CPI da Americanas chega ao fim sem indicar os responsáveis por rombo

Deputados alegam falta de provas contra dirigentes da varejista; Fernanda Melchionna critica subserviência aos interesses do capital.

Fachada das lojas Americanas
Foto: Divulgação

Como já era previsto desde o início do mês, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Americanas chegou ao fim nesta terça-feira (26), porém sem indicar os responsáveis pela graude de R$ 20 bilhões da empresa varejista por falta de provas.

“Não tem comprovação e não deu tempo para sermos inquisidores, fazer papel de polícia, juiz e promotor”, disse o deputado e relator Carlos Chiodini (MDB-SC).

Chiodini afirmou ainda que não tem coragem de acusar pessoas antes da investigação, tendo em vista que todos os dias há novos fatos sobre o escândalo.

Já o deputado Mendonça Filho (União-PE) comentou que o posicionamento do relator foi tomado para preservar a empresa e os empregos, já que as investigações devem ser concluídas pela Justiça e que “não há nada que implique diretamente os acionistas de referência”.

Blindagem

Aprovado por 18 votos a 8, o parecer dos parlamentares tem 353 páginas. Deputados do PL, PSOL, Rede, PT, PCdoB e PV votaram contra o texto, que seria uma blindagem de muita gente poderosa.

“O mercado de capitais sofreu a maior corrupção de sua história promovida por aqueles que não só deveriam estar indiciados no relatório, deveriam estar presos”.

Fernanda Melchionna

“É muita subserviência aos interesses do capital que lesa em bilhões de reais a empresa, quem paga são os trabalhadores, os pequenos acionistas e o povo brasileiro”, afirmou afirmou a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que votou pela condenação dos três principais acionistas da Americanas.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador