Bolsonaro volta a questionar sistema eleitoral e diz que “não cumprirá qualquer decisão” de Moraes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral, em aceno golpista, e disse que não cumprirá "qualquer decisão" de Moraes

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Jair Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral, em aceno golpista, e disse que não cumprirá “qualquer decisão” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em evento com empresários no noite desta segunda (16), em São Paulo.

Ao elogiar os empresários durante a pandemia, Bolsonaro disse que “podemos ter outra crise”, ao tentar convencer de que as eleições e a atual preferência dos brasileiros – o candidato Luiz Inácio Lula da Silva – poderia gerar instabilidade no país, “outra crise”.

“Podemos ter outra crise, podemos ter umas eleições contubardas”, disse. Em seguida, voltou a levantar suspeitas sobre o sistema eleitoral brasileiro: “Imagine acabarmos as eleições e pairar, para um lado ou pro outro, a suspeição de que elas não foram limpas?”, questionou.

O mandatário voltou a desacreditar o sistema de urnas eletrônicas, aplicado há anos no país: “Tem muita história pra contar sobre urna eletrônica. Um dia eu conto”, apenas jogou, sem trazer nenhum detalhe ou nenhuma prova.

O GGN explica passo-a-passo como funcionam as Urnas Eletrônicas e a sua segurança em WebStory, confira.

As declarações foram feitas durante a participação de Bolsonaro em um almoço fechado com empresários na abertura de feira no Expo Center Norte, na capital paulista.

Durante o evento com mais de 700 pessoas, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Bolsonaro também disse que “nunca será preso”. Ele é investigado por diversos inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

“[Quero] dizer aos canalhas que eu nunca serei preso”, disse, aos gritos.

“A liberdade é mais importante que a nossa própria vida. Em mais da metade do meu tempo eu me viro contra processos, ainda falam que eu vou ser preso. Por Deus que está no céu, eu nunca serei preso”, insistiu.

Em seguida, atacou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que havia determinado a prisão do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), aliado do presidente, dizendo que não cumprirá “qualquer decisão” do ministro.

“[Quero] dizer a vocês que qualquer decisão do senhor ​Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou. (…) Ou esse ministro se enquadra ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas turve a nossa liberdade.”

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Moraes é também vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou, neste final de semana, que garantirá que o resultado das urnas eletrônicas seja cumprido no Brasil.

“Em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado. E o Poder Judiciário continuará fiscalizando e garantindo a democracia.”

LEIA TAMBÉM:

Urnas eletrônicas: entenda o funcionamento, segurança e curiosidades

Inquéritos sobre milícias digitais e fake news são unificados por Alexandre de Moraes

Lula diz que Bolsonaro vai tomar um golpe em 2 de outubro: “golpe de eleição democrática”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre que está desesperado o vagabundo Jair Bolsonaro redobra a aposta e desafia a legalidade. Ele fará isso até levar um tiro na cara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador