
O presidente Lula fez duras críticas ao bilionário Elon Musk, dono da rede social X, que vem desrespeitando as legislações brasileiras.
“Esse cidadão é um cidadão americano, não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte… Ele pensa que é o quê?”, questionou o presidente, durante uma entrevista à Rádio MaisPB [confira a íntegra abaixo], nesta sexta (30).
“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição brasileira e às leis brasileiras. Portanto, se a Suprema Corte tomou uma decisão para o cidadão cumprir determinadas coisas, ou ele cumpre ou vai ter que tomar outra atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar”, afirmou.
Nesta quinta-feira (29), expirou o prazo concedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o X indicasse um representante legal no país para responder aos processos judiciais. Caso contrário, as operações da rede social seriam suspensas.
Além disso, o ministro do Supremo também determinou o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa do bilionário, com o objetivo de assegurar o pagamento das multas determinadas ao X pela não remoção de contas e perfis que disseminam Fake News, ataques às instituições e incitação a golpe.
Elon Musk não indicou o representante legal, afirmou que não iria remover os perfis bloqueados judicialmente e chegou a compartilhar uma publicação no X chamando Moraes de “criminoso vestido de toga como uma fantasia de Halloween” e “ditador malvado”.
“É o seguinte: ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se quiser, bem. Se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano. Esse país não é um país que tem uma sociedade que tem complexo de vira-lata, que porque o cara é americano a gente fica com medo. Não. Esse cara tem que aceitar as regras desse país. E se esse país tomou uma decisão através da Suprema Corte, ele tem que acatar. Se vale para mim, vale para ele”, disse Lula.
A expectativa é que a plataforma seja bloqueada a qualquer momento.
Acompanhe as declarações de Lula sobre Elon Musk, a partir do minuto 41:00:
Leia mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Em matéria do g1 consta que o Streck não acha legal que seja bloqueado dinheiro da Starlink para cobrir multa do que uma vez foi o velho tweeter, sob o argumento de que a Starlink, na qual o E Musk tem muito poder de decisão, não podia fazer nada para impedir o x, no qual o E. Musk manda e desmanda, de fazer o que fez.
Quer dizer que as decisões tomadas pelo Elon Musk do tweeter não podem ser contrariadas pelo Elon Musk da Starlink? Porque nao?
Ora, se está a bloquear recursos do acionista E. Musk possui na Starlink, e não recursos dos demais acionistas da mencionada emoresa. Ou não, Sr. Streck?
Não só a Suprema Corte, a nossa constituição, as nossas leis, e o nosso presidente. Soberania é isso, nacionalismo, não é bandalheira ideológica, é questão de proteção de nossas possibilidades de independência, quem está contra isso, não merece respeito.