Novo aceno golpista, Bolsonaro ataca Moraes e não diz se aceitará resultado das eleições

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jair Bolsonaro não respondeu se aceitará o resultado das eleições 2022, colocando em xeque o resultado eleitoral e as urnas eletrônicas

Foto: Isac Nóbrega/PR

Jair Bolsonaro não respondeu se aceitará o resultado das eleições 2022. Colocando em xeque não só o resultado eleitoral, como no incisivo questionamento sobre as urnas eletrônicas, afirmou que “espera eleições limpas”.

Mas desconversou sobre suas falas serem ataques ao resultado eleitoral. “Da minha parte você não vê ataques. Agora, desconfiar é um direito meu. Estou num país democrático. Por que o senhor [Alenxadre de] Moraes diz que o candidato que por ventura duvidar da urna eletrônica terá o registro cassado e preso? Quem ele pensa que é?”.

Sem qualquer provas, Bolsonaro e sua campanha eleitoral colocam em dúvidas o processo democrático por meio das urnas eletrônicas, afirmando não serem confiáveis. Já disse que tem provas dessas suspeitas, mas nunca apresentou nenhuma.

Aqui, o GGN explica didaticamente como funciona a segurança das urnas eletrônicas, entenda:

Como funcionam as URNAS ELETRÔNICAS, clique na imagem para acessar esta WebStory

Bolsonaro também voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto, afirmando que não tem “dúvida” que o ministro seja “totalmente parcial”.

Entre as estratégias de Bolsonaro para desacreditar o sistema eleitoral, que já indica uma derrota do atual presidente nas pesquisas de intenções de voto, o governo inicialmente propôs um projeto no Congresso para o voto impresso, o que foi derrotado.

Em seguida, o TSE convidou as Forças Armadas a integrarem a Comissão de Transparência das Eleições, o que foi visto como um tiro no pé, uma vez que os militares poderiam inflar o discurso contra as urnas dentro da própria Comissão eleitoral.

Por fim, Bolsonaro ingressou com uma ação contra o ministro Barroso, também para tirar o crédito das instituições democráticas, como o STF.

Sobre o inquérito das Fake News no Supremo Tribunal Federal (STF), do qual Bolsonaro e aliados são alvos, o mandatário sustenta “abuso de autoridade” e disse que “quando a gente pensa que vai resolver, complica a situação”.

Invertendo completamente o discurso, uma vez que o mandatário e seus aliados são acusados de ataques a instituições democráticas, Bolsonaro manifestou: “O que é o senhor Alexandre de Moraes? Ele quer o confronto? Uma ruptura? Por que ele ataca tanto a democracia? Por que você não pode apresentar sugestões ao TSE a convite do TSE?”.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador