10 de junho de 2026

Motta promete semana decisiva com votação da PEC do fim da escala 6×1

Presidente da Câmara articula esforço concentrado para aprovar o texto, que reduz jornada sem corte salarial e cria dois dias de folga

▸ Presidente da Câmara, Hugo Motta, prioriza votação da PEC que acaba com escala 6×1 na próxima quarta-feira (27).

▸ Proposta prevê jornada de 40 horas semanais, cinco dias de trabalho e dois de descanso, sem redução salarial.

▸ Agenda inclui projetos para o agronegócio e PLP 114/26 para estabilizar preços dos combustíveis.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), estabeleceu como prioridade para a próxima semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim da escala de trabalho 6×1. O cronograma prevê que o texto passe pela comissão especial a próxima quarta-feira (27), seguindo diretamente para o plenário da Casa.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A articulação política busca equilibrar as demandas dos trabalhadores por qualidade de vida com as preocupações do setor produtivo. Motta, que deve se reunir nos próximos dias com o relator da matéria, deputado Léo Prates (Republicanos-BA), reforçou a intenção de manter o diálogo para evitar entraves econômicos.

Alguns pontos estão sendo discutidos com governos, bancadas, setor produtivo. Vamos receber representantes do setor produtivo e vamos conduzir essa pauta com equilíbrio, sem abrir mão de entregar à sociedade a redução da jornada, sem redução salarial e dois dias de descanso“, afirmou Motta. “Temos a plena convicção de que isso não atrapalhará a produtividade do país“, completou.

Foco em mudanças estruturais

Nos bastidores das negociações, o consenso entre o comando da Câmara, o governo federal e a relatoria é por um texto focado em mudanças estruturais. A proposta deve consolidar a transição para a jornada de 40 horas semanais, ante as atuais 44, com o modelo de cinco dias de trabalho para dois de descanso, preservando integralmente os salários.

A estratégia legislativa prevê que, após a aprovação da PEC, os detalhes operacionais sobre a implementação da nova jornada sejam tratados posteriormente por meio de um projeto de lei, atendendo a uma demanda do Palácio do Planalto por maior clareza na regulamentação.

Agenda legislativa e agronegócio

Além da PEC, Motta detalhou a pauta de votações para as próximas duas semanas, que dará protagonismo a projetos voltados ao agronegócio. Entre as prioridades estão o programa Profert, que visa incentivar a produção nacional de fertilizantes para reduzir a dependência externa, e a criação de mecanismos de seguro rural.

O plenário também deve deliberar sobre o PLP 114/26, que propõe vincular o excedente de receita federal decorrente da exportação de petróleo a medidas de estabilização dos preços dos combustíveis. O projeto é apresentado como uma solução pontual para conter as oscilações provocadas pelo cenário geopolítico, especificamente os efeitos da guerra com o Irã.

Com informações da Câmara Notícias

LEIA TAMBÉM:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados