Senado aprova PL que revoga Lei de Segurança Nacional, um entulho autoritário

O texto, aprovado pela Câmara em maio, adiciona ao Código Penal crimes contra a democracia e coloca um fim na LSN, considerada ultrapassada por especialistas

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – O Senado Federal aprovou no início da noite desta terça-feira, 10, o texto-base do Projeto de Lei (PL) 2.108/2021 que revoga a chamada Lei de Segurança Nacional (LSN), ao adicionar ao Código Penal crimes contra o Estado Democrático de Direito.

A votação acorreu de forma simbólica. O texto, aprovado pela Câmara em maio, tem relatoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e propõe a punição de atentados, ameaças e sabotagem contra o Estado, na tentativa de barrar a atuação dos poderes constitucionais.

A PARTIR DE R$ 10 VOCÊ PODE AJUDAR A MANTER O JORNALISMO INDEPENDENTE DO GGN. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Agora a LSN, que entrou em vigor ainda na ditadura militar, deverá ter um fim. O mecanismo é alvo de críticas por ser ultrapassado.

Vale ressaltar, que a discussão contra a LSN tomou fôlego recentemente, após o mecanismo ter sido utilizado por Jair Bolsonaro (sem partido) em diversos processos contra a aposição. Isso porque a Lei prevê pena de até quatro anos de prisão contra quem “caluniar ou difamar” os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara e do Senado.

Confira a sessão do Senado:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador