O que diz relator da ONU sobre o silêncio do governo Lula diante do golpe de 64

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Relator da ONU sobre Verdade, Justiça e Reparação comenta decisão do governo de não marcar os 60 anos do golpe militar

Foto: Arquivo Nacional

O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Verdade, Justiça e Reparação, Fabian Salvioli, afirmou que a decisão do governo Lula (PT) de vetar comemorações oficiais em memória das vítimas do golpe militar de 1964, que completa 60 anos no próximo dia 31 de março, revela que a ditadura ainda não foi superada no Brasil

Questionado pelo jornalista Jamil Chade, em entrevista publicada no Uol, sobre aqueles que afirmam que Brasil não deve olhar o passado e que devemos olhar para os desafios atuais, o especialista deixa claro que é “um erro pensar que, por ter ocorrido há 60 anos, o golpe não deve ser lembrado“.

Relator do tema na ONU há seis anos, Salvioli declarou que ficou surpreso diante da determinação do presidente Lula, uma vez que o silêncio significa o abandono e a revitimazação das vítimas da repressão, algo que o estado “nunca” poderia fazer.

Há uma intenção clara de não querer se abordar determinados fatos. Quando alguém diz que não quer fazer barulho ou molestar, o que isso quer dizer é que não se quer molestar aos perpetradores. O problema é que, assim, se molesta a quem já foi vítima e voltam a ser vítimas“, afirmou o especialista.

A decisão de Lula foi vista como um aceno aos militares, irritados com o avanço das investigações sobre o atentado à democracia em 8 de Janeiro. Salvioli pontou que seria “muito grave” se tal decisão for parte de uma “chantagem das Forças Armadas“.

Talvez, pela particular situação que atravessa o Brasil, entendo que o governo não tenha hoje a liberdade para fazer o que é devido. E isso é muito grave. Se ele obedece à chantagem das Forças Armadas, seria algo muito grave. Governos não podem funcionar sob chantagem das Forças Armadas“, disse.

O processo de memória é um valor em si mesmo

Questionado sobre a importância de marcar datas como os 60 anos do golpe, Salvioli explicou também que as comemorações tem grande valor em termos de memória coletiva, “para recordar o que ocorreu, para prestar as devidas homenagens para as vítimas dessas aberrações. E para dar um sinal de que, da parte do Estado, há uma condenação. E que é uma condenação permanente a essa questão“.

Ninguém ousaria dizer que devemos deixar de marcar o dia das vítimas do Holocausto. E isso ocorreu há mais tempo. Quando os países atravessam esse tipo de questões, é muito importante sinalizar as coisas como elas são. E isso deveria ser uma política de estado“, declarou.

O relator da ONU ressaltou ainda que “o processo de memória é um valor em si mesmo. Não pelo que ocorreu no passado. É um valor para a construção de uma democracia forte e saudável para o futuro“.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula é cria do “milagre econômico ” da Redentora.

    Não é de se espantar que desconheça o sentido dessa memória dramática.

    Enquanto uns apanhavam, eram mortos e sumiam, ele ia ao mercado comprar cerveja e carne para assistir o Timão.

    Como disse Raulzito, em Ouro de Tolo, Lula era o dito cidadão respeitável que conseguiu comprar um Corcel 73.

    Ok, tudo bem, muita gente viveu essa ilusão.

    Mas depois de anos e anos sendo quem ele é, sabendo o que sabe, e ainda assim se curva aos pintores de meio fio e comedores de picanha com leite condensado?

    Essas FFAA que não botam medo nem na Bolívia?

    Lula se faz indigno do cargo que ocupa.

  2. O relator da ONU, com o devido respeito, não governa o país precisando manter relações com os militares.

    Lembrando que não estamos em tempos calmos em termos mundiais.

    Vizinhos a um pé de “arrumar encrenca”.

    Falar é fácil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador