Moradores de PE reclamam de “politicagem” envolvendo cisternas

Líder do governo Bolsonaro envia recursos para cidade governada pelo filho, que direciona verba apenas para aliados

Cisterna para captação e armazenamento de água da chuva. Foto: Fernando Frazão / Arquivo Agência Brasil

Jornal GGN – Moradores da zona rural da cidade de Petrolina, em Pernambuco, denunciam “politicagem” envolvendo a distribuição de cisternas por parte do prefeito da cidade, Miguel Coelho (DEM).

Em setembro, Miguel Filho anunciou que 1000 cisternas seriam instaladas na zona rural, sendo que 300 tinham sido entregues, em ação feita pelo “trabalho da nossa força política” com o apoio do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado Fernando Filho, ao lado da Codevasf.

Bezerra Coelho é líder do governo Bolsonaro no Senado Federal e pai do prefeito de Petrolina, e pode-se dizer que a “força política” citada por Miguel são as chamadas emendas de relator, inclusas no Orçamento de 2020 pelo Congresso.

Contudo, a distribuição das cisternas citadas não obedece ao critério de necessidade, e sim o chamado ‘toma lá dá cá’ e à proximidade de cada morador com os políticos.

Desta forma, alguns moradores não conseguem cisternas para armazenar água, outros contam com até duas em suas residências apenas por serem aliados políticos ou aceitarem o jogo das autoridades.

Moradores entrevistados pelo jornal Folha de São Paulo destacam a discriminação política na distribuição dos reservatórios, citando o atual secretário de Agricultura da cidade, Gilberto de Sá Melo.

Aqueles que apoiaram a candidatura de Sá Melo a vereador nas eleições de 2020 foram contemplados com cisternas, levando a casos de pessoas que receberam uma segunda cisterna de polietileno mesmo possuindo reservatórios de alvenaria apenas por terem feito campanha.

Leia Também

Câmara cogita mudar lei para legalizar aumento nos planos de saúde de idosos

STF determina abertura de inquérito contra Bolsonaro por associação falsa entre vacina e HIV

Subsistema de Agronegócio e Quebra da Cadeia Produtiva-Comercial, por Fernando Nogueira da Costa

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador