A missão evangélica que mais recebeu recursos do governo Jair Bolsonaro (PL) para atuar junto aos indígenas na Amazônia não apenas reconhece a influência política na administração dos recursos, como aponta a ligação de autoridades com os garimpeiros.
No dia 24 de janeiro, a Missão Evangélica Caiuá, ligada à Igreja Presbiteriana do Brasil e que recebeu R$ 872 milhões ao longo do governo Bolsonaro, elaborou um relatório onde lista uma série de denúncias creditadas a “colaboradores que não querem nem podem ser identificados, pois suas vidas estariam em risco”.
A primeira denúncia é que o DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena – é alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) por desvio de medicamentos por parte do coordenador.
“O coordenador é cargo político, e o dono da pasta da saúde indígena que controla o DSEI Yanomami, é o Senador Mecias de jesus (sic)”, afirma o documento, citando o senador do Republicanos.
Vale lembrar que Mecias e seu filho – o deputado Jhonatan de Jesus, escolhido como representante da Câmara no Tribunal de Contas da União – foram responsáveis pela escolha dos últimos gestores do distrito.
De acordo com a missão, “o próprio presidente do controle social tem envolvimento com o garimpo” e “existem relatos sobre a troca de medicamento por ouro”.
O documento também destaca os casos de desnutrição grave na região do Surucucu e em outras comunidades, e também a ocorrência de “casos de malária, verminoses, diarreia e doenças do trato respiratório, como pneumonia”, em todo o território.
Leia abaixo a íntegra do relatório elaborado pela Missão Evangélica Caiuá
Célio Ferreira Facó
5 de fevereiro de 2023 12:00 pmDemônios inescrupulosos hão de abrir talvez uma subsidiária do Inferno sob o nome OCASIÃO DE VER PELO REVERSO A BELEZA DO PARAÍSO.
---
5 de fevereiro de 2023 12:09 pmQue novidade , um grupo de corruptos usando a moralidade como fachada para enriquecimento . O bolso foi derrotado , mas a corrupçao e a impunidade continuam no pais . Vai dar em nada, comm semrpe
Mário Mendonça
5 de fevereiro de 2023 3:36 pmNassif, normalíssimo, os maiores canalhas do Brasil são empresários e seus testas de ferro como esse político !
ed.
5 de fevereiro de 2023 4:25 pmO espantoso é que o bozo tanto promoveu, fabricou e comprou o anti-malárico cloroquina para covid, que “faltou” para combater a malária dos indígenas.
Anônimo
6 de fevereiro de 2023 9:46 amE o Senador é de Zézuis !!….
antonio sacco
6 de fevereiro de 2023 10:02 amImpressionante, mas virou axioma. Quanto mais se fala em Deus, por Deus, em moral, família, mais….
AMBAR
6 de fevereiro de 2023 3:58 pmSe não dá pra confiar em messias com dois ss, imagina num Mecias com c.