Lula consolida liderança, Bolsonaro volta a crescer, enquanto Ciro e Moro estão estagnados, mostra pesquisa

A avaliação de negativa do governo Bolsonaro caiu de 47% em dezembro de 2021 para 42% agora em fevereiro de 2022

Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Sergio Moro em uma colagem
Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Sergio Moro. Os quatro principais candidatos na eleição de 2022. Fotos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil/Divulgação/Podemos

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (21) mostra que as candidatura de Lula e Jair Bolsonaro para a eleição presidencial de 2022 estão consolidadas. Lula lidera a corrida com ampla vantagem sobre todos os adversários. Bolsonaro, porém, voltou a exibir sinais de crescimento, enquanto Sergio Moro e Ciro Gomes estão estagnados na batalha pela terceira via.

Na pesquisa estimulada, Lula tem 42% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro, 6,7% de Ciro e 6,4% de Moro. Os demais candidatos têm menos de 1,8% cada um. Indecisos, brancos e nulos somam 12% neste cenário.

Já na pesquisa espontânea, Lula tem 32,8%, ante 24% de Bolsonaro, 2,6% de Ciro e 2,1% de Moro. Brancos, nulos e indecisos somam 36%.

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, Lula vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, o placar é 53% para o petista e 35% para o candidato à reeleição.

Contra Moro, a vantagem de Lula é ainda maior: 52% ante 29% do ex-juiz.

Já contra Doria, Lula marca 54,9%, contra 16,7% do tucano.

Bolsonaro perderia para Ciro Gomes por 41% a 37%. Mas, contra Sergio Moro, Bolsonaro está em situação de empate técnico: 35,6% votariam no extremista de direita, e 34% no ex-juiz.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO

O ponto positivo para Bolsonaro foi uma queda na avaliação negativa de seu governo. O índice caiu de 47% em dezembro de 2021 para 42% agora em fevereiro de 2022.

PROBLEMAS DO BRASIL

Para 75% dos entrevistados, a Saúde é o principal problema do País, seguido pela Educação (50%), emprego (32%) e segurança (15%). Outros 36% acham que a economia só vai melhorar em 2023.

CORRUPÇÃO

Para outros 34%, o combate à corrupção com Bolsonaro está melhor do que em governos anteriores. Outros 31% acham que está igual, e 31% acham que está pior.

MAIS POBRES

Quando perguntados sobre a avaliação dos benefícios para os mais pobres no governo Bolsonaro em relação aos governos anteriores, 43% acham que está pior, 26% acreditam que está igual e 28% acham que melhorou.

REJEIÇÃO PESSOAL DE BOLSONARO

Sobre o desempenho pessoal de Jair Bolsonaro, 61% disseram que desaprovam, 33% aprovam e 4,7% não quiseram ou não sabem responder.

Segundo a pesquisa, “as características mais importantes para os candidatos a presidente da República
são honestidade, competência e apresentar novas propostas para o Brasil. Os eleitores pretendem acompanhar as propostas dos candidatos principalmente por televisão e redes sociais.”

A 151ª Pesquisa CNT de Opinião foi realizada de 16 a 19 de fevereiro de 2021. A margem de erro é de 2,2 pontos e o nível de confiança é de 95%.

Recomendado:

Confira também:

Todas as eleições de Lula
5 jingles eleitorais que fizeram história
Como regularizar seu título de eleitor
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador