Tem-se um país pronto para alçar voo, com uma sociedade civil complexa, estrutura universitária, de pesquisas, grandes empresas, diversidade regional, mercado de capitais, múltiplas vocações econômicas.
Mas há um vácuo político e uma imprevisibilidade total sobre os desdobramentos da crise.
***
Vamos a uma análise dos principais personagens:
Fernando Henrique Cardoso – ainda é o principal mentor dos grupos de oposição. Mas seu único objetivo é a revanche com Lula. O resto – país, PSDB, aliados – que exploda.
Lula – entrou na chamada sinuca de bico. Tem que preservar Dilma e o PT, mas, ao mesmo tempo, teme afundar com ambos. Sua decantada intuição travou.
PT – desde a prisão dos principais líderes, uma militância sem comando. com os parlamentares votando sistematicamente contra bandeiras que levantou um dia. A única bandeira capaz de unir a todos é a perspectiva de um impeachment de Dilma.
PSDB –não existe mais como partido. Tem votado sistematicamente contra o rigor fiscal e contra um conjunto de leis que ele próprio patrocinou. Há um grupo com articulação com mídia e empresariado (FHC-Serra), um governador que tenta se articular, mas sem possuir familiaridade para os grandes arranjos políticos (Geraldo Alckmin) e um garotão sem noção (Aécio). Debaixo deles, um bando de tresloucados.
Aécio Neves –colocado na linha de frente por FHC para o chamado fogo de exaustão no governo Dilma desgastou-se sozinho. É figura descartável, assim que formar-se um consenso sobre os rumos da crise.
PMDB – os presidentes da Câmara e do Senado precisam acumular poder para escapar do risco de prisão. Ou sentam no trono ou vão para o calabouço. A única âncora de bom senso é o vice-presidente Michel Temer.
Grupos de mídia– a palavra de ordem é impeachment, e se colocam todos a produzir clima para tal. A ponte quebrou, exageramos, e toca a produzir artigos de bom senso relativo. Todos disciplinadamente andando em manada ao sabor da falta de rumo.
Presidência da República – poucas vezes na história se teve uma quadra tão medíocre e sem noção. Dilma só se valeu da palavra de presidente para defender a si própria das insinuações e dos abusos do inquérito. Não montou nenhuma estratégia consistente para poupar a economia dos reflexos da Lava Jato, nem se abriu para fora do seu gabinete, para preparar projetos minimamente articulados com a opinião pública.
Procurador Geral da República – hoje em dia, qualquer réu pode acertar contas com qualquer adversário. Basta tornar-se delator e mencionar o nome do desafeto em um interrogatório. Os bravos procuradores e delegados da Lava Jato se encarregarão de levar para a mídia. Foi necessário o Ministro Teori Zavascki chamar os procuradores à razão, para o PGR agir.
STF (Supremo Tribunal Federal) – só tem dois Ministros com coragem de investir contra as ondas: Marco Aurélio Mello, e sua tradição de remar contra a corrente; e Gilmar Mendes, e sua tradição de atuar de forma vergonhosamente partidária.
Grupos econômicos – o “road show” de Dilma nos EUA mostrou que ruim com ela, pior sem ela, péssimo com o impeachment. Mas, sem Dilma apresentar um projeto consistente, ficam ao sabor das manchetes.
Repito: quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Lástima
Nassif, não há muito o que acrescentar, apenas que continuo acreditando, infelizmente, que o desembarque é questão de semanas, talvez meses, a depender da resistência da PR.
Os ratos rapidamente alcançarão as cordas e o abandono está planejado e organizado. O tempo de reação ficou muito lá atrás e não faltou – aqui e em outros sítios – análise, alertas, sugestões.
A inação é uma escolha sempre. Mas mesmo nela há um tempo de retomada e, no meu entender, este governo perdeu o timing.
Lamentável que represente não apenas uma perda de tempo irrecuperável e destrutiva, lesiva ao País, como também um retrocesso que empana muitos dos avanços da “era Lula”. E os torna um peso, não uma vantagem.
Como eu nunca acreditei num retorno de Lula – e continuo não acreditando – olho para frente e não há horizonte que alimente qualquer esperança. Pelo contrário. Uma lástima.
Muita calma nessa hora. O
Muita calma nessa hora. O pessoal que manda de fato sabe que a destituição do atual governo não faz bem para os negócios. Nomeu modo de ver, o esquema é o mesmo de 2005. Só que agora talvez com um pouco mais de chance.
Alguém avisa a Dilma que essa
Alguém avisa a Dilma que essa medida provisória é loucura!!!! É a gota que faltava no jogo político pra pedirem o impeachment!!!
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1655187-para-fazer-reforma-do-icms-governo-edita-medida-provisoria.shtml
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/07/13/dilma-passara-e-engomara-dinheiro-sujo-lavado/
Revanche contra Lula?
Até
Revanche contra Lula?
Até onde eu sei, pode ser no box, no futebol ou na política, revanche é a concessão de desforra dada ao perdedor pelo vencedor. No caso político, da eleições presidencias, FHC bateu Lula duas vezes em primeiro turno, se alguém precisa de revanche aqui, esse alguém é Lula.
Ou o articulista está querendo dizer que FHC quer revanche contra a ex-popularidade do ex-presidente petista?
Talvez fosse melhor o verbete
Talvez fosse melhor o verbete “despeito” ao invés de revanche…
Mesmo com as propaladas, mas duvidosas, cultura e preparo do FHC, seu governo nada realizou mais do que o período trabalhista. Sentou-se em cima de um Plano Real que não era seu, do Itamar, e achou, com toda a sua vaidade e soberba, ter ganho o mundo.
O presidente retirante, operário teve o reconhecimento de seu povo (comparar sua aprovação ao deixar o governo) e o reconhecimento mundial por suas atuações em favor dos mais desvalidos.
As honras e homenagens recebidas em todo o mundo colocam o operário presidente em um patamar insuportável para aqueles que se acham ou querem ser chamados de “ricos” e de ter a exclusividade.
Calma amigo, há espaço para todos…
Se Lula buscasse revanche,
Se Lula buscasse revanche, pode-se considerar que ele exagerou:
– 4 eleições para presidente já levou, e desperta o pânico da oposição a simples idéia de ele levar a quinta.
– exceto Aécio, todos seus candidatos a presidente o quiseram longe da campanha presidencial.
– Mesmo sendo tratado a Pão-de-ló pela mídia, a população o rejeita, ao passo que mesmo essa Grande mídia massacrando Lula, esse ainda mantém seu eleitorado.
– comparativo de governos? É uma lavada a favor de Lula, já fizeram muito está comparação aqui.
– Lula levou o país a um protagonismo e projeção internacional inéditos – FHC levou o país várias vezes ao FMI com o chapéu na mão.
– As palestras de Lula são muito mais proveitosas que as de FHC, por isso são mais caras.
– FHC fala mal do país lá fora, Lula fala bem e ajuda empresas brasileiras.
Para FHC, o fato de ter sido superado com folga por um torneiro mecânico é algo um tanto insuportável, “assim não pode, assim não dá “.
Não Alimente Os Trolls!
Bom dia. Caro Álvaro Noites, dá para perceber quem quer discutir e quem quer fazer flame. Deixe-os para lá, em nome do debate.
Também acho. Proponho que
Também acho. Proponho que convoquem novas eleições já. Lula X FHC. Mas tem que ser o príncipe da privataria, não vale mandar o garotão netinho do vovô. Topas? Não né?
Boa idéia e tenho até um título para esse embate:
O Duelo da Naftalina! Imagino até Jimmy Buffer anunciando:
Desde lado, o representante do socialismo, 15 quilos e alguns milhões mais gordo: Luiiiiiisss Inaaaaacioooo!!!
E do outro, com suas penas social democratas, joelho cansado e discurso professoral: Efe! Agá! Cê!!!
Eles disputam para ver quem tem a visão mais arcaica de mundo! Eles disputam qual teoria política quebrou mais países! Ambos contam com acessoria internacional.Do lado socialista, técnicos cubanos, argentinos e venezuelanos; do lado social democrata, gregos, espanhóis e italianos. Todos falam muito, explicam muito. Vemos estudos estratégicos incríveis, mas parece que não conseguem nem decidir onde a cadeirinha e o balde de cuspe devem ficar. Fofoca de bastidores: parece que o técnico grego mentiu no processo de escolha pra poder fazer parte do evento.
Árbitros: Angela Merkel (afinal, tem que ser alguém que saiba fazer conta…) e Oswaldo Sangiorgi (para explicar e fazer os dois lados contarem nos dedinhos)
Emocionante! Mal posso esperar pra ver – de preferência em transmissão pay per view da Inglaterra ou dos EUA.
Antes pressupunha que o Free
Antes pressupunha que o Free Walker tinha problemas cognitivos.Hoje tenho absoluta certeza.
Claro que revanche não poderia ser com relação as disputas eleitorais. Diz respeito ao inconformismo de FHC com o sucessoedos dois governos de Lula e a projeção e o respeito internacional adquirido o que fez brotar no primeiro um azeduma, uma amargura imensa, um despeito imensurável.
Como o “príncipe” poderia reverter essa situação a ele desfavorável? Ou governando novamente para se redimir dos seus primeiros mandatos ao tempo em que superaria Lula tanto eleitoralmente como em avaliação de governo ou então, o que é o caso, tramar, torcer, agir, para o ocaso do governo de Dilma, herdeira de Lula, concomitantemente à desgraça moral, política e pessoal deste último,
Informa teu e-mail que mando o desenho.
Nesse post do Nassif, o
Nesse post do Nassif, o único alento é que as forças armadas estão definitivamente fora desse caos – ao contrário de 64, em que elas aproveitaram a guerra das lideranças políticas civis e tomaram o poder ( a versão corrente de que os militares fizeram isso para impedir que o Brasil virasse um “Cubão” é só história para Lobão dormir rs ) .
E de novo repete-se a guerra entre as lideranças civis pelo poder, pouco importando se isso pode acabar em um país destruído. Será que estamos condenados a nunca termos uma elite política minimamente decente?
Alguém já disse que a
Alguém já disse que a política é o espelho da nação. Essa súcia de políticos não se colocou lá. Foi votada.
Projeto de Nação
Apenas o PT e Dilma possuem um projeto de nação. O restante é “antimatéria”, anti-PT, anti-tudo, apenas ao sabor dos ventos globais. São todos tiradores de pedra no meio da turba, ou desde Miami. Nenhum deles assune responsavelmente qualquer “day after”, se Dilma cair, pois sabem que o sistema global não precisa de nenhuma liderança tão espetacular para seguir o seu rumo, totalmente contra os interesses brasileiros.
Nessa lista toda, como sempre, faltam os atores principais e responsáveis por tudo isso: o povo.
De todos os mais incrivel é o
De todos os mais incrivel é o gm, um juiz que se reune com dois investigados pelo stf e trata de um assunto que interessa aos golpistas é surreal, só nesse país; não entendo a covardia do PT em pedir o impedimento desse ministro ou pelo menos suspeição nos casos em que julga contra o partido.
Já teve qme fizesse isso e
Já teve qme fizesse isso e qual foi o resultado no Senado? Tá lembrado? A ação parecia um boletim de ocorrências contra o gilmau.
Francamente
Um ministro do STF com 2 bandidos
Acho que Vc. deveria refazer
Acho que Vc. deveria refazer a conta….
A tudo que foi mencionado,
A tudo que foi mencionado, acho que se pode acrescentar um outro ítem: A combinação de analfabetismo político com religião. Isto aqui vai acabar virando uma república midiático-evangélica.
Já que falei em Deus, Ele criou um lugar esplêndido, um dos mais ricos e belos da face da Terra, mas permitiu que ele fosse descoberto pelos portugueses e colonizado com a mentalidade de que era pra ser explorado por aventureiros que depois de enriquecerem voltariam para a metrópole. Coxinhas se babam pelos EUA como exemplo, mas o mais importante eles não tem capacidade de entender: se a classe dominante daquele povo tivesse a mesma mentalidade da brasileira e a direita deles fosse tão tosca quanto a nossa, aquele país não passaria de uma enorme república de bananas da América do Norte. O Brasil não passa de uma república de bananas que teve um bom momento. Agora voltaremos à velha rotina de colonia.
Realmente..o povo…
na hora H é só bradar…”não me deixem só”… e os 54 milhões de votos sairão do seu marasmo, principalmente os que estão caindo da sua classe media artificial nos últimos meses e acordando para a realidade – a questão para essas pessoas é exclusivamente economica, o resto que se lixe!
Contemos com o povo!
Marco, um erro crasso
Marco, um erro crasso cometido nos últimos anos foi justamente esse: o equívoco de incensar a comida na mesa – importantíssima claro – sem esclarecer que se trata de resultante de um projeto que precisa ser apoiado e revitalizado, e que há um custo para que as mesas estejam protegidas.
No entanto, esse povo – alguém conta mesmo com isso? – quando a carestia e os jornais fazem sua parte, é volúvel – porque não foi orientado e esclarecido sobre o projeto.
Na hora H, restarem os nós a lamentar nos blogs e nas mesas de bar. Ressaca moral e cívica a caminho. Mas povo, não vejo não… Não daqui de onde eu estou …
Concordo
Se a classe trabalhadora não compreender o jogo de forças políticas que permitiram suas conquistas sociais e econômicas nos últimos anos, pode cair no conto do vigário da MERITOCRACIA, que hipnotiza de forma doentia a classe média brasileira.
Ou seja, corremos o risco lutar contra a desigualdade social – pior chaga da nossa sociedade – e receber a indiferença como resposta dos que dela (a redução da desigualdade) vêm se beneficiando.
É por isso que a Professora Marilena Chauí (http://goo.gl/nbZWHU) preconiza, como saída para a atual crise política, além das reformas tributária, política e social, que consolidem o Estado de Bem-Estar Social, a necessidade de uma “política de cidadania cultural que comece pela educação e alcance o conjunto das artes de maneira a desmontar o imaginário autoritário, quebrando o monopólio da classe dominante sobre a esfera dos bens simbólicos e a sua difusão”.
SINUCA DE BICO
Prezado Nassif, mesmo que aconteça diferente de tudo o que você analisa, não se pode contestar, no momento, sua análise. Só considero que vc está sendo muito exigente com o ex-presidente Lula. Creio que ele faz o papel possível diante da situação, apoiando e tentando reerguer o Partido e a Presidenta. Não há intuição que possa acrescentar algo além disso, tendo em vista justamente os outros itens presentes em sua análise, que se diferentes fossem, poderiam até dispensar o ex-presidente para se alçar o voo.
Fotografia não é filme
É um registro do momento. Muita coisa pode mudar.
Mas, para o retrato ficar completo, faltam os corruptos e oportunistas. Aqueles que usam expedientes ilícitos para fomentar a crise política e auferir ganhos pessoais: Sérgio Moro, Eduardo Cunha, José Serra e os grandes grupos de mídia.
O que mais me produz
O que mais me produz desalento nessa crise não é o embate político nem as fragilidades do campo governista. Mas a destruição da alma nacional, do modo único como nos relacionamos com o mundo, o que equivale dizer, a destruição da nossa identidade e dos nossos sonhos de futuro.
O cenário é esse Nassif. Mas
O cenário é esse Nassif. Mas não é só esse. Curitiba não é ainda vendida como a capital mais européia do Brasil? E por extensão o Paraná que experimentou crescimento de seu PIB acima do Nacional? Pois é, foi saqueado e sofre uma grave crise financeira. E a sua estrutura universitária e de ensino, ganhando menos que policiais militares e rábulas, foi e é tratada a bombas, cassetetes e balas de borracha, fora outras humilhações. Face ao esgotamento dos partidos o que “as estruturas” ppropõe? Golpes? Inclusive do Processo Legal? Ou movimentos como o “inovador” o “Sul é o meu País” que já estou recebendo para estragar ainda mais os meus dias?
Se eliminadas sessenta ou setenta por cento das figuras acima, que são representativas do que somos e do que é a nossa justiça, sobraria o quê? As estruturas. Sem voto. E com auto-avaliações sempre positivas…
A presidência, o câmbio e o mercado.
Caro senhores debatedores, muito bom dia a todos.
É por isso que gosto do blog do r. jornalista.
Isso porque a gente consegue perceber, mesmo aqui de longe nessa realidade “virtual”, sinais de que o “cara” é honesto intelectualmente.
Ele disse e repete: quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.
E eu concordo com isso.
Aliás, eu até iria um pouco mais: quem disser que sabe o que acontecerá no futuro estará mentindo.
As pessoas “chutam” , dão palpites, especulam em relação ao futuro, e, não raro, conseguem “vender” a sua ideia.
E nessa oportunidade, aproveito para detonar, mais uma vez, os “economistas”. ( mas, com o devido respeito à pessoa humana que escolheu “estudar” essa disciplina falaciosa). Portanto, data venia economistas,mas suas previsões econômicas não passam de um engodo.
E na mesma linha, também acho que a “ciência da administração” não passa de mais um engodo.
Na verdade, as duas juntas são engodos que servem como instrumentos apaziguadores das micro e macro relações entre humanos. Por óbvio, tentam “enquadrar” todas as pessoas no mesmo perfil. Ou, na pior das hipóteses, “criar” um perfil para as pessoas e fazer com que elas acreditem nisso.
Vejam vocês o que disse um “economista” ( institucionalista) Galbraith:
” Durante toda a minha vida profissional na área econômica, como professor, como autor e algumas vezes como funcionário público, examinei dezenas, talvez centenas de demonstrações financeiras de empresas, até por interesse pessoal. Jamais passou pela minha cabeça que aquilo fosse para furtos discretos. (eu grifei )
Vale ressaltar que ele escreveu isso daí lá no período da “Enron”, que tinha uma “mui amiga” Arthur Andersen. Big five hein!
E o Galbraith ai já estava com seus oitenta e poucos anos. Vale ainda frisar que essa vertente do “pensamento” econômico, salvo melhor juizo, é aquela que não separa as instituições do “agir econômico”. De forma muito simples:As coisas se misturam.
Pois é. Esse parece ser o “jogo” do “mercado”. ( adora essas abstrações! são ótimas! Ah! já ia me esquendo dessa:”empresa”. Essa também é um expressão ótima! Ou seja, uma expressão que enganam os otários seres humanos bobocas que “naturalizam” esses vocábulos como se fossem uma “árvore” , ou um “algo” natural que “é” o que “é” e pronto, acabou. kkkk)
Um jogo que se diz “político” mas que vem carregado de interesses contrários à “polis”.
Aliás, esse papo parece ter sido enterrado agora com o “acordão” grego, do tipo caracu, sendo que a “cara” é alemã.( dizem)
Portanto, estou de pleno acordo com o r. jornalista. De fato, quem disser que sabe o que sairá “no futuro” , estará mentindo, ou chutando, dando um palpite.
Nessa linha, o meu palpite é o de que sua excelência terminará o seu mandato, mesmo diante da “raiva” ou do ódio dos gestores-hereditários e caudilhistas que “tocam” esse país desde sempre. Pelo menos aqui, acredito que o “câmbio” não é tão “flutuante assim no “curto prazo”, meus caros “dealers raivosos”.
Saudações cambiais
…;)
A Presidenta é uma sem noção, ótima gestora de projetos prontos, mas uma expert em criar conflitos e crises políticas. Surreal a falta de reação
Quem cria crises e conflitos
Quem cria crises e conflitos é a mídia venal. Só não vê quem não quer e tem “um monte de gente” que não quer.
pré-sal
o que sairá?
o pré-sal entregue á rapinagem ianque pelos escroques de plantão.
esse é o preço do golpe; é o butim.
barato a considerar a longa tradição apátrida e vigarista da direita brasileira em sua roupagem néo-udenista.
todavia, arrisco que uma tentativa de golpe pode redundar numa ruptura institucional completa onde, certamente, quem tomará as ruas não serão aqueles que trafegam por elas em carros blindados com motoristas.
nesse melhor dos mundos, ver-se-á um salve-se quem puder …
e os safados do executivo (todos), legislativo (todos) e judiciário buscarão abrigo onde ‘visitam’ 2 vezes ao ano e melhor se sentem: “boca raton”, miami, usa.
o Tigre e o Dragão
os Imperadores na Antiga China não apenas monopolizaram o direito de usar o Dragão como símbolo, como se declararam filhos do Dragão e alegaram que seu poder de governar era concedido pelo Céu. os Dragões estavam por toda parte nos palácios imperiais. qualquer outra pessoa que se associasse com o Dragão era sentenciada a morte por crime contra o Imperador.
o Tigre, por outro lado, sempre pertenceu ao Povo. as pessoas admiram sua beleza e força, encontrando nele apoio espiritual, e o usam como símbolo protetor e de boa sorte. para muitos, o Tigre tem o poder de afugentar Demônios…
embora possua asas, na maior parte das vezes o Dragão apenas se arrasta pelo fundo lamacento das águas. enquanto ondula seu corpo ao rastejar, fazendo com que a terra afunde sob seu peso, o Dragão supõe que está alçando vôo. volta e meia um vago sentimento lhe aturde. então, como se fosse um sonho, o Dragão entrevê num lapso que acima da lama e da água pairam o ar e o céu.
o Tigre mantém seus recursos ocultos e, nos relatos da mitologia Chinesa, sempre salvou vidas humanas. o caso mais famoso é o de Confúcio. contudo, sempre que o Dragão se alia a Maldade e se volta contra o Povo, o Tigre é enviado para detê-lo.
o novo quer nascer, mas o velho se recusa a morrer. o novo está pronto para voar, mas o velho se debate para não ser enterrado. o Tigre e o Dragão estão lutando em nossos corações e mentes, por nossas identidades e por nosso destino.
“Repito: quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.”
.
O pior de tudo é ver um governo do PT seguindo a cartilha
do PSDB/FMI e fazendo tudo que a maioria da população votou contra nas eleições passadas. Não somos governados pelo itau nem pelo discípulo do george soros, como aconteceria em caso de vitória da Marina ou do Aécio, mas somos governados pela cria do bradesco, grande diferença!!! Qual é a vantagem de elegermos um governo do PT se ele se transmutou em partido da austeridade cega e burra para pagar agiotagem internacional? Se era para a Dilma se eleger para seguir essa politica econômica de merda ou para não ter coragem de enfrentar nada nem ninguém e governar através de soluços, era melhor ter cedido a vaga para outro.
O sanatório geral
A começar pelas análises política do autor do texto acima.
Nassif, aconselho você fazer análises e traçar cenários econômicos, é tua praia. Sobre política e eleição você está mais perdido que cego em tiroteio. E quanto a:
“quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.”
Vou mentir novamente:
Se não morrer e quiser ser candidato, Lula vence com os pés nas costas. Se ele estiver vivo e não for candidato, o eleito será quem tiver o apoio da Dilma e dele.
Anote este comentário, eu vou arquivar para em 2018 (se vivos estivermos) ver quem mentiu.
Quanto a você como analista político-eleitoral, o Briguilino já disse tudo. lê:
http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2015/06/luis-nassif.html
Prezada Lucia
agradeço o
Prezada Lucia
agradeço o comentário isento e profundo. Você e o Brigulino são luzes de neon na escuridão desse blog, mestres incontestáveis das grandes verdades. 😉
Meu Cândido
Já disse aqui Lucia e Briguilino são um só, uso Lúcia noutro not meu.
Quanto a isenção e profundidade do comentário, apenas o tempo pode nos provar.
Porém, sugiro que comparemos o que publicamos antes de Lula e Dilma serem eleitos e reeleitos (bem antes) e veremos quem estava correto e quem mudou o discurso de acordo com a maré das pesquisas e auê da grande mídia.
Fosse pelos institutos de pesquisa e analises de cientistas e especialistas políticos renomados, Serra, Alckmin e Aécio teriam sidos presidentes.
Ah, vê quando eu afirmei que Dilma seria eleita presidente:
http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2010/07/museu-de-grandes-novidades-cazuza.html
Discordo
Prezada Lucia:
Acho que você está um pouco, futebolisticamente falando, de salto alto.
Creio que a análise do Nassif é correta.
Aliás, para ser justo, acho até que ele foi um pouco otimista.
Eu teria fechado o texto dele com a dúvida sobre o que virá para a frente, mas com a certeza de que teremos um país pior, muito pior.
Caro Alessandro
Bom dia!
Nem gosto de salto alto. Mas, quanto ao Nassif estar correto e eu errado, tudo bem, só o tempo vai mostrar a verdade.
Porém, bom lembrar que desde FHC (três anos antes da eleição presidencial), a grande mídia, seus institutos e jornalistas, cientistas e analistas políticos elegeram os candidatos do PSDB (Serra, Alckmin e Aécio, esse já reeleito rsss).
Vamos se vexar não, prá frente é que as malas bate.
http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2010/07/museu-de-grandes-novidades-cazuza.html
Mais do mesmo
Cara, a sua capaciadade de jogar pra galéra existe mas já está ficando ridicula dado a incopatibilidade do que você escreve com os anseios da sociedade, você ouve só seu ideologisomo e não consegue ouvir a voz dos afogados da população, que na sua maioria não querem mais o PT e sua gigantesca incopetência, essa boçalidade de chamar o presidente do PSDB de “garotão sem noção” prova a sua mediocridade, Aécio não caiu de para-quedas na vida pública e para o desespero dos petistas foi o governador mais bem avaliado no governo de Minas Gerais, elogiado pelo proprio Lula ademais, convenhamos que se tem alguém realmente sem noção na politica hoje em dia é a nossa presidente, que parece uma barata tonta.
Aff…
Parei de ler quando me deparei com a pérola:
“não consegue ouvir a voz dos afogados da população, que na sua maioria não querem mais o PT e sua gigantesca incopetência…”
Comentários como esse vem sempre cheios de embasamento e factibilidade (ironia).
E assim, o GGN vai sendo contaminado com mais e mais boobus manipulados (e os da pior qualidade, que não acrescentam nada a um possível debate) pelo JN e a Veja…
É muito pouco
“Garotão sem noção” é muito pouco para o Aécio. Um sujeito de mais de 50 anos que age como um moleque mimado que foi privado de um brinquedo e está fazendo birra para conseguir na marra, é isso que ele é.
E se fosse a Presidenta Dilma?
Bom, ela faria um discurso…
E nós daríamos risada por uma semana! Ela consegue ser mais nonsense que o Bush!
primor
” Todos disciplinadamente andando em manada ao sabor da falta de rumo.” Essa frase é um primor! Parabéns.
Penso que falta liderança. Os líderes do PT que tinham verve e carisma foram…..capados! O que restou não tem palanque e está sem apetite. Temos um congresso no qual cada um está preocupado com a sua própria vida. As exceções patrióticas não encontram suporte entre os pares e são sistemáticamente demolidos pelos jornalistas de programa do PIG (Porca Imprensa Gatuna).
As classes médias adotaram o crachá de falar mal da pátria, dos brasileiros e especialmente do PT, do Lula e da Dilma.
Aqui, de Santos SP, observando o panorama atual, se pode concluir que a manada se encaminha célere para o abismo
Invés de sanatório trocaria por “covil”
Só trocaria a palavra sanatório por “covil”
Falar em Sanatório parece que são loucos e não sabem o que fazem, quando na verdade são maquiavéricos e sabem muito bem o que fazem. Inclusive nos bastidores, esses senhores não podem ser chamados de loucos. Loucos fomos nós que por ação ou por omissão os colocamos no poder.
sanatório geral.
Eu entendi que ele remeteu-se à musica de Chico Buarque, ” sanatório geral” : ” vai passar nesta avenida um samba popular…” e por aí vai.
Segundo consultoria de um
Segundo consultoria de um tucano enrustido chamado Gesner de Oliveira, acho que é isto, a afamada lava jato tem potencial de dar um prejuízo de R$ 200 bilhões ao país com a perda de 2 milhões de empregos diretos e a ruína das maiores empresas do país, e, junto a ruína delas, o conhecimento acumulado pelas mesmas, o que não dá para calcular o valor. só sobrarão escombros.
Alegam, ainda sem provas, os condutores lesa pátria da lava jato que o tal “escândalo” deu um “suposto” prejuízo de R$ 6 bilhões.
e pergunto: por causa de R$ 6 bilhões vale a pena quebrar as maiores empresas do país, gerar milhões de desempregados, vidas e famílias destruídas e um rombo de R$ 200 bilhões na economia?
Acredito que o desemprego e o prejuízo monumental só estão acontecendo por causa da atuação midiática e irresponsável desta turma com a única intenção de desestabilizar o governo. A irresponsabilidade destes funcionários publicos concursados está levando o país para uma depressão, como já afirmou o José Carlos de Assis aqui neste blog.
Os empreiteiros geram emprego, obras, conhecimento e lucro para vários setores da economia. E estes ilustres senhores da lava jato, qual o lucro que vão deixar ao país? para mim somente escombros.
Não vale falar em combate a corrupção porque não acredito que este seja o motivo nem que valha a pena trocar 6 por 200 em nome deste pseudo combate.
Até porque a justiça poderia fazer esta mesma investigação, porque tem instrumentos para isto, sem causar os enormes prejuízos a nação.
O problema é que assim não atingiria o objetivo de sangrar o governo.
quanto vale a etica????
quanto vale a etica???? quanto vale o carater??? quanto vale a honestidade??? Faz me lembrar da piada da donzela que não faria amor por um real por nao ser prostituta, mas por um milhao a coisa seria diferente….
Sua ética acaba no primeiro dia que passar necessidades.
Seu comentário que é uma piada. Nenhum país é tão imbecil que acabar com sua riquesa para derrubar outro partido do poder. Nem os republicanos americanos fizeram isto. Quantos escândalos envolvendo empresas americanas e europeias que foram punidas mas não destruídas? A imbecilidade de uma mídia, um partido PSDB e uma justiça para lá de partidária vão levar o país a um retrocesso inesplicável. Os gringos vão agradecer dando um lote em Miami para cada um que botou uma pá de cal no Brasil.
Quem usou um quichute furado
Quem usou um quichute furado do irmao mais velho pra poder ir para escola, teve seu pai, jornalista desempregado por ter sido levado pela policia de repressão em 1974 e teve que viver de favor de parentes, sabe o que é necessidade. Agora, a “inesplicável” riquesa a que referes não posso falar. Não conheço.
Sanatório? Correto!!!
Caro Nassif,
Temo que a “saída” para tudo isso seja dolorosa e muito complicada para a nação. Como exemplos temos o separatismo, por exemplo, que não está excluído, embora seja uma saída vergonhosa para um país tão rico. Uma coisa é certa dentro da minha ótica: podem passar a regua que o país ACABOU. Temos de reinventar um outro Brasil. Nossa política econômica pode “dar aulas” para os gregos. Conseguiram faalir um país rico. Muito rico. Temos outro exemplo, que seria a linha dura do militarismo, que muitos criticam, mas que na hora “H”, quando estavam no poder, não faliram com o País. Outrossim, a mentira do “golpe militar de 64”, que na verdade foi um contra-golpe, evitou que vivessemos um lulismo e petismo antecipado. Convenhamos, os militares foram mais patriotas. Erraram, mais foi mais eficiente o sistema do que agora. Tomara que surja um lider, de preferência civil, para colocar o país em ordem, mas tá dificil achar…
Como é que é???
Não tenho
Como é que é???
Não tenho mais o costume de comentar, mas você merece uma resposta pelos absurdos que cometeu.
1) Separatismo só é alternativa para cabeças dementes. Quer dizer que a solução para uma crise é uma guerra civil? Só sendo pancada;
2) Ah, os militares não faliram o país? A dívida externa “impagável” dos anos 80 você acha que surgiu de quando, ó memória privilegiadamente parcial?
3) A sua amada “linha dura militar” quase explodiu as tubulações de gás do Rio de Janeiro, com potencial de MILHARES DE MORTES, apenas para jogar a culpa nos grupos clandestinos. Isso pra dar um exemplo, porque tinha militar da simpática “linha dura” que achava que até movimento hippie e iê-iê-iê eram coisas de Moscou. De novo, coisa de gente sã e patriota, percebe-se;
4) “Contragolpe de 64” é a mentira mais fedorenta que já existiu neste país. O “pior” que aconteceria seria a eleição de Juscelino em 1965.
Enfim, posso apenas sugerir FORTEMENTE que você receba, com URGÊNCIA, lições de História.
deus nos livre!!!!!
Apoiado em todos os aspectos, numerações, ingredientes, contundência, etc. e tal. Deus nos livre de militares novamente, que, além de terem sido somente capachos da direita corrupta e discriminatória, não tinham ( dizem que hoje melhorou) a menor capacidade intelectual de fazer alguma coisa além daquilo que eram mandados fazer. Militar serve para quartel. Só para isto, até que provem o contrário.
Nem bem para isso, como vem
Nem bem para isso, como vem sendo demonstrado pela morte de recrutas nos tais exercícios preparatórios. Mas parece que são razoáveis na construção de pontes. Mãos à obra, então, fazer valer o que custam.
Dose
Eram cinco gotas, não quinze…
“Temos outro exemplo, que
“Temos outro exemplo, que seria a linha dura do militarismo, que muitos criticam, mas que na hora “H”, quando estavam no poder, não faliram com o País. Outrossim, a mentira do “golpe militar de 64”, que na verdade foi um contra-golpe, evitou que vivessemos um lulismo e petismo antecipado. Convenhamos, os militares foram mais patriotas. Erraram, mais foi mais eficiente o sistema do que agora. “
Pelas afirmativas acima, nota-se que você não viveu e muito menos conhece a verdadeira história dos governos militares no país.
Só discordo quando voce fala
Só discordo quando voce fala que o Lula não sabe se descola-se do PT. Ele e PT não se separam nunca. A questão é o governo Dilma. Vai chegar uma hora que Lula e o PT acertarão o rumo do partido. Só que hoje há um impasse, pois não conseguem ver como fazer isso e dar sustentação ao governo ao mesmo tempo.
A culpa do vácuo é de quem deveria estar preenchendo-o, e não o faz, ou seja a presidenta da república. Não há explicação para seu comportamento desde a vitória ano passado. Esperava-se que a dureza do primeiro mandato tivesse ensinado um pouco de política para alguém que de fato era iniciante em cargo eletivo. Mas foi o oposto.
Nassif, a explicação para o sanatório geral só pode ser encontrado dentro da cabeça da presidenta. É um caso para psicólogo
Uma crise política que falta algo. A presença de Alckmin!
Até agora estamos com uma crise iminentemente focada no legislativo, faltando nesta, principalmente na oposição um fator essencial, o poder executivo.
Crises políticas no período anterior a 1964 eram inúmeras e até mais graves do que esta, porém nas crises do passado havia um fator que nesta não está presente, a ação de executivos de estados da federação fortes.
Insisto nisto pois para golpear, e esta é a pretensão da oposição, seria necessário a existência de um estado forte jogndo pesado nesta direção.
Teoricamente a oposição tem São Paulo como base, entretanto como o foco político não é Alckmin que sabiamente corre por fora de toda esta bagunça. Alckmin com toda a fama de picolé de chuchu, avaliou corretamente o rumo dos acontecimentos e após esquecido o problema do racionamento vai aparecer como o candidato do consenso da oposição.
Vejam, Ackmin pelo problema da falta de água ficou extremamente fragilizado, porém ele sabe que a hidrologia é algo que varia com o tempo e talvez com as chuvas intensas que estão ocorrendo neste ano no próximo o fantasma do desabastecimento esteja esquecido. Mas como dito, como a hidrologia é variável e no momento ele tem bons hidrólogos no seu governo ele sabe que ainda não é o momento de colocar as unhas de fora.
Então qual é a estratégia de Alckmin? Deixar os demais membros do PSDB desgastarem a sua imagem e aparecer como o conciliador nas próximas eleições. Fará uma campanha de reconciliação nacional que atrairá setores do PT que estão acuados pela ferocidade de Cerras, Costas e Aécios. Com apoio das classes empresariais paulistas e nacionais e com grande parte da população que já está cheia da baixaria se elege a presidente da república com as mãos nas costas.
O único problema de Alckmin é o próprio PSDB, ou seja, o fogo amigo. Ele terá que se manter nos próximos dois anos com o perfil mais baixo possível, não se metendo no sanatório geral da política, ficando quase como um observador e manobrando sutilmente para manter o governo Dilma até o fim, pois esta é a sua chance, se as coisas se precipitarem outros elementos mais exaltados podem assumir a liderança.
Quem não viu que chegaríamos
Quem não viu que chegaríamos a isso… O governo eu sei que não viu. Assim como não falou nem ouviu…
Mas faltou falar da hipocrisia geral que nem os cientistas nem os analistas políticos descrevem pelo nome. Ficam falando em “articulação” política por pura resignação ou mimetismo com as fontes do mundo pollitico. Articulação política é entrega de cargo e orçamento. Ponto. Com esse congresso de cunhas, telhadas, datenas e malafaias é isso.
E é isso que não é mais permitido ao PT e à Dilma; é essa a “sinuca de bico”. Todos os legislativos estaduais e municipais nesse momento estão funcionando assim como sempre foi. Mas ao PT isso não é mais permitido. Se ameaçar fazer um gesto já será estampado como fisiologismo e corrupção.
Projeto de país está aí: redução das desigualldades, ampliação de direitos, Estado indutor da infraestrutura e defesa do patrimônio e conteúdo nacional…. mais o combate à corrupção, claro.
O que os golpistas querem muito claramente é montar um conluio para sacrificar o bode expiatório, voltar a engavetar tudo e implantar o “projeto de país” deles, que é dar um freio na redução das desigualdades (“os salários subiram demais”); cessar ampliação de direitos das minorias; estado mínimo, terceirização e entrega do partimônio nacional.
Esse é o sentido da reação.
Que a imprensa, que é parte desse conluio, não o diga com todas as letras é óbvio. Mas não estamos mais em tempo de ter muitos dedos em relação a isso. Foi esse excesso de dedos o principal fermento para o crescimento dessa reação golpista, entreguista e fascista; que ainda fala em moral.
Nassif,
O que era fácil de
Nassif,
O que era fácil de prever é a atual conjuntura de exaustão das alternativas devido a projeto tanto obtuso quanto inepto que o Sr. Luís Inácio nos entregou.
Enquanto isso, vocês, ufanistas messiânicos da blogosfera progressista paulista, vendiam a “governabilidade” como o supra sumo da arte política.
MUITOS disseram seis, sete, oito anos atrás. Não quiseram ou não souberam ouvir.
Agora, resta a audácia de inquirir quem sabe sobre o futuro. O futuro é este: perenização de instituições reacionárias na política devido a sufocamento de forças inovadoras de esquerda e esfacelamento industrial.
Parabéns PT, parabéns Lula, parabéns ufanistas.
Ps: a intuição do Lula travou? Política não é intuição, é método, técnica, teoria.
Criticar DEPOIS é fácil, Chico
Fazer o que fizeram, com tão pouco, é que é o bicho.
O que os anos Lula nos ensinaram é que política é conta de chegada. Sua maior conquista foi ter colocado o PÉ NA PORTA da elite subdesenvolvida que atrasa esse país há séculos.
Critique-se tudo, as alianças políticas, os recuos, os receios, os não-enfrentamentos, mas não se despreze as imensas conquistas que Lula e Dilma conseguiram enfiar goela abaixo da tal elite iletrada pela pequena fresta da porta aberta, e que agora ameaça se fechar.
Os dois acabaram a com a fome e a miséria no país. Levaram energia elétrica para quem vivia na Idade Média, nos grotões. Só isso já valeria um Prêmio Nobel da Paz. Imbecis que nunca passaram fome ou viveram no escuro, acham que Lula e Dilma “bovinizaram” o povo.
Os dois mudaram o país: essa é conta de chegar. APESAR da elite corrupta, APESAR das alianças semi-suicidas, APESAR do peso morto do setor acadêmico, APESAR da burrice e da inércia dos movimentos sonháticos de esquerda.
Emergentes mais burros ainda
Só se foi no seu planeta que eles acabaram com a fome e a miséria. “Conseguiram enfiar goela abaixo da tal elite iletrada” e conseguiram criar os emergentes mais iletrados ainda. Hoje tenho que asistir filmes na tv a cabo dublados porque o povo não consegue ler rápido. Nada contra as pessoas melhorarem de vida, mas usar a educação como desculpa já é demais. O único Nobel que eu daria pra Dilma e lula é o da corrupção. Com louvor.
Prêmio Nobel da Paz para o
Prêmio Nobel da Paz para o Lula seria bom demais!
Botaria a viralataiada a latir que daria gosto.
Cansei de criticar DURANTE o
Cansei de criticar DURANTE o melhor momento entre 2006 e 2010.
Tinha muito clara a noção do desperdício de um momento econômico e social muito oportuno.
Isso porque sou apenas um diletante.
Em todos os países emergentes dezenas de milhões de pessoas tiveram elevadas suas condições materiais.
Pergunte se o motivo foi seguir uma cartilha com um passo a passo criado pelo Lula?
O cidadão não entende o sistema, as estruturas, história, política. Compra facilmente idéias fajutissimas.
É que o que vejo deste seu raciocínio.
Nunca uma foto
Mostrando seu eu representou tanto um comentário. A imbecilidade anda solta e os jumentos invejosos do Lula mais ainda. Sua inveja só não supera a de FHC. Mordam um ao outro.
TENTE entender o
TENTE entender o seguinte:
Muito pouco – disse muito pouco! – será bom, útil e profícuo vindo do lado direito do espectro político.
Há ene motivos para tanto: históricos e culturais, principalmente.
O nível FHC está abaixo do já baixo nível médio dos políticos brasileiros e padece das incompreensões liberais.
Sabe o que quer dizer? Malhar o Aécio, Serra e todos estes fulanos é CHOVER NO MOLHADO.
Tem como escapar? Não.
Mas o principal deveria ser entender a falência do projeto de esquerda.
Por que seus líderes nos legaram tantas dificuldades desperdiçando anos de luta.
Comentário de nível 8 na escala de
jumentice.
Vou denunciar pelo valor excessivo, acima do valor máximo para evitar dano á saúde mental de quem lê.
Sinto muito se a verdade te machuca
Porque pelo visto a carapuça de ufanista messiânico lhe caiu bem.
Prezado, vou repetir:
Aquele país que os arautos da chegada ao grupo dos muito desenvolvidos anunciavam cinco anos atrás NÃO EXISTE, nunca existiu.
O que aconteceu foi mais um vôo de galinha que as condições amplamente benéficas da economia mundial favoreceram.
Não existe uma “nova classe média” que a varinha de condão do Lula criou como mágica.
Não existe um PAC para as cidades caóticas, o trem bala, o PAC favelas, o PAC cidades históricas.
Existe um conjunto exíguo de medidas nem tão coordenadas assim que hoje mostram-se insuficientes.
Desculpe se a ilusão que em que vive é cara demais a ti.
Como não existe?
Existe sim, uma nova classe média que, infelizmente, já não vota mais no PT. Esta classe, ao subir, não deu o devido valor a quem proporcionou esta subida.
Existe PAC, a mídia é que não vai mostrá-lo mesmo, de forma alguma. A mídia não faz nenhuma questão de mostrar as obras deste governo. Por isso, quando há eleições e o PT mostra o que fez, surpreende muitos (algumas vezes até ganha a eleição!).
Você sabe quem sabotou o trem bala? Não? José Serra, PSDB, confessou rindo, que sabotou este projeto do governo. Procure na mídia alternativa que você encontra.
Não vivemos uma ilusão. Ninguém disse que chegaríamos a primeiro mundo em apenas 10 anos. Pela conjuntura brasileira isso é impossível. Mas que melhorou, melhorou.
Duplamente Burraldo.
Você
Duplamente Burraldo.
Você lembra analistas do mercado financeiro que pegam os dados conjunturais e projetam no tempo. É incapaz de perceber movimentos cíclicos e a mudança de dimensão do país nas últimas décadas.
Ignorante pretensioso. Pegue as estatísticas e confira o que era o país de dez anos atrás e agora. E entenda que o desenvolvimento é isso, resolvem-se problemas antigos, muda-se de patamar e criam-se novos problemas que terão que ser solucionados.
O problema não é ilusão ou não: é ignorância projetada em tom pretensioso.
É um burraldo completo. Qual
É um burraldo completo. Qual o método de Reagan, Tachter, Collor, Vargas, Churchill, homens que mudaram nações? Você acha que eles íam consultar os alfarrábios e se consultar com intelectuais de merda, como você? Você acha que, ao comandar o maior processo de inclusão social da história, Lula se baseou em tese de doutorado de algum acadêmico?
Só um ignorante para achar que existe uma “blogosfera progressista”, não sabendo diferenciar militantes de blogs jornalísticos.
Você acha que o PT se ferrou por causa da governabilidade, ignorante. Se ferrou por não saber utilizar os instrumentos da governabilidade, dentre os quais o MPF e o Judiciários são componentes centrais.
Burraldo! Faz bem em utilizar pseudônimos, para que não se conheça a verdadeira identididade de um jumento pretensioso.
Exatamente
Toda a crise começou a ficar séria quando Lula nomeou JB para o supremo. O “sonhatismo” petista foi fatal. JB fez escola e discipulos. O Juiz de curitiba o seguiu. E é aí que estamos.
De quebra, o “republicanismo” petista que deu asas para o MP, o PGR, e deixou a midia fazer o que queria. Deu no que deu.
Para completar, escolheu Dilma para sucessora. A pior das escolhas.
Talvez o maior erro de Lula tenha sido inocência demais. Coitado, acreditava nas pessoas. Acreditou numa numa democracia de lobos e cordeiros, sem uma regulação forte, Faltou um pouco de Maquiavél na estratégia de Lula.
Mas mesmo assim, eu votaria de novo em Lula ( em Dilma jamais), é talvez a única esperança do país, um dos pouquíssimos políticos lutando em prol do Brasil, com boa vontade. Oro para que Lula tenha humildade em reconhecer seus erros, e iniciar seu terceiro mandato em 2018.
Uma possibilidade que me
Uma possibilidade que me ocorreu nos últimos dias é a seguinte:
– Primeiro sai o impeachment da Dilma com toda cobertura e drama possível pra parecer um momento de “passar o país a limpo”…
– Depois se trata de fazer com a Lava Jato o que fizeram com a Castelo de Areia e Satiagraha, mas com o mínimo de visibilidade possível na mídia…
Com tal cenário hipotético se salvam Cunha, Renan e outros políticos que tombariam com a Lava Jato (e as construtoras também)…e o PT é tirado do poder com poucas possibilidades de voltar na próxima eleição, devido ao desgaste do impeachment, potencialmente maior que de uma Lava Jato indo até o fim.
Era só a tal “oposição” não
Era só a tal “oposição” não ter criado a tal crise política que estaria tudo bem melhor. E por oposição estão englobados tanto a mídia que desavergonhadamente mais desinforma e estimula ódios junto ao vulgo quanto políticos golpistas, desavergonhadamente também atravessando leis e noções de decoro.
O que não dava era para o PT botar mais lenha na fogueira criada por essa tal “oposição”, comprando a briga proposta por ela, pondo em questão a autoridade institucional. Não tinha porque o PT duvidar, um instante que fosse, da autoridade que lhe foi confiada pelo povo brasileiro. E como esse partido poderia tentar calar a oposição? Essa tentativa era tudo o que a oposição desejava para instaurar o caos total.
O PT não é dono do Brasil, e exerce seu governo sem despotismos, sem ditaduras, procurando consolidar a Democracia acima de tudo. E agora, imposta a crise, chamam o PT para resolvê-la, é mole?
Outros assuntos, Economia por exemplo, se compararmos nosso país com outros do mundo, não somos ponto fora da curva.
Graças a Deus o PT, Lula e
Graças a Deus o PT, Lula e Dilma não perderam a cabeça era tudo o que a oposição queria. Muito bom o seu texto Renato Lazzari.
Olha, na miha modesta opinião
Olha, na miha modesta opinião temos que dar a correta dimensão ao Aécio: é um anão. E seguido de outros anões.
mas sabe que eu gostaria que iniciassem um processo de impeachmant com a consequente derrota dos golpistas que serão fulmindos.
Já imaginou o Brasil sendo
Já imaginou o Brasil sendo governado por Aécio Neves. Socorro!!!!
Luis Nassif: “Repito: quem
Luis Nassif: “Repito: quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.”
Não me arrisco a dizer o que sairá disso mas se o objetivo fosse sair da crise, era só a oposição se recolher e passar a praticar oposição razoável. E aqui, de novo, chamo de oposição tanto políticos como Aécio Neves da Cunha, Aloysio Nunes Ferreira etc. quanto as firmas que produzem jornais – Globo, OESP, Abril e Folha. O que essa oposição tem feito, repito, é pura barbaridade, é terrorismo na ascepção plena da palavra.
E precisamos considerar que setores do Judiciário, que não deveriam se meter em política, estão o fazendo na cara dura. Tanto figuras como Gilmar Mendes e Moro quanto delegados e investigadores da PF.
Mas creio que nenhum deles vai interroper o golpe em curso. E se o PT quiser interropê-lo, só com medidas ditadoriais, o que é impensável por esse partido.
A situação não é nova: pergunta para algum policial o que acontece se ele tentar agir honestamente numa corporação corrompida. Por outro lado, se esse policial aceita se corromper, apesar de com isso corromper o estado, terá ganhos pessoais.
grupos econômicos…
“Grupos econômicos – o “road show” de Dilma nos EUA mostrou que ruim com ela, pior sem ela, péssimo com o impeachment.”
Não vou arriscar sobre o que vai sair dessa miscelêna, mas talvez essa seja uma luz na bola de cristal, afinal na sociedade em que vivemos o poder emana dos tais ‘grupos econômicos’, vide Grécia….
Não vou arriscar sobre o
Talvez?? Você pode ter a certeza absoluta que o poder emana – na história sempre emanou – dos grandes bancos e grupos econômicos.
“Foi necessário o Ministro
“Foi necessário o Ministro Teori Zavascki chamar os procuradores à razão, para o PGR agir.”
Como? Onde? Os procuradores continuam fazendo como querem, vazam tudo, distorcem e fica por isso mesmo.
Vaticínio
Nassif, não sei se lembra (eu lembro), por ocasião da primeira eleição presidencial (Collor X Lulla) Delfim Netto comentou, com a ironia que lhe é peculiar, que melhor seria o PT ganhar…
Assim, o desastre que Delfim – corretamente – previa com a companheirada no poder, já ocorreria de uma vez, eliminando para todo o sempre o petismo do cenário político brasileiro.
Tal apenas não aconteceu durante os dois mandatos de Lulla, pois este foi extraordinariamente beneficiado pelos bons ventos trazidos pela fulminante ascensão da China – que ele espertamente usou para turbinar seu projeto de poder.
Infelizmente, sorte não se transfere; Dilma obedientemente seguiu a determinação de manter vivo esse projeto, custasse o que custasse.
Bem, a conta chegou! O desastre está aí e aqueles segmentos que foram alçados às fronteiras da classe média não entenderão, nem perdoarão tamanho retrocesso.
Mas, faço aqui um outro vaticínio: se lograr manter-se à tona, escapando do naufrágio dilmista, Lulla volta em 2018.
Por artes de uma oposição de fachada, sem líderanças expressivas, e por força de seu carisma, único.
Agora, sem Lulla… é o fim do PT como o conhecemos.
O que estranhamente está
O que estranhamente está faltando, pra ajudar a sair dessa miscelânea, é Dilma encerrar o período de inação política e entrar em campo, ocupar os espaços, falar, explicar, mostrar o que vem fazendo, se expor aos eleitores, atuar politicamente, assumir realmente a Presidência da República junto à população. Quando vejo Obama frequentemente nos microfones da Casa Branca dando aula de comunicação me pergunto porque Dilma não faz o mesmo. Um governo que não se comunica, tendo contra si uma oposição tremendamente irresponsável, entreguista, e golpista, junto com a pior e mais partidária mídia do mundo, tem condição de prevalecer? A tática de apanhar pra deixar o adversário cansado não deu o resultado esperado. A estratégia, se existe, tem que ser mudada, urgentemente. Comunicação, essa é a arma para defesa e ataque de seu governo, Dilma. Isso é tão óbvio que me espanta que os conselheiros do Planalto ainda não o perceberam. O desgaste do governo já está muito alto, vejo isso nos comentários das pessoas nos mercados, pontos de ônibus, vizinhança, na internet. Quase ninguém mais tem coragem de defender Dilma ou o PT. Há uma verdadeira pregação oposicionista sendo feita por ai, sem o necessario contraponto. Mas a estratégia de defesa tem que vir lá de cima.
Sanatório geral e, pasmem! Militares…
Boa tarde:
A respeito dessa miscelânea, nem tanto ao céu nem tanto à terra.
Crimes devem ser punidos, sejam eles da “direita” ou da “esquerda.
O que causa espécie é que os jornais falam da corrupção como se fosse coisa nova neste país.
Todos sabemos que a corrupção corre solta por estas plagas desde a chegada dos portugueses.
Por isso escrevi o acima: se crimes foram praticados, devem ser punidos. O que a sociedade deve cobrar que sejam cobrados, também, são o mensalão dos tucanos, o cartel dos trens em São Paulo, porque o Maluf ainda não está preso, a privataria tucana, o que a família Sarney fez no Maranhão e no Amapá, etc.
Agora, quanto a militares, francamente!
Só quem não viveu aqueles anos de chumbo pode elogiar aqueles assassinos!
Lugar de militar é no quartel. Sua função está na Constituição Federal. E ponto final.
Só uma observação
Não me sinto à altura para poder comentar sobre esse post de forma geral, tão ampla e abrangente que é esta análise, limito-me a fazer uma observação assessória, de pouca importância mas mesmo assim uma curiosidade que tem seu interesse.
Puxando pela memória pude comparar o modo como o Nassif se referia ao Aécio em 2010, ao final na eleição da Dilma (“Apostei em Aécio como uma alternativa do partido ao cenário de trevas representado pelo Serra, muito mais pela concepção administrativa que seu governo desenvolveu” – https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-beco-sem-saida-do-psdb?page=1) e como ele se referiu neste post (“um garotão sem noção”).
Quanta diferença!!!
O que aconteceu neste intervalo de tempo para uma mudança dessas? Aconteceu o próprio Aécio.
Quando em Minas ele tinha toda a proteção da mídia mineira e da estrutura estadual transformada em um tipo de feudo da sua família. No Congresso ele podia fazer tipo, escondendo-se em meio à bancada de oposição e sendo mitificado pela mídia que o apontava como líder da oposição apesar de sua evidente ausência e irrelevância no Parlamento. Na campanha ele era um produto, um Aécio de papelão criado pela propaganda. Mas foi como candidato derrotado que a verdadeira natureza do Aécio prevaleceu: “um garotão sem noção”.
Aécio nunca me enganou, mas eu entendo o desencanto do Nassif com a falta de noção do Aécio. Por mais pé atrás que tivesse com o tucano parecia a muita gente que a farsa não poderia ser tão grande a ponto de não haver um mínimo de consistência por trás da fachada… MAs podia e no final das contas as cópias de papelão mostraram ter mais conteúdo que o original…
Ruy
O Nassif tem falhado sim, em suas avaliações. O mesmo se deu durante as manifestações de julho de 2013, para ele um modo novo de fazer política de uma nova geração. Não percebeu que estava por trás a velha “senhora” de sempre. Mas, quem é infalível, né ?
Perdão, Lenita,
a avaliação
Perdão, Lenita,
a avaliação estava correta, sim. As manifestações mostravam um desconforto geral e uma vontade de participação dos jovens.
O erro foi dos governos Dilma e Haddad, e do próprio PT, de não saberem como responder a essas demandas.
Se você ler atentamente o noticiário, verá que tanto o PT quanto Dilma buscam recuperar o terreno perdido. Nos próximos dias, mesmo, será lançada uma plataforma de rede social para acolher sugestões da opinião pública. Eu mesmo sugeri essa iniciativa na época para a própria Dilma. Ela chegou a nomear uma pessoa para construir o tal gabinete digital mas não deu sequencia à proposta.
E a Fundação Perseu Abramo está firmemente empenhada em recuperar a militância da molecada digital. Mas correndo atrás do prejuízo.
nada deve parecer impossível de mudar
“As manifestações mostravam um desconforto geral e uma vontade de participação dos jovens. O erro foi dos governos Dilma e Haddad, e do próprio PT, de não saberem como responder a essas demandas. “
permita-me.
e toda aquela energia, sede de participação e desejo de renovação se diluíram. a maior manifestação de massas em décadas, só comparável às Diretas Já. era o momento de Dilma e o PT canalizarem, oferecerem uma alternativa autêntica, e não apenas tentarem se apropriar ou ignorar.
assisti ao nascimento do “Black Bloc” na Av. Pres. Vargas no Rio, em frente à Prefeitura. quando a cavalaria atacou gratuitamente a multidão. tem vídeos documentando a criminosa investida do choque da PM contra os manifestantes, que ainda tentaram ficar sentados no chão. receberam uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e balas de borracha. então, recuaram. reagruparam-se. e tal a combatividade e ânsia de participação, que chegaram a botar o caveirão prá correr. é assim que nasce o “Black Bloc” no Rio. nasce de uma combatividade que o governo e o PT nunca quiseram refletir a respeito.
e ao contrário do que até hoje muitos consideram, era uma garotada majoritariamente da periferia e das favelas.
pior ainda foi depois, com as seguidas manifestações do “NãoVaiTer Copa” e o ataque aos professores do Rio em 2013, comparado ao de Curitiba deste ano. só que no Rio o governo estadual Sérgio Cabral era aliado de Dilma. não teve nenhuma repercussão. ficou por isto mesmo.
o governo apenas reprimiu, apostando tudo numa Copa 2014 que foi um fiasco em todos o sentidos. a medida que a repressão engrossava, as manifestações se radicalizaram. e Dilma garantindo a Copa da Fifa, de Blatter, Marin e Del Nero. e os manifestantes perdendo a si próprios num vanguardismo suicida.
estive em muitas das manifestações. acompanhei os confrontos. questionei inúmeras vezes os manifestante sobre sua estéril tática de atrito com a PM e o inútil formato de sua mensagem de quebrar os equipamentos do bancos. o que poderia ter sido um poderoso grito contra a tirania do mercado financeiro e o imperativo de desmontar o aparato repressivo da Ditadura, acabou neutralizado como baderna juvenil.
nem o governo, nem o PT e muito menos os próprios manifestantes souberam canalizar a combatividade produtivamente. um desperdício que pode ser visto como um motivos das manifestações do proto-fascimo em 15/03 e 12/04 de 2015, quando o reprimido retornou como sintoma. quando a Esquerda é expulsa das ruas, elas são tomadas pela Direita.
desculpem aí se me alonguei, mas Junho de 2013 e o NãoVaiTerCopa marcam o momento em a Esquerda virou as costas para toda uma geração.
.
era uma garotada majoritariamente da periferia e das favelas.
Será mesmo? Foto de 2013 em Salvador…
a rebelião não será no facebook
a rebelião nunca será nos gabinetes do lulismo.’a rebelião será nos Estádios da Vila Euclides, será nas ruas!
“enfrentamos a mídia, a PM e o caveirão, e até na repressão’é desigual este Brasil, no asfalto é borracha na favela é fuzil. contra o Governo, vendido ao Capital”[video:https://www.youtube.com/watch?v=oHyfFeUT1-s%5D
“Rio de Janeiro sensacional, tomou a Alerj com pedra e pau!”
.[video:https://www.youtube.com/watch?v=oHyfFeUT1-s%5D
E quem foi que disse que na
E quem foi que disse que na Bahia só tem preto?
Tente achar um aí!
a rebelião não será nos gabinetes
[video:https://www.youtube.com/watch?v=c6fHVDk8Z5U%5D
“Seo ” Nassif
Hoje nem dormirei, tantas emoções…. V c respondendo a um comentário meu ? É que imagino que a presidente Dilma pode estar um tanto ou quanto desnorteada, tantos ataques e trairagens sofrida por ela. Sei que ela é de relacionamento difícil, vc mesmo já falou bastante disto, mas vc acha que “há tatu que aguente” tanto ?
Como analisar esse fenômeno…
Nassif,
Você acha razoável culpar o PT por essa escalada fascista que se verifica hoje no país?
Noutras palavras… reagir tardiamente justifica responsabilizar o PT – ou só o PT – pelo que sempre esteve represado nas elites conservadoras do país (fascismo)?
Essa não seria uma tarefa das forças progressistas… Identificar e providenciar soluções rápidas e eficazes? Esses instrumentos existiriam?
Quero me deter nessa escalada fascista que esamos verificando.
Tentou mostrar-se proativa,
Tentou mostrar-se proativa, mas escolheu a via política, só com políticos. O parlamento não deu nenhuma chance. Muito pelo contrário, vetou o decreto dos conselhos, que seria um diálogo com a sociedade.
Acaso…
…(ou destino) é o nome dado à conexão de causas necessárias ou instrumentos que o tempo usa em suas transformações. Aos deuses, a análise das condições permitia uma previsao sobre a curto prazo. Mais não era permitido pelas parcas. Se as premissas partem do sanatório, por lógica parecem imprevisíveis os resultados. Se é fato que mesmo o caos tende à organização e a forma estável, é por que existem forças e condições determinantes para tal. Mas quais são? Conta-se que foi Orfeu quem criou o mundo, separando o que estava indistinto na confusão do caos. Como? Nominando e estabelecendo o lugar certo das palavras.
“Se eu fosse um poeta, poderia ter evitado a guerra”, diz um anônimo numa carta escrita em 1939. “Que disparate! Que pretensão! Pode-conceder uma reivindicação mais distante da realidade?”, pergunta Elias Canetti, para logo depois observar que a afirmação exprime a confissão de uma responsabilidade. “É justamente essa pretensão irracional à responsabilidade que me põe a pensar. Dever-se-ia acrescentar que foi por meio das palavras – consciente e continuamente empregada, pervertidas – que se chegou a uma tal situação que a guerra tornou-se inevitável. Ora, se as palavras tamto podem, por que não se haveria de impedir com elas a guerra? Não é de se espantar que alguém que mais do que outros lida com elas esperasse também mais de sua eficácia do que de outros”, completa.
☆☆☆☆☆
☆☆☆☆☆
Opa! Pintou na área o primeiro mentiroso!
Vai acontecer o seguinte, Nassif:
Os cães vão continuar ladrando e a caravana continuar passando apoiada nas rodas de nossas riquezas com um bom empurrãozinho dos Brics que estarão remando em águas distintas da crise europeia e americana.
Impeachement patrocinado por FHC e Aécio? Que elegância!
Nossa direita é completamente incapaz de fazer frente ao que se iniciou no Brasil em 2003. São subservientes ao imperialismo em excesso. Erraram na dose. Esta característica de ficar de quatro não deu dimensão para que eles assumissem a ponta para retroceder o Brasil.
Perderam, playboys. O mundo está tomando novo rumo.
e pode incluir no sanatório
alguns dos “comentários” de novos participantes de “nicks” cômicos.
meio fácil culpar Dilma….
“Presidência da República – poucas vezes na história se teve uma quadra tão medíocre e sem noção. Dilma só se valeu da palavra de presidente para defender a si própria das insinuações e dos abusos do inquérito. Não montou nenhuma estratégia consistente para poupar a economia dos reflexos da Lava Jato, nem se abriu para fora do seu gabinete, para preparar projetos minimamente articulados com a opinião pública.”
A crítica consistente é válida e necessária. Quando o articulista erra a mão, o tom, passa a fazer o jogo do adversário.
Dilma tem fragilidades, inconsistências, incapacidades que jamais serão supridas, são lacunas inerentes à sua personalidade.
Daí a ser chamada de medíocre e sem noção, a distância é gigantesca, parecem mais palavras de um “torcedor ressentido”, porque esperava mais daquela pessoa, daquela líder, do que a análise racional de um jornalista que tenta revelar a realidade de uma determina situação.
Depois do marasmo, do recolhimento, que durou até abril, Dilma tentou reagir sim, e o modo como articulou com os Bric’s uma nova forma de ajuda financeira mútua entre os países envolvidos, é só uma de suas ações que merece elogios.
O fato, é que o fascismo cresceu no Brasil em ferocidade, selvageria, a sordidez de homens como FHC, Aécio, Sérgio Moro, Gilmar Mendes, e os acuados, por isso mesmo perigosíssimos, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, aumentou em grau e modos de atuação.
A mídia atinge paroxismos de fúria e barbárie, ao ponto de colunistas da veja defenderem a agressão sofrida pelo ex-ministro Mantega em um restaurante.
Jô Soares foi premiado com frases em sua rua, pedindo sua morte.
Adesivos com a presidente de pernas abertas, vendidos livremente, até serem proibidos.
Sérgio Moro agindo com a soberania de um imperador, STF e CNJ omissos, criminosamente!
E as delações premiadas, virando uma aberração, a polícia federal descontrolada, animalesca, vazando notícias à mídia ordinária, e aumentando a fervura do golpismo.
Torna-se uma “solução fácil”, responsabilizar justo a maior vítima de todas essas agressões, dessa sandice, do hospício que virou o Brasil.
Dilma tem tentado lutar com as armas que tem, sua coragem, sua ética, sua seriedade, a continuidade das grandes obras, marca indelével de seu governo.
Repito o que disse outro dia: Não se pode cobrar o que a pessoa não tem a oferecer. A gerente Dilma, não é um “ser político por excelência”, não é a praia onde nada com facilidade, Lula é o gênio nessa área.
Apoiar Dilma, por suas virtudes, é necessário, para tentar estancar o golpe em marcha.
Não consigo ver benefícios em destruir de vez a sua imagem. E nem justiça em fazê-lo.
A responsabilidade é dos moleques da oposição e da mídia, o fascismo escancarado, como poucas vezes se viu no Brasil. E de nossa elite tosca, burra, esse rebanho raso e fanatizado, que segue seus baixos instintos, com o prazer típico a um bando de hienas.
Continuo achando que o Brasil não tem feito por merecer Dilma, e não o contrário.
Pertinente
“Apoiar Dilma, por suas virtudes, é necessário, para tentar estancar o golpe em marcha.”
Concordo. É indispensável num momento como esse. Entendo que a frustração do Nassif com a performance de Dilma o leva a ter uma mão pesada nas críticas, chega as raias da crueldade . Cara, mas este cenário de filme de terror que é a junçao de Renan (o fisiológico), Cunha (o psicopata), Aécio (o playboy fascista), Serra (o vampiro brasileiro), parece mais um pesadelo … Não há outra alternativa além de apoiar Dilma incondicionalmente agora, com pacote goela abaixo e tudo
não fazer isso, é ajudar o
não fazer isso, é ajudar o golpe….. Abraço!!!!
Concordo que o Brasil não tem
Concordo que o Brasil não tem merecido e ainda não está preparado para ter um governo como Dilma ou Fernando Haddad propõem. Se por preconceito, ranço colonial escravocrata ou medo, não sei. Mas um dia algumas pessoas vão se dar conta de que eram felizes com esses governos, apesar de todos os defeitos deles, e não sabiam.
Também acho, Aracy……..
Também acho, Aracy……..
O sujeito acha que o
O sujeito acha que o jornalista erra a mão quando chama a gestão da presidente (e não a pessoa) de medíocre e sem noção, mas não tem o menor pudor em tachar quem a ela se opõe – ou simplesmente comete o “crime” de agir contra os interesses imediatos do partido no poder – de selvagem, feroz, sórdido, fascista, burro, tosco, fanático, hiena, etc etc..
Continuo achando que Dilma não tem feito por merecer esse tipo de “apoiador”, e não o contrário.
Momento fácil de entender: O
Momento fácil de entender: O PT de Dilma, diferentemente do de Lula, não quis fazer o jogo dos setores poderosos de fato (desde o golpe de 64), preferiu tentar a descentralização democrática (bah, como se fôssemos uma Islândia ou Suiça da vida), os poderosos estão tentando tirá-la fora. Alguém aí embaixo falou do policial honesto em corporação corrupta, Serpico ganhou um tiro na cara. E Cunha e Calheiros se aproveitam da bagunça que os poderosos criaram. Falei do PT de Lula porque este promoveu diminuição das desigualdades mas não mexeu tanto com os poderosos. Já viu lider sindical querer que a fábrica feche? Não adianta tentar ser limpinho onde todo mundo é sujo, Dilma tinha que ter se não entrado nos jogos de poder, pelo menos tê-los respeitado.
Não entendi em quê Dilma contrariou poderosos
Em que ponto exatamente o governo Dilma fez algo diferente do governo Lula em relação a interesses dos setores poderosos de fato? Não vi nada que contrariasse interesse poderoso algum.
Começando por ser eleita
Começando por ser eleita contra a vontade do playboy mimado e inconformado do Aécio Neves da Cunha, o candidato da Rede Globo. Mas tem muito mais:
Tentativa de debater o monopólio das empresas de imprensa
PNPS, Plano Nacional de Participação Popular, que aproximará pessoas comuns da vida política do país, o que os congressistas de “direita” não querem, de jeito nenhum
Mais Médicos, que afronta os interesses corporativistas da AMB de manter médicos como semideuses (isso passa pela diferença de relação paciente-médico, abordada tanto explicita quanto tacitamente nas escolas de medicina. No Brasil médico é elite.)
Aprovação de parte da renda do petróleo para Educação, contrariando os donos de escolas privadas (que, a propósito, preferem que Educação seja apenas para a elite.)
O Minha Casa Minha Vida simplesmente não aceita ingerência privada. E olha que já foram diversos empresários da construção civil pedindo para que o governo se limite a apenas financiar imóveis, que deixasse a cargo delas, construtoras, decidirem tanto público-alvo das construções quanto suas localizações e preço.
Recusa ao convite de xingar e brigar contra golpistas, “arrogantemente” (na visão dos golpistas) se colocando acima deles, como se fosse (e é mesmo) detentora inquestionável do poder até 2018, pelas regras da CF. Que, enfim, brigue com as mesmas armas que a oposição usa. Gandhi só libertou a Índia porque se recusou a usar as mesmas armas que o Império Britânico usava. Isso é extremamente irritante para os golpistas.
O óbvio apoio às mulheres. A elite é machista.
Etc., etc., etc… Isso aqui é o mais evidente. Mas enfim, toda ideia e toda ação de Dilma está pautada pelo respeito à ordem democrática, e isso é insuportável àqueles que gostariam de que o poder continuasse centralizado. Tanto que a maior cobrança que se faz da presidente é que ela use as mesmas “armas” dos golpistas, que interfira nos poderes Legislativo e Judiciário, como sempre fez a elite desse país. É da nossa cultura a corrupção dos poderes institucionais para que se imponham poderes da elite que vem tocando esse país desde sua independência mas mais acintosamente depois do golpe de estado de 64. Como eu disse num outro post, Serpico tomou bala no rosto por muito menos do que Dilma está fazendo. O elite não quer largar o osso, Dilma quer democratizar e distribuir melhor os poderes político e econômico entre todas as camadas da população.
Todo esse apanhado que você
Todo esse apanhado que você fez sobre alguns dos sucessos do governo Dilma parece ter sido deletado da mente de muitos. Sobre a Copa do Mundo, por exemplo, quem não temeu uma tragédia, embora Dilma tenha afirmado diversas vezes que tudo sairia bem. Os estádios não ficariam prontos, os aeroportos eram horríveis, a segurança era falha; e muitas outras coisas eram ditas. Dilma empenhou-se muito para que tuudo desse certo.
O desdem que o brasileiro reserva para a pessoa ilustre que fracassa, mesmo que o fracasso tenha sido pequeno, é pior do que sua falada memória curta. Façam suas apostas: Dilma irá sossobrar nas águas turvas, sua carreira política está terminada? Quem ganhar leva o prêmio de dizer quantas vezes quiser: Eu não disse?! Eu não disse?!…
Cervejinha
Ficar meio tonto depois de umas cervejinhas é tudo de bom, vou com o Lula nesta.
Já a política é a maior moleza arrumar uma Estrela, um Norte e um Rumo, basta querer. Dá prumo pro Brasil e para a Dilma, vontade política, do mesmo tipo que colocou não 72 secretarias trabalhando pelo bem do Brasil, mas do mesmo naipe que colocou as 72 estrelas no teto do capitólio em Washington.
Mudança ?
Eu fico me recordando da famosa pergunta de uma entrevistadora ( da globo) à Presidente Dilma, quando de sua 1ª eleição. S/ o famoso “toma lá, dá cá “. Penso que ela talvez não tenha entendido a profundidade da pergunta, assim como muitos de nós. E tentou, um pouco, fazer uma alteração no costume. Santa ingenuidade ! ou falta de malícia, ou até mesmo excesso de brasilidade, sei lá ! Só sei que deu nisto tudo o que está aí. A presidente mais HONESTA que o país já teve, sendo achacada pela mídia, pelo congresso e por todo o judiciário. Um costume tão arraigado como esse, não se destroi tão facilmente, não ! E ela está pagando por isto.
E tome vaias, xingações, leis , ora as leis !, como disse alguem (será que foi o Rui Barbosa?) e suas variadas interpretações,
Acho que é por aí, sim. Dilma
Acho que é por aí, sim. Dilma entrou na balela de “Abaixo a corrupção” porque é ingênua? Honesta? Perseverante? Teimosa? Basta um pouco de reflexão sobre a História para saber que todas as vezes que a oposição usa corrupção como argumento é porque vem golpe. Corrupção é sistêmica e não só no Brasil mas em todo lugar em que o dinheiro privado é mais importante que o público. Foi assim com Jânio, com Collor… corrupção só vai diminuir na medida em que a cultura da gente for mudando, amadurecendo e criando espírito de corpo, responsabilidade cidadã. Mas os golpistas já nem precisam mais falar em corrupção, não precisam mais de pretexto algum, já estão totalmente às margens das leis e do decoro que se espera de qualquer cidadão, e muito mais de quem detém cargo público eletivo.
E quanto aos jornalistas e o PIG, há os francamente golpistas, mas é da natureza dos jornalistas todos gostarem de ver o fogo comendo o circo. “Jornalismo é oposição”, vaticinou o mestre Nelson. Depois do “furo” o que mais emociona um jornalista é causar comoção. Ainda mais em cenário como o nosso, de pleno direito à livre expressão, não é boa ideia entrar nas ondas criadas pelos jornais sem antes pensar várias vezes.
Mas nossas zelites, talvez
Mas nossas zelites, talvez por falta de carater, tem esse costume, tendencia, mania. Lembra o que fizeram com o Itamar tambem, um dos poucos presidentes honestos. Tentaram avacalhar e achincalhar o Presidente e a sua Presidencia. Só não conseguiram porque ele não passou tempo bastante no poder..
Antígona, onde estás ?
Li em algum lugar que falta macho ao país para enfrentar o juizinho de curitiba. Acho que não. Tanto para enfrentar o juizinho quanto para resolver “essa miscelânea” aposto em outra coisa :
Falta ao país uma Antígona. Leiam a peça. Diz muito sobre nosso presente cheio de tiranetes e fracos cidadãos de bem. Os personagens apresentados pela Nassif entram nessas 2 categorias: tiranetes ou fracos cidadãos de bem. Creontes ou Ismenes, Hemons e outros.
O texto da apresentação na capa do livro já explica muito :
“[…] Onde convocar forças para derrubar o tirano quando cidadãos respeitáveis calam? Sófocles coloca em cena uma mulher sem partidários, sem exército, sem nada. Antígona abala a tirania sozinha. E isso numa sociedade em que a vida pública era de exclusiva competência masculina. […]”
Citação :
Sófocles, Antígona: tradução de Donaldo Schüller. Porto Alegre: L&PM, 2009.
Guarda costas
O problema não é enfrentar o Juiz de Curitiba. O problema é enfrentar o Gigante midiático Golias que dá cobertura ao juiz.
Por favor Nassif, não entre
Por favor Nassif, não entre na turma do cansei. Concordo que o ambiente é horrível, temos governo fraco, legislativo corrupto e mal intencionado e uma justiça em desvario. Desde a chegada de Cabral por estas praias conhecemos este quadro. Chegamos até aqui malgrado este quadro de horror. Continuaremos na nossa jornada.
A turma do cansei jamais
A turma do cansei jamais ousaria criticar FHC, Aécio e o PSDB.
Nem prá dar uma disfaçada?
Nem prá dar uma disfaçada? Uma criticazinha acompanhada de leves toques de compreensão e aceitação?
Faltou incluir o louco do
Faltou incluir o louco do Levy com seus juros exorbitantes pra conter inflação de custo e de alimentos. Só isso por já daria um belo molho de recessão pra apimentar a situação política ruim. Agora o doidinho mor da nação ainda quer repatriar recursos do exterior enviados de forma ilegal para cobrar 35% e salvar o caixa do governo.
Vem link:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1655132-retorno-de-recursos-de-brasileiros-no-exterior-e-oportuno-diz-levy.shtml
Desdobramentos da conjuntura
Então para prever os desdobramentos da conjuntura só nos resta uma referência:
Parabéns Eduardo Ramos ! O
Parabéns Eduardo Ramos ! O texto mais sensato e lúcido deste blog.
Marx respira
Considero o momento histórico brasileiro riquissímo e uma pena que não estamos à altura para entende-lo. O capitalismo brasileiro nunca foi tão prodigioso como nos anos do PT. O PIB é multiplicado por 5. A renda per capita dispara, o mercado interno floresce. No entanto, à elite retrograda não basta ganhar dinheiro, a possibilidade da perda do comando ideológico levou as forças conservadoras ao desespero. Nunca acreditei na velha luta de classes do velho Karl Marx, no entanto, o Brasil atual o que assiste é uma luta desesperada pela hegemonia ideológica. A questão não é se governa Dilma , Lula ou Hadad, a questão é a inadmissiblidade de “comunistas” praticando capitalismo de melhor qualidade que a retrograda elite brasileira. È uma batalha ideológica que enxeria os olhos de Karl Marx.
ELIO GASPARI
Um teste para
ELIO GASPARI
Um teste para seu DNA golpista
Desde o banimento do imperador, a ordem legal foi quebrada pelo menos dez vezes. Quais foram golpes?
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/225884-um-teste-para-seu-dna-golpista.shtml
1969: O presidente da República, marechal Costa e Silva, teve uma isquemia cerebral e estava incapacitado. Golpe?
1968: O marechal Costa e Silva baixou o Ato Institucional nº 5…Golpe?
1964: Depois de uma revolta militar, o presidente do Congresso declarou vaga a presidência da República e extinguiu o mandato de João Goulart. Golpe?
1961: Depois da renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares recusaram-se a empossar o vice-presidente João Goulart.Golpe?
1955: O presidente Café Filho teve um infarto e assumiu o deputado Carlos Luz. Ele demitiu o ministro da Guerra, Henrique Lott, e em poucas horas foi deposto pela tropa. Golpe?
1945: A tropa depôs o ditador Getúlio Vargas, Golpe?
1937: Com o apoio da tropa, Getúlio Vargas fechou o Congresso,Golpe?
1930: Candidato derrotado na eleição presidencial, Getúlio Vargas liderou uma revolta e a guarnição do Rio de Janeiro depôs o presidente Washington Luiz. Foi golpe ou foi a “Revolução de 1930”? Golpe?
1891: O marechal Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo e assumiu o vice, Floriano Peixoto. Golpe?
1889: No 49º ano de seu reinado, D. Pedro 2º foi deposto pela guarnição do Rio de Janeiro e banido do país com toda sua família. Proclamou-se a República. Golpe?
Quem marcou que houve golpe em todos os dez casos tem algo de Joaquim Nabuco ou Sobral Pinto no seu DNA. Fernando Henrique Cardoso marcou nove casos, excluindo o episódio da emenda parlamentarista de 1961. Quem não viu golpe em 1889, 1930 e 1945 tem uma inclinação para apoiar “golpes para o bem”. Quem aceitou as intervenções de 1937, 1964, 1968 e 1969 é um golpista de plantão.
Em todos os dez episódios listados houve um ingrediente que felizmente saiu do baralho em 1985, com a eleição de Tancredo Neves: a anarquia militar. Salvo no golpe de 1969, nunca houve intervenção militar sem que houvesse civis pedindo-a. Em quase todos os casos haviam perdido eleições ou temiam perdê-las.
[Ainda sobre o sanatório
[Ainda sobre o sanatório geral da República de ‘Nois’ Bananas!]
“Delação encomendada” [Para “legitimar” a prisão do José Dirceu!]
ENTENDA a modalidade à ‘braZ$&leira’ em tempos fascigolpistas/terroristas!
##################
Delator diz em novo depoimento que pagou R$ 4 mi em propina para Dirceu
BELA MEGALE
GRACILIANO ROCHA
DE SÃO PAULO
14/07/2015 19h04
O empresário Júlio Camargo, um dos delatores daOperação Lava Jato, disse nesta terça-feira (14) ao juiz federal Sergio Moro que entregou R$ 4 milhões em dinheiro vivo ao ex-ministro José Dirceu.
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1655736-delator-diz-ter-pago-r-4-milhoes-em-propina-para-dirceu.shtml
“Repito: quem disser que sabe
“Repito: quem disser que sabe o que sairá dessa miscelânea estará mentindo.”
Como sou mentiroso, acredito que o PT sairá fortalecido desse imbróglio.
Se todas as tentativas de crilinalizar Dilma/Lula na operação Lava jato não forem confirmadas, acredito que o PT ganha com o episódio.
Não adianta acusar e fazer ilações sem provas apenas.
Tem que ser comprovado de fato, com provas consistentes e irrefutáveis.
Pela segurança da Dilma em dizer que desafia à provar que tenha feito algo errado, e pela experiência do Lula sabendo que é extremamente vigiado, portanto, não entrará em furada, acredito que os dois sairão incólumes.
Mas é claro, isso é mentira, cascata, papo furado..
Indo contra a maré, acredito
Indo contra a maré, acredito que estamos vivendo um momento histórico em nosso país.
Depois desses tsunami às forças conservadores não prevalecerão às forças progressistas e entraremos num novo ciclo de democracia plena em nosso país.
Aviso que não acredito em duende.
Você não está longe da
Você não está longe da realidade, ao contrário. Acertou. Eu, por exemplo, que nunca gostei muito do PT, hoje o reconheço e tiro o chapéu para ele. O que vai acontecer, realmente, depois de todo esse processo de purgação e ataques, é o que a História diria que aconteceria: O PT sairá muito mais fortalecido. Com golpe ou sem golpe. Não será qualquer pessoa que queira, depois disso tudo, fazer parte do estranho e amaldiçoado PT. Justamente como no início do partido. Essa singularidade será a Glória suprema do PT. Creio mesmo que se transformará em partido universal, chamando a todos os povos para partilharem de um mesmo ideal. Os partidos que para isso se anunciaram, não conseguiram sucesso por não serem reais, como o PT é. O PT é a estarda do sucesso e da libertação de toda a humanidade. Por isso é tão perseguido. E não sou, isso é, não tenho sido petista.
O grande problema
O grande problema é que os factoides são lançados diariamente pela imprensa, e mesmo quando não é provado (como sempre), o factoide continua a existir no imaginário popular, porque os veículos não noticiam e a massa não tem o hábito de checar o que o PiG tá despejando na sua casa. E prova disso é o ódio descabido ao PT que vemos nesses últimos anos. Não sei muito bem se esse bombardeamento pesado da mídia será benéfico ao PT no futuro.
É triste. O Brasil tem uma
É triste. O Brasil tem uma elite pobre, fraca, e uma classe média incrivelmente inútil.
LN, acho que você esqueceu dos interesses econômicos globais. Esta crise política surgiu dentro do mercado das empreiteiras, pra aniquilá-las. É óbvio. Empresas estas que hoje tem uma posição de, no mínimo, reispeito no mercado globa. Num cenário global de crise, sem muita previsão de melhoras otimistas, quebrar umas duas ou três empreiteiras brasileiras seria ótimo pra concorrência.
Sem falar na eterna questão do petróleo, mercado de sondas, e tudo o mais.
Desolação.
Desolação.
Manicômio Brasil
A equipe da Dilma ainda estuda criar um gabinete digital quando Tarso Genro já o tinha funcionando no RS quatro anos atrás? Só pode ser brincadeira.
Essa enrascada política reflete a insanidade da sociedade brasileira atual. Agressões verbais gratuitas, fundamentalismo religioso, violência no trânsito; antipetismo, homofobia, racismo e machismo explícitos. Uma legião dependendo de antidepressivos, ansiolíticos, álcool e drogas ilícitas para conseguir sobreviver à espera sabe-se lá do quê. Concordo que é chute arriscar um prognóstico, mas prefiro acreditar no ser humano. Dessa crise podem emergir uma sociedade e uma política melhores, mas se e somente se as pessoas se despirem de preconceitos, hipocrisia e presunção e se dispuserem ao diálogo franco, a por o dedo nas feridas do doente Brasil.
Acho que tenho um jeito para
Acho que tenho um jeito para desencubar o assunto dessa bandidagem, sem precisar entregar uma soma considerada ao dinheiro.
Os políticos e as chamadas autoridades públicas estão na ante-sala, a economia na sala dos banqueiros, e a nação aguarda uma dimensão real para começar a trabalhar por intermédio dela.
Para construir o país temos que possuir a inscrição da moeda e não entregá-la aos bancos.
“Mestre, sabemos que és
“Mestre, sabemos que és verdadeiro, e não se te dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; dize-nos, pois, qual é o teu parecer: é lícito dar tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhes apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: De César. Então lhes disse Jesus: Pois daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se, e deixando-o se retiraram. (Mateus, 22: 15-22; Marcos, 22: 13-17).”
A moeda é um imposto para o estrangeiro quando cobrada para o rei Cesar e todo império; pelos bancos é uma ladroagem; mas, com a inscrição para o povo pertence a um sistema social divino.
Terceira
Caro nassif, existe uma terceira via, sera que havera um alguem que possa se destacar na politica nacional, ou estaremos fadados a conviver com essa luta dos partidos ( PT, PSDB e PMDB) por poder.
Até mesmo durante as
Até mesmo durante as campanhas de 2014, quando Aécio estava lá na rabeira das pesquisas, com Marina parecendo que estava na marcha de subida, o que todos dizíamos, e pensávemos, é que o PSDB estava moribundo, e se nada se dizia do PMDB é por ter sempre sido um partido maria-vai-com as outras, que não fede e nem cheira.
De repente, como num passe de mágica, Aécio foi subindo, derrubando Marina, e tudo isso não pela perfórmance do tucano mineiro, mas pelo fato, incontestável, de que já uma massa consistente se mostrava com ódio do PT, e, portanto, Aécio foi agraciado pelo voto anti-petista. Era um total desconhecido em várias regiões do País, e não ganharia nem pra síndico de um prédio, até porque no seu próprio estado a derrota se anunciava. Foi salvo pelo gongo ao receber votação tão expressiva, que advieram de ua maioria descontente com o PT.
O PMDB está em alta, sim, depois da eleição de Educardo Cunha para Presidente da Câmara. Esse partido já deve muito a esse falso evangélico, que, por oportunismo tem sabido, inteligentemente, agir em seu prórpio benefício, arrastando outros de sua sigla para novos vôos. Não se pode subestimar esse homem, que é ladino, perigoso e imprevisível. Aprendeu nas suas igrejas como se deve manipular pessoas, e assim tem feito na Câmara. Ele e Renan estão como o diabo gosta, mas o mesmo diabo que hoje assopra, pode vir a morder. Ou seja, ambos estão envolvidos em maracutaias. Sempre estiveram, por sinal. Resta saber até onde eles vão chegar com essa empáfia. Vamos ter qu esperar.
Quanto a Dilma, quantas vezes soubemos da falta de ação dessa mulher, quando toda a imprensa e opsição conspirava e conspira contra ela, geralmente de forma mesquinha, mentirosa e até cruel. Lula disse que ela teria que usar a rede nacional de tv para se comunicar. Imagine se ela, bem antes desse imbróglio atual tivesse ouvido seu criador. Quanto teria ganho. Se não soube ser inteligente, como Lula, para ter um assessor de imprensa que dava a cara a tapa para defender o Governo, ou mesmo para informar a população sobre coisas importantes, nada perderia se fizesse uso da palavra em rede nacional, sempre que precisasse se defender de acusções falsa, por exemplo. Imagine, por exemplo, Dilma se defendendo daqueles abutres desrespeitosos que a ofenderam compalavras de baixo calão no estádio, pela abertura da Copa. Apenas algum exemplo. Infelizmente ela permite que todos façam qualquer coisa, lhe ofendam de todas as maneiras, como se dissesse repetidas vezes que já que apanhou, e foi torturada, qualquer outra violência é lucro. O fato é que nesse estilo esquivo, meio acovardado, só temperdido e muito a nossa Presidenta, enquanto os lobos, os abutres vão tentando devorá-la a qualquer custo.
Um Presdiente precisa ser inteligente, perspicaz, sábio, etc., mas pode ser tudo isso e se dar mal, se não souber escoher seus assessores. Nesse sentido, Dilma é muito pobre, acomeçar por deixar no cargo o tal Zé Ruela, que não fede nem cheira, ou mais fede do que cheira. Fosse um bom Ministro, mil coisas teria resolvido em favor da sua Chefe.
Tamém sou da teoria de que quem souber onde vai terminar essa bagunça deve ganhar um doce.
Lula usou pessoal
Lula usou pessoal extremamente despreparado no segundo escalão de governo mas soube manter a governabilidade por meio de alianças e emplacou seus projetos de inclusão social. Sem considerar o grandioso mérito nisso, para fazer o que fez era fácil, usou a estrutura caplilarizada da CAIXA e distribuiu renda. Isso foi bom e necessário e não precisava de governo. Agora precisa muito de governo e não sei se Dilma o tem. No aspecto meramente administrativo o segundo escalão loteado por Lula é incapaz, Dilma forçou indicações técnicas mas essas pessoas precisam de tempo às vezes não dão certo. O terceiro escalão é composto de funcionários de Direção e assessoramento superior-DAS extremamente conservadores (de seus cargos) que perpassam todos os governos e são dotados de uma apatia incrível. No aspecto de governabilidade o Judiciário fica desfilando na imprensa seus inquéritos como se a realidade fosse apenas um detalhe e no congresso temos um Severino Cavalcanti mais virulento que está conseguindo se manter e fazendo estragos tremendos em prazo curtíssimo. Chamem o Batman, “chame o ladrão!”
O Sanatório Geral da República X Sanatório de Itaguaí…
…Coincidência ou Reencarnação?…
Caricatura Política na Sátira Machadiana…
No Sanatório de Itaguaí…
Os Fundamentalistas…
*
Marco Aurelio recebe mesada a
Marco Aurelio recebe mesada a mais de dez anos do PMDB.
É o que se fala…
Usos e Costumes, o Dominio do Fato e o Guarda da Esquina
Delação não premiada.
O vale-tudo sem “australiana”.
Como podemos observar, a moda não só está pegando, como evoluindo…
Sanatório
A decadência do mundo dos homens.
Vivemos um tempo de decadência da sociedade dos homens, dessa sociedade bruta, onde um bando de marmanjos engravatados faz qualquer coisa para alcançar um Poder, qualquer Poder, sem nenhum pudor e se possível puxando o tapete de todos.
O individualismo e a falta de um gesto amável, de um olhar plural e coletivo pairando sobre todos os espaços de Poder que esses homens querem ocupar.
Os homens machos mostrando aos quatro cantos que a sociedade que se centra no machismo só poderia dar neste quadro de um bando de homens que não valem um milímetro do que vale a Presidenta Dilma.
É muito significativo observar que só se fala de homens tentando aplicar algum tombo em outros homens em busca de um espaço de destaque no mundo dos homens e se possível derrubar a pessoa que tem se mostrado correta, digna e honesta. E tudo por um Poder, qualquer Poder.
O Brasil é apenas o retrato de que a nossa sociedade precisa de mais representação feminina, de mais sensibilidade, de mais ternura, sedução, paixão, do jeito que só as mulheres sabem proporcionar. Esses honens que brigam pelo Poder, por qualquer Poder não estão com nada.
Enche-me de vergonha ver esse bando de marmanjos engravatados desrespeitando as mulheres, representadas aqui pela Presidenta Dilma, e sem nenhuma cerimônia. É patético.
Vamos ser sinceros, o mundo dos homens brasileiros não anda tendo a mínima validade.
Podem observar 99,99% das tramoias que são travadas pelo Poder, por qualquer Poder, são os homens que praticam ou deixam de praticar, em alguns casos, todos calculando, calculando, calculando o modo de terem Poder, qualquer Poder e os outros que se danem.
Um Poder pelo Poder sem responsabilidade com nada.
Quando não se consegue
Quando não se consegue analisar a conjuntura política, econômica e social de um país, parte-se para uma análise do comportamento dos personagens.
Ora, os personagens se destacam aqui e acolá por acaso. Têm uma importância menor no desenrolar dos acontecimentos históricos.
O que importa é identificar o movimento das “placas tectônicas” da estrutura social e suas causas para tentar antecipar os desdobramentos.
Pouquíssimos cientistas sociais, cientistas políticos, historiadores e sociólogos tiveram o dom de antecipar os acontecimentos históricos.
Não seria um jornalista, sem a formação adequada para isso, que a faria.
Não me refiro ao Nassif. Ele sempre faz análises instingantes de conjuntura e provoca o bom debate
Não é o caso do artigo em questão, mesmo porque ninguém está entendendo absolutamente nada sobre o que está acontecendo.
Entretanto, mais uma vez ele provoca a Presidenta Dilma, exigindo-lhe um projeto consistente para o país.
Bom, parece que ele tem esse projeto. Deveria expô-lo e submetê-lo às críticas.
É muito fácil ficar criticando o projeto dos outros.
Quero uma proposta claramente identificada nso seguintes termos:
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO BRASIL 2014 – 2018, AUTOR LUÍS NASSIF.
PS: no último capítulo: UMA PERSPECTIVA PARA OS PRÓXIMOS 30 ANOS.
E a conjuntura se move sem
E a conjuntura se move sem que os personagens atuem?
Quem é o fantasma que manipula as marionetes para que o jogo do poder se instale?
Uma coisa é você dizer que uma análise que não inclua elementos conjunturais é pobre, outra coisa é achar desprezível os traços de personalidade , que fazem os atores aderirem ou não a determinadas correntes.
Contribua, então, com uma análise conjectural, pois parece ser perfeitamente capaz de fazê-la.
O sanatório e geral.
O sanatório é geral.
Dilma desrespeita “la règle
Dilma desrespeita “la règle de jeu”.
(“La Régle de Jeu”, 1939, Jean Renoir, França, segundo estudiosos e amantes do cinema um dos melhores filmes de todos os tempos.)
Aliás todo aquele que tenta desrespeitar as regras colonialista e coronelistas, conservadoras enfim, sofre forte resistência.
“Que loucura!” de Sérgio
“Que loucura!” de Sérgio Sampaio e “Janitor of Lunacy” de Nico.
Quem é o porteiro do sanatório?
[video:https://www.youtube.com/watch?v=aj1yKwH73Rs%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=fgG3EaOCh_c%5D
Some-se um analista sem noção
Para complicar devemos somar um analista(?) dizendo bobagens sem tamanho. Nassif, você está mais perdido do que cego em tiroteio. Você misturou tudo. Dos atores ai atrás o Lula é a estrela. Tudo acontece porque ele é Lula. Ele, ele e ele.A Dilma é a mira porque ela é Lula, e tem ficado à altura dele, grande. Nem isso você consegue ver?
Um exercito de sem noção dando tiros para todo lado, ninguem entendendo nada, até o globo está com medo, um poder poderoso em mergulho para uma piscina sem agua, etc, etc, e um analista dando palpite de cadeira de buteco.
A decisão do Teori e o sequestro de bens de senadores, sem denúncia formal e televisiva “que nem”as do paraná, e o comentário é biruta e sem sentido. que houve , nassif, vc não era isso?
Socorro!
É…estou quase surtando!
É…estou quase surtando!
Faltaram dois.
A direita raivosa que com ódio irracional pelo PT e os órfãos do PT que estão perplexos como os rumos do país e embasbacados com o aparelhamento produzido quando todos esperavam uma nova realidade.
Para o Lula salvar o PT é
Para o Lula salvar o PT é simples: a Dilma saneia o Estado, capitaliza a impopularidade, ele sai do PT, se elege por outro partido fazendo oposição à Dilma, e faz governo de coalizão com o PT!!!!!!
Se Deus quiser e o Diabo deixar……
Agora se Deus e o Diabo se aliarem, aí o pojeto de poder do PSDBEUA vai se concretizar e vamos todos virar faxineiros de multinacionais.
Esqueceu do tal do Moro e
Esqueceu do tal do Moro e seus procuradores tucanos. Esse é louco de jogar pedra. Pra fazer gracinha pra goebbels e pros coxinhas, taca fogo no país.
Acabou-se o mundo e não me avisaram…
Enfim, terminando de ler o post, entendi que ACABOU o MUNDO e não me avisaram………Irei morar no QATAR……..
Quem tem mais carrões de luxo, Collor ou Aécio? Conte.
Aécio disputa com Collor quem tem a maior frota de carros ostentação.
O sinal vermelho acendeu nos círculos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com a apreensão da frota de carros de luxo do senador Collor.
De certa forma, uma injustiça está sendo cometida. Por que só o Collor é investigado por sua extravagante frota de carros de luxo? Aécio tem uma frota de carros de luxo tão extravagante como Collor, só que os carros estão em nome de sua rádio Arco Íris. Pelo menos estavam quando o escândalo do bafômetro veio à tona.
Quem acompanhou o bafômetrogate em 2011, sabe que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dirigia um Land Rover na madrugada do Rio de Janeiro quando foi parado em uma blitz e recusou a fazer o teste do bafômetro, preferindo ser multado.
O tucano também dirigia com a carteira de habilitação vencida.
O que seria apenas uma infração de trânsito, ainda que grave, virou um escândalo bem maior quando se descobriu que o Land Rover não estava em seu nome. Estava no nome da Rádio Arco-iris de Belo Horizonte, da qual ele é sócio.
A Rádio tinha uma frota de carrões importados, semelhante à frota de Collor. O Land Rover em nome da rádio estava sendo usado para uso pessoal do senador tucano no Rio.
O caso não é tão simples como a rádio é dele e ele faz o que bem entender dela.
Donos de empresas não podem maquiar suas despesas pessoais como se fossem gastos a serviço da empresa, pois quem faz isso frauda o imposto de renda. E como senador, Aécio não pode ocupar cargo de direção na rádio. Ou seja, não tem como dizer que o carro da rádio em Belo Horizonte era um carro de trabalho a serviço da Rádio na madrugada do Rio de Janeiro. Em 2010, o tucano nem declarou possuir carro próprio na sua declaração de bens entregue à justiça eleitoral.
Por isto este caso merecia e continua merecendo ser investigado. A nação precisa saber se Aécio agiu dentro da lei ou não. E se tiver contas a acertar com os cofres públicos da Receita Federal, que pague igual qualquer contribuinte honesto.
Como agravante a Rádio Arco Íris recebeu verbas publicitárias do governo de Minas quando Aécio era governador. E ele nomeou a própria irmã para cuidar das verbas publicitárias governamentais.
Por falar em irmã, o doleiro Alberto Youssef delatou Aécio por supostamente rachar propinas com o ex-deputado José Janene vindas de uma diretoria de Furnas. Disse que a irmã do tucano era uma operadora do esquema junto à empreiteira Bauruense. Inicialmente o Procurador Geral da República arquivou o caso. Mas a partir de novos elementos trazidos do processo da Lista de Furnas que corre no Rio de Janeiro pode vir a ser reaberto.
Quando a polícia federal vai fazer uma operação Arco Iris?
O sanatório geral
Concordo com o texto, salvo algumas colocações.
Mas o sanatório geral instalou-se a partir de:
– inação política de Dilma, deixando que a oposição/mídia sem o necessário contraditório. Goebbels já sabia que a mentira dita mil vezes se torna verdade. O silêncio da presidente e seu partido permitiram que a mentira, calúnia, manipulação prosperassem.
– falha/ausência na relação institucional do governo federal com o legislativo e judiciário. Isso desde que se viu a movimentação de Cunha. Teve o tempo que quiz sem oposição política do PT.
– deu-se, para dissabor do governo, a eleição do mafioso Cunha a distribuir “benesses” ao baixo clero. Novamente a relação institucional não mitigou o encordoamento de muitos deputados ao bando do mafioso. Poderia ter, pelo uso da caneta ter reduzido seu contingente..
– leniência “republicana” a desvios havidos nos quadros da PF. Uma coisa é o governo federal intervir diretamente nas investigações bem conduzidas outra é permitir a formação de “ilhas” politicamente motivadas, sendo uma das últimas manifestações a declaração do chefe da PF, doa a quem doer.
– demora da resolução da presidência combalida da Petrobras e posterior passividade do Ministério da Justiça ante o ataque visivelmente partidário da “república do paraná”.
Pairando acima de tudo temos um governo autista, trancado no Planalto, ouvindo longinquamente seus adversários e levando ao afastamento dos melhores quadros da esquerda.
Acrescente mais um.
Um decepcionante nassif falando bobagens. Outro dia disse que o que salvaria a Dilma seria a “criatividade na industria”, agora fala esta lista de sem sentidos.
O que há: um genial Lula estrela que incomoda aos bandidos e deve ser destruido, mas não será; um processso anti-Lula maluco com milhares de faltas graves e degradantes que alimenta um midia raivosa e morimbunda. Fora disto, nada. Tão nada como o fhc.
O PROBLEMA É 2018/E A FORÇA DE LIDERANÇA DO LULA.
A Oposição Política (PSDB/DEM/PPS/PSB/ETC.) e Midiática (FOLHA/GLOBO/VEJA/ISTO É/ESTADÃO/ETC.) sabem como dois mais dois são quatro, que o LULA é imbatível nas eleições de 2018. Os nossos políticos estão sendo massacrados diuturnamente pela mídia partidarizada, principalmente os ligados as forças progressistas. Acho que o Brasil precisa com urgência fazer uma limpeza no Executivo/Legislativo e Judiciário, afastando esses brasileiros anti-patriotas que não querem o melhor para o Brasil e seu Povo, alguns verdadeiros “JUSTO VERÍSSIMO” que querem que o “POVO SE EXPLODA”!. A Dilma Roussef deveria fazer uma Lei dos Meios de Comunicação (parecida com a da Argentina) e mandar um recado para essa Imprensa Familiar que quer destruir as conquistas do Povo Brasileiro nos ultimos 13 anos. Que País é esse que um Juiz de primeira vara e com um empurrãozinho da mídia familiar quer pular etapas jurídicas e se autonomear “PALADINO DA JUSTIÇA “? , Deve ser o País dos “HOMENS DE BEM, FROUXOS” (Cadê o STF), para se justificar tamanho descalabro. Quando nossa competente e querida Presidenta falou que todos seriam investigados (não ficaria pedra sobre pedra) acho que muita gente deu verdadeiras gargalhadas, porem o que testemunhamos é que parece as pedras estão se movendo de verdade. Toda essa armação de golpe, se resume ao fato do Lula ser unico líder brasileiro que chega aos corações do povo, principalmente os menos favorecidos, ou seja, os “SABOTADORES DA DEMOCRACIA” sabem que pelo “VOTO DIRETO”, dificilmente conseguirão voltar ao Poder Central, claro tendo Lula como concorrente (ou quem o mesmo apoiar). Sou um cidadão comum, não tenho filiação partidária, tenho 63 anos e experiência e discernimento para entender que o nosso País nos ultimos 12 anos teve uma melhora substancial e modestamente acho que a maioria dessas conquistas se deve as forças progressistas e ao grande líder político brasileiro, o LULA.
Lava Jato é uma operação de
Lava Jato é uma operação de espetáculo para atacar o sistema político brasileiro
Analista político critica tendência golpista da mídia ao noticiar informações da operação e a ocultação do nome de Aécio Neves quando ele surge na investigação
por Redação RBA publicado 15/07/2015 16:14
(…)
https://soundcloud.com/redebrasilatual/lava-jato-e-uma-operacao-espetaculo-calculado-para-atacar-sistema-politico-brasileiro
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/07/lava-jato-e-uma-operacao-de-espetaculo-para-atacar-o-sistema-politico-brasileiro-1660.html
Ainda bem que é só a política que se degradou e ficou dividida,
o resto vai tudo bem e bom.
E por falar em Itaguaí,corrupção,psdb…
…que fim levou a tal operação gafanhoto?
http://www.politicadeitaguai.com.br/2014/12/policia-federal-realiza-operacao-na.html
Farra de prefeito de Itaguaí provocava rombo de R$ 30 milhões por mês
Segundo investigações da PF, Luciano faz parte de esquema que envolve secretários, empresários e servidores da cidade
CHRISTINA NASCIMENTO
Rio – O estilo de vida lembra o de um bon vivant. Roupas caras, carros importados e até um helicóptero. A farra, que seria patrocinada com o dinheiro público, tinha na ponta o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota (PSDB). Ele, segundo investigações da Polícia Federal (PF), faz parte de um esquema que envolve secretários, empresários e servidores que provocava um rombo mensal de R$ 30 milhões nos cofres do município.
Agentes estiveram nesta quinta-feira na cidade e fizeram uma operação, que resultou numa devassa na prefeitura. A ação da polícia foi comemorada com gritos e fogos de artifício por um grupo de moradores. Doze pastas com nomes de funcionários fantasmas foram localizadas na Secretaria Municipal de Administração.
Bola de cristal e Cartomantes
bem, se ninguém manifesta, manifesto eu 😉
o artigo, de cara, demonstra que o autor ouve, vê (e por certo admira) M.Unger, sem a elegância deste ( “está mentindo” – Pronto: descobriu o Brasil que ninguém tem bola de cristal ).
Vai além do que este que vos fala, nessas mal traçadas linhas, tanto aprecio: a ousadia, a pretensão, o enxerimento até: digo além porque, tão taxativamente, arvora-se num veredicto do que vai na cabeça de um Fernando Henrique Cardoso, essas cois de cartomantes: um sentimento, no caso, revanche com Lula.
Eis duas vaidades que se tocam
Eis duas vaidades que se tocam,
e atire a primeira pedra quem não tiver vaidade:
atiro eu 😉
um espectro ronda
quem e a quem
– um doce pra quem acertar.
( e não é a europa )
Pontos pela apreciação que faz quanto a lideranças e ao Partido
e ao Partido.
( não vou desenhar )
não acho que Aécio seja carta fora.
mas de jeito nenhum.
Levará outro empurrão do espantalho deste blog, FHC.
A classe média multiplicadora de opinião (creio) lembra e lembrará dele, A. Neves.
E não só classe média.
Mas aí já é pretensão de adivinho da minha parte, reconheço, reconheço, reconheço.
pelo artigo, sinto falta de uma proposta de Frente de Esquerda
Frente Esquerda mas que não peça atestado ideológico, que inclua quem nela aderir, de liberais democratas, de centro, e até quem prestou serviços ao regime ditatorial civil-militar, um Delfim Neto, por exemplo. E não seria a única personalidade que caiu fora do governo ditatorial, que acenou e integrou ativamente pela democratização, ou redemocratização. Um tiquinho de História, para os mais jovens curiosos estudantes, ou para os que viveram a época, ou parte dela e não acompanhavam assuntos políticos, nem militaram nalgum grupo ou partido.
Delfim Neto (antes de virar moda pelo blog )
Tempinho atrás (antes de virar moda pelo blog…) chamei atenção pra leitura de que gostei e sugeri artigo, análise (e proposta) de D. Neto em Carta Capital, sobre o que ele admitia, sim, estelionato eleitoral, com todas as letras, sem subterfúgios, nem tergiversações ( uma qualidade não muito comum: encarar de frente os acontecimentos). Também já me referi a uma direita civilizada (ou convertida), e recebi pelo menos um comentário discordante (vivam as diferenças). Descontem se eu usar ora linguagem em primeira pessoa, ora em frases de construção indireta a que nem todos foi apresentada. Ou, o que é frequente, minha digitação com erros, sem revisão, apressadamente.
estrelinhas de não-participantes e de participantes
Não lembro de estrelinhas (que acho secundárias e, geralmente, nas vezes em que deixo algum comentário, não volto pra ver o que clickaram ou não: me arvoro… a já ter uma idéia da média ou da predominância do público por aqui participante) e desconfio e suponho que são clickadas muito mais por visitantes que não se manifestam jamais por mensagem enviada, e creio que participam muito mais do que os tradicionais participantes. Sejam comentários críticos (a um Aldo Fornazieri, p.ex.), sejam comentários reforçadores e elogiosos em massa.
Um poeminha
Eu moro lá na Dinda, papai foi quem me deu
Eu tenho uma Ferrari, minha mulher foi quem se deu
Eu tenho uma Lamborghini, minha empresa é que abateu
Tem tb um Porsche lá que o vizinho deixou e se esqueceu
Eu devo o IPVA dos 3, porque o contador de aborreceu
Eu apoio Dilma e Lula, mesmo depois que ele se fudeu
E o Nassif me tirou do Sanatório, menino bom! VALEU!!!!
Reproduzindo, com créditos claro.
Reproduzindo o comentário de Cris Rezende no FB: “Gostaria de lembrar aos que insistem em dizer que o governo Lula/Dilma acabou com o Brasil que para voltar a idade da pedra, ou seja, 2002, o PIB precisaria recuar 50%, o salário mínimo ser reduzido a pó, 40 milhões voltarem à miséria, sofrermos racionamento de energia, todas as políticas sociais serem extintas, a corrupção ser novamente escondida e o FMI dar as caras por aqui. Quando parte ou tudo isso acontecer tenham certeza de uma coisa: o PSDB voltou ao poder”.
Nem será preciso tanto, mas é sempre bom lembrar!
A ver.
Gostei !
Cris Rezende inventou uma maneira p’ra lá de criativa de demonstrar o que seria o retorno dos neoliberais ao poder.
Onde se escondem essas mulheres que não assumem de vez o comando da nação em Brasília, nos Estados, nos municípios ?
Anna e Cris: não deixem a Dilma sozinha.
Como não sei mentir…
…só posso recitar Chico: “Palmas pra ala dos barões famintosO bloco dos napoleões retintosE os pigmeus do bulevarMeu Deus, vem olharVem ver de perto uma cidade a cantarA evolução da liberdadeAté o dia clarear Ai, que vida boa, olerêAi, que vida boa, olaráO estandarte do sanatório geral vai passarAi, que vida boa, olerêAi, que vida boa, olaráO estandarte do sanatório geralVai passar”