Genial/Quaest: Lula lidera com 46% e tem possibilidade de vencer no 1º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sem Ciro Gomes, Lula passaria a ter mais de 50% de votos já no 1º turno; no 2º turno, Lula venceria Bolsonaro

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (11) mostra que o ex-presidente Lula consolidou a liderança para a corrida presidencial de outubro de 2022 com 46% de intenções de votos.

Como a soma de todos os adversários dá 44% de intenções de voto, Lula teria possibilidade de vitória no primeiro turno. Porém, considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, a situação também levar ao cenário de segundo turno.

A Quaest testou cenários sem a candidatura de Ciro Gomes (PDT), mostrando que Lula teria a maioria absoluta das intenções de voto caso o pedetista saísse da disputa. Nos dois cenários testados (Lula x Jair Bolsonaro x João Dória ou Lula x Bolsonaro x Simone Tebet), o ex-presidente petista teria 50% ou 51% de intenções de voto.

No cenário em que Lula enfrenta no primeiro turno apenas Bolsonaro e Ciro, pela terceira via, o petista também mantém vantagem, com 48%, contra Bolsonaro 32% e Ciro 10%.

O cenário que tem mais nomes inclui:

Lula (PT): 46%
Jair Bolsonaro (PL): 29%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante):3%
João Doria (PSDB): 3%
Simone Tebet (MDB): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Luciano Bivar (União Brasil): 0%
Branco/nulo/não vai votar: 6%
Indecisos: 3%

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, Lula venceria todos os candidatos. Contra Bolsonaro, a distância é de 20 pontos percentuais: 54% para o petista e 34% para Bolsonaro.

Na pesquisa de primeiro turno, espontânea, a diferente entre Lula e Bolsonaro é menor: o petista é lembrado por 28% dos eleitores e Bolsonaro, por 22%.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas em 27 estados, na modalidade presencial. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O instituto recomenda não fazer comparação com pesquisas anteriores porque os nomes envolvidos nesta rodada foram alterados.

Leia também:

1 – Lula lidera pesquisa e venceria Bolsonaro com 14 pontos de diferença, aponta CNT

2 – Com Nassif, Carlos Fico e Maringoni, TVGGN repercute o conflito entre militares e TSE nesta terça, às 20 horas

3 – Empresário mineiro quebra protocolo em evento com Lula e exalta economia na era PT

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 3a.via não existe e deveríamos pensar no melhor para o país.
    Ciro deveria deixar o orgulho de lado e diferenças com Lula e ter a grandeza política de desistir do pleito dando apoio a candidatura de Lula.
    Somente assim liquidaríamos a fatura já no 1° turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador