“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania”, comenta Lula sobre Bolsonaro 

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Presidente ainda ressaltou que pedidos de anistia de Bolsonaro e aliados demonstram ‘comprovação de culpa’; confira a declaração

Ricardo Stuckert – PR

O presidente Lula (PT) comentou, nesta quarta-feira (26), a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022. 

Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado. É um golpe de Estado que está sendo julgado. É a conduta desse cidadão que está sendo julgada. Então, eu penso que, se ele for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes. Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, declarou o petista durante coletiva de imprensa, em Tóquio, no Japão, onde cumpre agenda oficial. 

Segundo Lula, “é visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país. É visível, por todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, o do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira. Todo mundo sabe o que aconteceu nesse país”, disse. 

Lula ressaltou que possivelmente o STF, diante das provas, condene Bolsonaro, mas que é preciso esperar o julgamento da ação penal. “Seria presunção minha fazer qualquer prognóstico sobre a decisão da Suprema Corte”, afirmou. “Só espero que a Justiça faça Justiça. Se nos autos do processo ele for inocente, que seja inocentado. Se ele for culpado, que seja punido. Defendo que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive”, acrescentou o presidente. 

O mandatário ainda se manifestou contra os pedidos de anistia feitos por Bolsonaro, aliados e apoiadores para beneficiar os golpistas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em  8 de janeiro de 2023.

Não adianta agora ele [Bolsonaro] ficar fazendo bravata e dizer que está sendo perseguido. Ele sabe o que ele cometeu (…) Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo que foi culpado. Prova que é inocente, e vai ficar livre”, pontuou Lula. 

Após a visita ao Japão, Lula e ministros do governo seguem para Hanói, capital do Vietnã, onde se reunirão com políticos e empresários locais, a fim de ampliar parcerias comerciais com o Sudeste Asiático.

Leia também:

Últimas notícias

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os Golpistas, que já dirigiram preces a Pneus, agora estão pedindo perdão ao Estado Democrático de Direito.

    “Eu queria pedir perdão para o Estado Democrático de Direito. Estar aqui me fez refletir muita coisa. O país depende de hierarquias que precisam ser respeitadas. O Estado foi ferido com meu ato. Foi isolado, não pretendo repetir”. – Golpista Débora

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador