Esquema de construção de ‘escolas fake’ tem aval do FNDE

Autarquia controlada por Ciro Nogueira ajuda deputados a ‘venderem’ ideia de que conseguiram recursos para construção de escolas e creches

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a construção de mais 2 mil escolas pelo país, mesmo sem recursos para finalizar 3,5 mil unidades que estão em andamento há anos.

Tal estratégia é interessante para deputados e senadores terem o que mostrar no palanque eleitoral, já que não existem recursos suficientes no orçamento para isso, o que pode aumentar a quantidade de unidades federais inacabadas pelo país.

Como aponta o jornal O Estado de S.Paulo, o esquema de “escolas fake” tem origem no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), comandado por Marcelo Ponte, apadrinhado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A oito meses do fim do governo Bolsonaro, apenas 3,8% dos recursos previstos para a construção das escolas foram liberados, enquanto 560 obras receberam 1% dos valores empenhados.

Ou seja: seriam necessários R$ 5,9 bilhões para tocar as novas escolas contratadas, o que levaria 51 anos para acontecer com o atual orçamento da pasta. Sem considerar as 3,5 mil obras em andamento.

Porém, as prioridades atendem a critérios políticos estabelecidos por Nogueira, fazendo com que os recursos cheguem primeiro a redutos do Progressistas.

Leia Também

Ciro Nogueira diz que Bolsonaro só perde ‘para ele mesmo’

Senado criará CPI para investigar lobby de pastores e irregularidades no MEC

Escândalo do kit robótica expõe influência de Arthur Lira sobre Bolsonaro

Além de suspeita de superfaturamento, ônibus escolares foram usados como capital eleitoral de deputados

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Tal estratégia é interessante para deputados e senadores terem o que mostrar no palanque eleitoral,(…)” Oxalá seja só isso PROPAGANDA FALSA. Geralmente, enquanto todos ficam de olho nos brotos de corrupção nos subterrâneos ocorrem as grande jogadas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador