O Roda Viva com Roberto Freire – II

Estamos vivendo um período de desmonte ideológico, em que meros termos como “direita”e “esquerda” foram usados levianamente. Há que se aguardar. Roberto Freire foi eleito e fará, com certeza, uma oposição crítica e democrática ao governo. Espero que recuperemos de volta a capacidade de análise conseqüente.

Assessorei o Ministro Patrus Ananias ao indicar a ele as estratégias que permitiriam a operação bem sucedida do bolsa família. Enfrentei resistências do próprio núcleo desenvolvimentista do governo e mesmo de Maria da Conceição Tavares que considerava o bolsa família assistencialista e defendia o caminho da valorização do salário mínimo. Defendia que o bolsa família era uma medida emergencial e que não colidia com o processo de recuperação e valorização do salário mínimo. 

Roberto Freire tem razão ao afirmar, no primeiro bloco do programa, que não houve redistribuição de renda mas transferência de renda. Aliás uma transferência de renda que não gerou alternativas reais de ocupação e emprego. Aguardemos!

Roberto Freire tratou das contradições, do materialismo histórico, disse que o que muda é o conteúdo.Tratou do conservadorismo, principalmente em matéria de costumes, que prevaleceu na campanha eleitoral. E apontou o acordo entre o governo e o Papa como agente disparador das clivagens da sociedade. Não quis se posicionar sobre o governo, antes que o governo se formasse e apresentasse uma proposta própria, em que houvesse linhas de pensamento mais avançadas. E deixou claro que considera tanto Dilma quanto Serra quadros com formação política.

Parte de nossa imprensa e alguns articulistas é que têm abastardado os debates. Concordo que Paulo Moreira Leite se sobressaiu por sua postura responsável, sem buscar o mero entretenimento, o imediatismo, realmente preocupado em analisar e pensar alternativas para o país.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador