Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (11) mostra que o ex-presidente Lula consolidou a liderança para a corrida presidencial de outubro de 2022 com 46% de intenções de votos.
Como a soma de todos os adversários dá 44% de intenções de voto, Lula teria possibilidade de vitória no primeiro turno. Porém, considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, a situação também levar ao cenário de segundo turno.
A Quaest testou cenários sem a candidatura de Ciro Gomes (PDT), mostrando que Lula teria a maioria absoluta das intenções de voto caso o pedetista saísse da disputa. Nos dois cenários testados (Lula x Jair Bolsonaro x João Dória ou Lula x Bolsonaro x Simone Tebet), o ex-presidente petista teria 50% ou 51% de intenções de voto.
No cenário em que Lula enfrenta no primeiro turno apenas Bolsonaro e Ciro, pela terceira via, o petista também mantém vantagem, com 48%, contra Bolsonaro 32% e Ciro 10%.
O cenário que tem mais nomes inclui:
Lula (PT): 46%
Jair Bolsonaro (PL): 29%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante):3%
João Doria (PSDB): 3%
Simone Tebet (MDB): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Luciano Bivar (União Brasil): 0%
Branco/nulo/não vai votar: 6%
Indecisos: 3%
SEGUNDO TURNO
No segundo turno, Lula venceria todos os candidatos. Contra Bolsonaro, a distância é de 20 pontos percentuais: 54% para o petista e 34% para Bolsonaro.
Na pesquisa de primeiro turno, espontânea, a diferente entre Lula e Bolsonaro é menor: o petista é lembrado por 28% dos eleitores e Bolsonaro, por 22%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas em 27 estados, na modalidade presencial. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O instituto recomenda não fazer comparação com pesquisas anteriores porque os nomes envolvidos nesta rodada foram alterados.
Leia também:
1 – Lula lidera pesquisa e venceria Bolsonaro com 14 pontos de diferença, aponta CNT
3 – Empresário mineiro quebra protocolo em evento com Lula e exalta economia na era PT
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Não espero um gesto de grandeza a favor da Democracia vindo de Ciro.
3a.via não existe e deveríamos pensar no melhor para o país.
Ciro deveria deixar o orgulho de lado e diferenças com Lula e ter a grandeza política de desistir do pleito dando apoio a candidatura de Lula.
Somente assim liquidaríamos a fatura já no 1° turno.