Lula termina segundo ano do mandato com  52% de aprovação dos eleitores, mostra Quaest

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Já a reprovação sobre o trabalho do presente, no seu terceiro mandato na chefia do Executivo, é de 47%

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante gravação de entrevista, por videoconferência, a Darius Rochebin, do canal francês TF1. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma nova rodada da Pesquisa Quest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta que o trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 52% dos eleitores brasileiros e reprovado por 47%.

Em relação ao trabalho feito pelo presidente no seu terceiro mandato na chefia do Executivo, 1% não sabem ou não responderam. Na rodada anterior, divulgada em outubro, o índice de aprovação em relação às atividades de Lula oscilou um ponto percentual para cima. A reprovação subiu dois pontos.

Imagem: Reprodução/Quaest

Os dados atuais correspondem à quinta e última rodada da pesquisa em 2024, que analisa o final do segundo ano da atual gestão petista. Ao todo, foram entrevistados 8.598 eleitores de todo país, de forma presencial, entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual. 

A partir de recortes, os últimos dados mostram que a satisfação com Lula é maior entre os eleitores da região Nordeste, a maior base de apoio regional do presidente, onde 67% veem seu trabalho de forma positiva. A aprovação também continua em alta entre os eleitores de baixa renda e pretos, com 63% e 59%, respectivamente. 

Já a reprovação continua maior entre aqueles que têm renda domiciliar acima de cinco salários mínimos (59%), evangélicos (56%) e eleitores do Sudeste (55%). 

Imagem: Reprodução/Quaest

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o padrão dos índices “permanece parecido com o da eleição” em 2022. Contudo, para ele, “a estabilidade nos números revela a baixa capacidade do governo em comunicar seus principais resultados econômicos”, analisou em publicação na rede social X. 

Na comparação com pesquisas do IBOPE feitas ao final do 2º ano do mandato de outros presidentes em anos anteriores, Lula 3 é pior do que Lula 1 e 2 e só aparece à frente dos governos FHC 2 e Temer”, acrescentou Nunes. 

Avaliação geral do governo 

Em relação a avaliação geral do governo federal, 33% têm opinião positiva, 31%  negativa, 34% regular e 2% não responderam. Neste caso a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na comparação com o levantamento de outubro, os números permanecem estáveis, oscilando um ponto percentual para cima. 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador