Lula não tem ligação com caso do contador investigado por esquema com PCC, diz Polícia Civil

Lula não tem ligações com a investigação da Polícia Civil sobre contador suspeito de ter criado esquema de lavagem de dinheiro para o PCC

Lula segurando um microfone com o outro dedo em riste
Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil de São Paulo afirmou o ex-presidente Lula (PT) não aparece em investigação do Denarc sobre possível esquema de lavagem de dinheiro para o PCC, com a suposta ajuda de um contador que fez a declaração de imposto de renda de Lula a sete anos atrás.

A informação consta no sexto parágrafo da reportagem divulgada pela Folha de S. Paulo na tarde de quinta, 16, em matéria cujo título diz que “contador ligado a Lula atuou para o PCC”. A reportagem tem sido usada como arma pelos bolsonaristas.

O contador João Muniz Leite. Foto: Arquivo pessoal

O contador João Muniz Leite e sua esposa são alvos de investigação da Polícia Civil. Ele é suspeito de ter montando um esquema de lavagem de dinheiro para Cara Preta, suposto chefe do PCC, morto no ano passado.

O nome de Leite, que foi contador de Lula entre 2011 e 2015, vinha sendo mantido em sigilo, mas acabou confirmado pela Polícia Civil após vazar para a imprensa, numa reportagem do Estadão.

Os vazamentos seletivos eram uma constante na Operação Lava Jato, deflagrada no ano eleitoral de 2014. Oito anos depois, Lula não responde mais a processos na Lava Jato e lidera as pesquisas eleitorais contra Jair Bolsonaro, para a eleição de 2022.

O Jornal GGN produzirá um documentário sobre os esquemas da ultradireita e a ameaça bolsonarista ao processo eleitoral. Saiba mais clicando aqui

Leite foi testemunha do caso do sítio de Atibaia, movido pela Lava Jato em Curitiba contra Lula. Ele chegou a depor perante o ex-juiz Sergio Moro, declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal nos processos contra o ex-presidente. O contador alegou que fez a declaração de imposto de renda de Lula a pedido do advogado Roberto Teixeira.

Procurada, a assessoria de imprensa de Lula frisou que o petista não tem relação com a investigação do Denarc. Além disso, todo seu sigilo fiscal e bancário foi quebrado na Lava Jato e “jamais uma irregularidade foi encontrada”.

A Justiça de São Paulo bloqueou, segundo a Folha, 40 milhões de reais do grupo investigado na operação contra o PCC.

Leia também:

Lava Jato não tem mais como prejudicar candidatura de Lula em 2022, diz Cristiano Zanin. Assista

PF vasculha 10 anos das finanças de Lulinha e conclui que não há corrupção

Exclusivo: PF fez devassa na empresa de Lula, não encontrou nada, mas indiciou assim mesmo

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ed.

- 2022-06-17 16:49:16

Entretanto, a míRdia contra Lula, PT, esquerda democrática e quem se interessa pela prosperidade da nação brasileira como um todo, não cansa nem aprende, principalmente os mesmos Estadão, Globo, Folha e Abril/Veja, dentre outros. E olha que no caso do Lula, ele não só os atacou como respeitou e lhes deu boas condições, não só à eles como a banqueiros, empresários, ruralistas, religiosos, outros poderes... Mas não adianta: a submedíocre "zelite" braZileira é das piores do mundo e sempre quer mais e mais fácil. Eu que nasci e cresci orgulhoso num "país do futuro" nem sei mais se ou qual futuro temos para este país.

- 2022-06-17 16:25:44

Começou de novo. Lula que se prepare porque a grande mídia vai bombardeá-lo daqui até as eleições.

Fernando Castilho

- 2022-06-17 16:08:10

É muita safadeza fazer ilação sobre ligação inexistente de Lula com o contador. Já prevíamos que a grande imprensa começaria a atacar Lula, caso a terceira via não emplacasse. Até que demorou.

ze sergio/sorocabanoburaco

- 2022-06-17 14:45:54

Eu não sei de nada !!!! Sabemos, Lula !!! De dia Contador do Lula. De noite Contador de Facção Criminosa. Facção Criminosa que controla os Ônibus da Capital Paulista sob a parceria e cumplicidade de Vereador Petista. Ônibus da Capital Paulista que começam a receber Fortunas Bilionárias de Subsídios na Gestão Fernando Haddad/PT na ordem de mais de 3,6 Bilhões de Reais. Facção Criminosa que surge e se fortalece durante os Governos PSDB e PT. O CRIME é explícito. Existe e tem toda sua ramificação revelada dentro do PT. Mas como todos outros CRIMES deste Partido comandado pelo seu Chefe, ele diz que nada sabe. Sabemos Lula !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador