e fechando os olhos às iniquidades de uma “democracia representativa”, “capitalista”, na banda pobre desse mundo.
    E motivo mais que suficiente para rejeitar Ciro, que, por mais inteligente e capacitado que seja, é um homem extremamente individualista e sem empatia – e o resultado de governos protagonizados por narcisistas antipáticos é bem conhecido de todos.

  8. Eu e minha ignorância. Não vi na entrevista ao UOL, Lula mencionar a necessidade imperiosa de format trabalhadores qualificados. E massivamente. É colocar 3scolas tecnicas, profissionalizantes o escambau a quatro pra ontem.
    Ou assistiremos, como assisti, um trabalhador que simolesmente puxava uma tela sobre rodas enquanto o outro cortava grama com maquina.
    Em tempo, nosso ensino médio serve pra quê?

  9. antonio cezar perin,

    O PT tem candidato ao governo do Ceará, é Elmano Freitas.

    Sobre o PT pegar o programa do Ciro e implantar, ele não é viável politicamente. Não é o PT que é neoliberal, é o Brasil.

  10. Entao ta. ! O PT se vira então. Na hora do impintiman da DilMA O UNICO partido que ficou do lado foi o PDT. Agora sabemos como retribuir. Se virem. Amantes do SISTEMA FINANCEIRO.

  11. Este Nassif é hilário.
    Imagine só… ele está defendendo que tudo se resolva após a eleição, no mudo que ele chama de real e é isto.
    Não convém a lula debater com seus eleitores o que fará antes da eleição pra que eles possam passar procuração pra Lula, de novo, pra ele ser presidente.
    Depende do improviso que se fizer necessário com o Centrão, como foi nos mandatos anteriores que daí chegamos no atual cenário de extrema carestia.
    Cheque em branco pra Lula é o ele está defendendo. Tô fora!

  12. Panfleto tosco que tenta desesperadamente defender a incompetência, falta de projeto e roubalheira do Lula e do PT. Ciro além de explicar em literalmente toda entrevista que dá como se negocia na política sem fazer conchavo e vender cargo (coisa que Lula é especialista), é exemplo disso nas suas gestões de governador e prefeito, logo seu argumento já cai por terra. Segundo, você não acha que ele vai escrever num livro de economia política um “manual de falas pra convencer o congresso” ou seja lá o que passa na sua cabeça. Claro que não, afinal isso aqui é só um panfletinho do PT, que fica mais ridículo ainda na parte que você chama de “O PROJETO LULA”. Que projeto? Ah, como você disse, Lula não explica suas ideias. Senhoras e senhores, bem-vindos a 2022, onde temos ditos esquerdistas preferindo a política econômica neoliberal a um projeto desenvolvimentista pois acham a bandeirinha vermelha e a estrela bonitas.

  13. Acho bem precisa a avaliação do Nassif e isso indica, de fato, para a grave falta de contato com a realidade de Ciro.
    Essa percepção do seu descolamento da realidade bate com o que temos visto de suas atitudes insanas e arrogantes.

  14. Bem, de brincadeira acredito que Deus é brasileiro pelas seguintes razões: 1°. Por não ter deixado o Jorge Amado ter ganho o prêmio Nobel de Literaturas: temos 10 escritores melhores ou tão bom quanto Jorge, deixando de lado Machado e Rosas, insuperáveis; 2° Por não ter deixado Brizola ser presidente: Em 89 olhava para o Brizola e o que via ao seu lado: Garotinho, César Maia, Agnaldo Timóteo, Marcelo Alencar, Sérgio Cabral (pai e filho), Rodrigo Silveirinha. Tirando Darcy Ribeiro e Nilo Batista, a turma não era de confiança; até mesmo o Roberto D’Avila se revelou igual ao outros: oportunista. Talvez deva incluir uma terceira razão: por não ter deixado CIRO aceitar ser vice de LULA em 2.018. O sujeito com 8% de intenções de voto é só arrogância e prepotência. Imagina esse cara presidente com 50% de aprovação! O estrago que o CIRO faria seria pago pela Centro Esquerda, ainda que ele fizesse um governo de direita. A tese de FHC em 2.002 vai encontro do artigo de NASSIF. Ciro tem um defeito: não passou pelo congresso nacional. Depois passou por lá e não aprendeu. CIRO não tem partido, não tem base social ou coisa parecida. No entanto, ele tem a força, é um DEMIURGO.

  15. `Sem as restrições da política, me deem meio dia e eu mudo o Brasil radicalmente`.

    O nome disso é choque de gestão. Esperar o que de um tucano?

  16. Mestre Guimarães, no essencial Primeiras Estórias, permite encontrar Ciro na Terceira Margem do Rio, onde ás margens separam o ego da realidade, permitindo o reflexo da autocracia no refluxo da democracia do bem comum, ao trazer à margem a ficção da fixação.

  17. Se Ciro tivesse 15% de intenção de votos nas pesquisas, seu discurso seria outro. Hoje, como franco-atirador, é um valentão. Se merecer ser lembrado, ocupará um triste papel na História. Num ato de covardia desesperada, atribui a outrem as consequências de sua atuação política míope. Nunca foi um grande líder, mas tornou-se um homem medíocre, derrotado e pequeno.

  18. Análise de viés…
    O exercício da crítica política a um e relativização programática a outro. Ciro patina, nas pesquisas, na política, e extrapola na utopia. Lula não oferece uma! Ele oferece uma idéia otimista. E oferece um risco como vice. Ambos tem experiências exitosas na política. É neste ponto que Nassif abdica de sua experiência histórica para tecer análise de viés pró Lula, sem elogios aos méritos do Ciro. Deixar de fora o risco é tornar-se abduzido pelo mito.
    Ciro e Lula, têm seus méritos e suas cargas: Lula, se eleito, receberá pressão da mensagem utópica de Ciro. Ciro, não eleito, ficará no atoleiro, mas parte da carga terá ultrapassado fronteira!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador