PT, PCdoB e PV registram federação partidária

Denominada Federação Brasil da Esperança, grupo busca atuar como força para libertar país “do desastroso governo da extrema da direita”

O PT, o PCdoB e o PV formalizaram nesta segunda-feira (18/04) a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que tem como um de seus objetivos atuar pela composição de bancadas progressistas tanto no Congresso como nas Assembleias Legislativas.

“A FE Brasil surge desafiada por uma grande responsabilidade: atuar como força decisiva para libertar nosso país do desastroso governo da extrema da direita”, diz nota oficial assinada pelas presidentas do PT e do PCdoB, Gleisi Hoffmann e Luciana Santos, e pelo presidente do PV, José Luís Penna.

Tendo em vista essa gigantesca tarefa, a Federação terá que, em torno da liderança da ex-presidente Lula, agregar, reunir e mobilizar amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que o povo e a democracia sejam vitoriosos nas eleições de outubro”.

Ao mesmo tempo, a federação também quer “eleger grandes bancadas progressistas para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas, bem como um expressivo número de governadores/as, criando as condições para que o governo eleito por essa ampla aliança tenha as condições para promover as mudanças e grandes transformações de que o país necessita”.

“Estamos ousando, construindo uma ferramenta nova, inovando e renovando a forma de fazer política, apostando na unidade e na convergência em torno de ideais e compromissos elevados com nosso país, que se expressam na Carta Programa de nossa Federação. Valorizamos a democracia interna e construímos um estatuto que estimula a busca pelo consenso”, ressaltam os signatários.

Gleisi será primeira presidente da Federação

A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

O órgão máximo de deliberação da federação é a Assembleia Geral, composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial, e as deliberações serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros.

A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018. 

Leia Também

Federação partidária: movimento deve fortalecer Lula em 2022

PT aprova formação de chapa Lula-Alckmin para eleições

Eleições 2022: jogo político tende a ser mais pesado neste ano e PT não pode subestimar Bolsonaro

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador