10 de junho de 2026

Lula indica Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais

Presidente do PT e deputada federal, Gleisi tem grande capacidade de articulação e conseguiu manter o partido unido durante crises
Gustavo Bezerra

Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), após reunião em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores para assumir a função. A posse está marcada para 10 de março. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Alexandre Padilha (PT), até então titular da pasta, vai assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. 

À frente do PT desde 2017, Gleisi teve um importante papel na unificação do partido diante das crises da Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula, em abril de 2018. 

“Não vamos descansar nenhum minuto de fazer a defesa dele. Não pensem que uma sentença de um juiz de primeiro grau vai deixar uma eleição sem Lula. Uma eleição sem Lula não é eleição, é fraude”, declarou a deputada.

Leal a Lula, Gleisi é conhecida pela habilidade de conduzir situações difíceis, gralhas à sua capacidade de articulação, característica que falta no governo Lula 3, que atingiu os maiores níveis de reprovação no último mês.

Ela também é uma voz ativa e contundente entre os progressistas, mesmo sem se envolver em polêmicas.

Este ano, estava cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência ou o Ministério do Desenvolvimento Social. Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, é o nome favorito para sucedê-la na presidência do partido.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Dantas

    28 de fevereiro de 2025 2:36 pm

    Haddad vai pedir as contas ?

Recomendados para você

Recomendados