Villas Boas revida Olavo: ‘ele age acentuando divergências, substituindo uma ideologia por outra’

‘A partir de seu vazio existencial, Olavo derrama seus ataques aos militares e às FFAA demonstrando total falta de princípios (...) A escolha do alvo é compreensível diante de sua incapacidade de compreender valores’

Jornal GGN – O ex-comandante do Exército Brasileiro, general Villas Boas, divulgou publicamente uma resposta aos ataques do ideólogo extremista, Olavo de Carvalho, contra as Forças Armadas.

“Mais uma vez o Sr. Olavo de Carvalho, a partir de seu vazio existencial, derrama seus ataques aos militares e às FFAA demonstrando total falta de princípios básicos de educação, de respeito de um mínimo de humildade e modéstia”, pontuou Villas Boas.

“Verdadeiro Trotski de direita, não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros. Por outro lado, age no sentido de acentuar as divergências nacionais (…) A escolha dos militares como alvo é compreensível por sua impotência diante da solidez dessas instituições e a incapacidade de compreender os valores de princípios que as sustentam”, completou.


Na última semana, Olavo voltou a usar suas contas em redes sociais para suscitar contendas entre os membros do governo Bolsonaro e do Exército. “Forças Armadas: Há 130 anos prometendo e sonegando uma democracia”, escreveu no Facebook.

Mais recentemente, no dia 3 de maio publicou: “Mostrem-me, generais, que algum dia um de vocês (exceto o Newton Cruz, que vocês expulsaram do Exército) defendeu a honra das Forças Armadas como eu o fiz”.

E também: “Definitivamente, nossos milicos adoram a China e odeiam os EUA. Mas, se você disser que foram influenciados pelos comunistas, eles chamarão você de extremista”.

O vice-presidente Hamilton Mourão também vem sendo alvo do personagem. Em um de seus vídeos no YouTube, Olavo descreveu Mourão como um “adolescente desqualificado”.

Em resposta aos ataques violentos de Olavo, o vice-presidente ponderou que o escritor deveria se concentrar em sua “função de astrólogo”.

Em março, durante a visita oficial de Bolsonaro aos Estados Unidos, o que incluiu um jantar em homenagem a ele, Olavo de Carvalho disse à imprensa que o presidente não “reage” às notícias “falsas” da imprensa contra ele por causa “de milicos que os cerca”, chamados pelo escritor de “bando de cagão que têm medo da mídia”.

A nova onda de ataques de Olavo contra as Forças Armadas acontece no mesmo momento em que Bolsonaro volta a desautorizar uma ação de um ministro militar, neste caso, contra uma declaração do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Santos Cruz.

No início de Abril, Santos Cruz falou à rádio Jovem Pan sobre a necessidade de regulamentar as redes sociais para evitar distorções promovidas por grupos radicais. “As distorções e os grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra, da ponta leste ou da ponta oeste, isso aí tem que ser tomado muito cuidado, tem que ser disciplinado. A própria legislação tem de ser melhorada”, disse.

Neste domingo (5), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) escreveu em sua conta no Twitter: “Em meu governo, a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais. Quem achar o contrário recomendo um estágio na Coreia do Norte ou Cuba”. Após essa postagem, a hashtag #ForaSantosCruz se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter ao longo do dia.

Antes de Bolsonaro se manifestar, o apresentador e amigo do presidente Danilo Gentili usou um trecho da entrevista de Santos Cruz para sugerir que o general e ministro estava planejando uma regulação das mídias sociais.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha, neste domingo de noite, Santos Cruz passou cerca de uma hora reunido com Bolsonaro no Palácio da Alvorada para tratar sobre os ataques que vem sofrendo via redes sociais. O ministro teria pontuado que as manifestações são coordenadas e têm participação dos filhos do presidente, assessores ligados a Olavo de Carvalho e do chefe da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Ainda segundo auxiliares do governo que estavam presentes no encontro, Bolsonaro respondeu para Santos Cruz que ele estava se desviando do “foco central” das divergências, que era o controle das redes sociais.

“Isso tem de ser feito. Mas tem de usar com muito cuidado, para evitar distorções, e que vira arma nas mãos dos grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra. Tem de ser disciplinado, até a legislação tem de ser aprimorada, e as pessoas de bom senso têm de atuar mais para chamar as pessoas à consciência de que a gente precisa dialogar mais, e não brigar”, rebateu o ministro.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O general talvez preferisse que o astrólogo fosse residente no território nacional e suscetível a ameaças, como os pusilânimes do STF, que rapidamente se amedrontaram e se corromperam, mediante uma simples twitada sua, dizendo que as ARMAS estavam de prontidão para o caso de que algum deles cometesse o atrevimento de ousar RESPEITAR a LEI. Ou seja, ou estamos todos juntos no GOLPE, “com STF, com tudo”, unidos na EXCEÇÃO, ao arrepio da Constituição Federal, mas amparados na Doutrina do TRF-4, ou ele despacharia “os dois soldados e o cabo” para manter a (des) ordem na casa de tolerância dos ministros acovardados.

  2. Se Olavo não é nada, por que Villas Boas bate boca com ele? Humilhando-se em pleno twitter; todo castigo é pouco para essa alma sebosa.

  3. Foram esses militares de m*&#a que criaram o monstro que agora os devora. Pois que se danem! Faz tempo que não se pode contar com eles pra nada, a não ser para fuzilar pessoas inocentes.
    Minha percepção negativa sobre eles cada vez se fortalece mais. Pior mesmo é que não posso escrever aqui o que penso deles, porque senão o blog vai se complicar.

  4. Quéisso, general? Disponha… vocês fizeram por merecer…

    PS: Ô dinheiro mal gasto com a formação desses milicos… comparar Olavo à Trotsky é de uma ignorância caluxesca.

  5. O que o olavo faz com a cabeça das pessoas e a sua utilidade política nos states:
    As respostas ao tweeter do general Vilas boas:
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    50 minhá 50 minutos

    Sim, vcs atacaram os terroristas nos anos 70, mas infelizmente subestimaram o intelecto.
    A mídia, as universidades, a classe artística e músical, fizeram e fazem uma guerra invisível.
    Me pergunto, os militares não procuraram a informação??
    Vcs estavam perto.
    Mesmo agora??
    2 respostas 2 retweets 9 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    48 minhá 48 minutos

    Vi minha instituição cair, desde o ano de 2005 ( PT no poder com a ajuda do PSDB)
    O país foi saqueado, a Amazônia foi roubada e vcs não viram??
    Ficaram quietos. Pedimos a ajuda de vcs.
    Saímos às ruas para pedir o nosso país de volta.
    O PCC foi criado e sustentado pelo
    2 respostas 3 retweets 12 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    45 minhá 45 minutos

    PSDB, e vcs não viram.
    Crimes de lesa pátria ocorridos por partidos políticos, com união com as FARCs, Hamas, e vcs não viram?
    ONGs, Instituições invadiram nosso país, com ajuda de SOROS, FORD, ROCKFELLER, e invadiram nosso MEC, CONJUR, MP, MIDIA, REDAÇÕES JORNALISTICAS
    1 resposta 4 retweets 12 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    42 minhá 42 minutos

    E vcs não viram??
    O Nordeste passando sede e fome, sobrevivendo com bolsa de 100, 200, e sendo escravizados, vcs não viram??
    Foz de Iguaçu, sendo invadido por islâmicos e tbm vcs não viram.
    Nossas crianças sendo vítimas de pedofilos, com anuência da mídia, ONGs, políticos
    1 resposta 2 retweets 11 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    39 minhá 39 minutos

    E vcs não viram tbm??
    SIM Olavo, fala palavrão.
    SIM Olavo ofende.
    Mas, Olavo estudou, leu e chamou a atenção de muitos brasileiros, como eu, que estava alienados.
    O certo seria as FFAA, ler, aprender com Olavo, sobre a guerra invisível que estamos passando
    A esquerda nesse..
    2 respostas 2 retweets 5 curtiram

  6. A atitude descrita no artigo pode resultar no impeachment de Bolsonaro, em face da possível incidência do artigo 7º, parágrafo 8º, da Lei 1.079/1950, que tipifica crime de responsabilidade caracterizado nos seguintes termos: “provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis”.

  7. Qual seria o recado ao Olavo?

    Se, de fato, o astrólogo é o “verdadeiro Trótski de direita“, tal como o define o General Villas-Boas, quem na opinião dele seria o “verdadeiro Stálin de direita“?

    Será que o Olavo deveria começar a se preocupar pela própria vida? Será que há alguma sugestão implícita para que alguém venha a interpretar o papel de “verdadeiro Ramón Mercader de direita“?

    Picaretas não faltam por aí.

  8. Trótski deve estar se revirando no túmulo, feito um ventilador……comparar Olavo de Carvalho, autodenominado “filosofo” de rede social, com o Trótski é de lascar……me pergunto, se um gen. que foi o big boss do exercito, até pouco tempo,manda uma dessas, fico aqui matutando o nível do ensino militar no Brasil varonil…..melhor “estudar” pelo Wikipedia….
    Trótski foi político e dirigente carismático, membro do Politburo de 1919-1927, grande orador, “ideólogo”, escritor(fundador do jornal Pravda),filosofo(de verdade, não autoproclamado……)…..
    Mas podemos dizer que apesar de toda a “potencia” intelectual do gajo,era um homem de ação…….e também fez uma ou duas coisinhas no “ramo” militar…..Foi , comissario da guerra(tipo um ministro da guerra….) 1918-1925, e………criador do exercito vermelho…..quer dizer , um “boquirroto” de youtube, igualzinho ao Olavo……..

    PS:Não entro no mérito do Trótski “bonzinho” ou “mauzinho”, ponho o homem no “seu” tempo histórico e “geográfico”……

    1. Ói qui, Jackon, vou pegar seu parágrafo sobre Trotski e vou adapta-lo ao olavo, do mesmo jeitinho que ele lê os grandes filósofos e corta e cola com os seus pitacos.
      Lá vai:
      Olaf não foi político e nem dirigente carismático. Membro do Prostíbulo desde sempre, fazem-no grande orador, “ideólogo”, escritor, fundador de um jornal Privada e filósofo autoproclamado.
      Mas podemos dizer que apesar de toda a “potencia” intelectual do gajo, é homem de ação…….e também fez uma ou duas coisinhas no “ramo” militar…..Foi , conselheiro dos filhos do capitão e mentor de ministros de governo. Louco por guerra é ……criador de caso com o exercito brasileiro.

  9. Villas Boas e Olavão, não briguem: se matem logo. Vou introduzir vocês no globo da morte distribuir uma faca para cada um de vocês. Dois entram, no máximo um sai.

  10. Eu queria ter a trajetória do Olavo, mas a minha educação prima pela racionalidade. Se pouco sei, então, vou atrás da informação, dos dados. É preciso de um pouco de método, admito.
    Sou um erro da Natureza no Mundo do Olavo.

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Tenho algumas sugestões para o Villas Boas e seus amigos das Forças Armadas
    1 – Faz arminha que passa
    2 – Manda o STF prender o Olavo
    3 – Ou se ajoelha e curte o chicote.
    PS. A vantagem da terceira opção é que participando do governo deve sobrar alguma comissão na liquidação do país.

  12. Quem cospe para cima… esse generaleco desmoraliza as forças armadas, como um todo, ao se prestar a discutir com o piá pançudo do olavete. Talvez se alguém cuspir no chão e passar o pé por cima… Duas bestiológicas figuras a denegrir todo e qualquer resquício de civilização. Haja saco.

  13. Nassif: essa arenga é mais pinimba de roto com rasgado. Um dos cabeças da Querência de CruaAlta contra o Guru da Astrologia mostra que a aposta dos VerdeSauvas gorô. Dizem estão fazendo meaculpa, lamentando talvez tivesse sido melhor o milico Daciolo, que pelo menos não demonstrava envolvimento com Laranjas e Milícias. Nem tem família desastrada, manipulada por uma inteligência duvidosa.

    Imagine se bater continência pra Capitão já era duro, pra Cabo, nem pensar. Até porque, a esta altura Inês é morta. O pagaré tá se chafurdando na lama. Na política externa tá um cocô. Na interna, fede pelos cotovelos. O “DeusMercado” anda prá lá de desiludido, esperando que essa tal de Reforma injete grana nos Bancos, que outra não é a finalidade.

    Aos pouco a Lavoura tupiniquim vai se consumindo pelos VerdeSauva, a exemplo dos golpes anteriores. Mas tão nem ai. Os coroneis ficarão com a farra do boi das viagens ao exterior, com toda catrefa, às custas do herário público. E os estrelados, conseguirão uns favoreszinho daqui e dali pra parentes e amigos, junto aos donos do quintal. Judiciário garantidindo o escracho jurídico e moral e o Congresso, na locupletação consuetudinária.

    É por isso que não boto fé nesse buchico. É coisa pra grande mídia se esbaldar. Até porque, como dizia Cícero, entre os maus o que existe é conluio, mesmo que com pequenas rusgas.

    Saint-Hilaire, Saint-Hilaire, descobristes a desgraça, anunciastes os resultados mas não indicastes o método de erradicação da praga… A culpa é tua!

  14. A milicada não tem moral pra reclamar do charlatão da Virginia, pois deu guarida a suas charlatanices oficialmente até faz pouco tempo. Acobertou suas sandices e vigarices. Basta ver o “”curriculum”” do astrólogo.
    Lá consta:
    “…
    31. “Censura e desinformação”, conferência no Clube Naval do Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2001.
    32. “Sobre a defesa nacional”, conferência no I Simpósio sobre Estratégia da Resistência e Mobilização da Vontade Nacional, promovido pelo Comando Militar da Amazônia em 7 de dezembro de 2001.
    33. “Sistemas políticos contemporâneos”, conferência na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 2 de maio de 2002.

    Pronunciou ainda vários outros cursos e conferências nas seguintes entidades:
    … Instituto de História e Geografia Militar do Brasil… Clube Militar (Rio de Janeiro), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra…”

    Fonte → https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2016/01/22/curriculum-vitae-de-olavo-de-carvalho/

    Ele chegou lá pelas mãos de outros direitistas que frequentam os bivaques, como o trágico ex-ministro Vélez Rodrigues e outros. Alguns até perceberam a fraude e se tornaram desafetos do astrólogo, como economista, e direitista, Armindo Abreu → http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=73051&cat=Artigos
    Até fins de 2015, o astrólogo constava na fan page do EB, de onde ele saiu depois de ofender o Villas Bôas → https://www.revistaforum.com.br/olavo-de-carvalho-e-banido-de-pagina-do-exercito-apos-ofensas/

    Essa cúpula militar que está aí, eram todos cadetes, aspirantes e jovens oficiais nos tempos da ditadura. São órfãos, filhotes da ditadura que depois de velhos se tornaram suas viúvas. Foram todos mergulhados na mentalidade da Guerra Fria e nunca saíram dela.

    Fora adestrados para procurar comunistas em toda parte. Chegam em casa, olham debaixo da cama e vasculham o armário pra ver se encontram algum. Tudo que acham, de vez em quando, é o camarada Ricardão. Este, em tempos que vestem o pijama no lugar da farda, já não incomodam tanto suas cabeças, o que as inferniza é o camarada Jaques. O famoso “Já que estás aí sem fazer porra nenhuma…”

    E lá vão aos supermercados fazer as compras, buscar os netos nos engarrafamentos na porta de escolas, esperar a mala da sogra no aeroporto e carregar outras tantas malas para meses de estadia e intrigas com a filha. A saída é escapar para “importantes” reuniões conspiratórias no Clube Militar, ou se trancar no escritório para idênticas “conspirações” no ‘uatizapi’. São as horas em que vão incensar no altar seus gurus de teorias conspiratórias favoritos, é a hora de estudos “profundos” sobre o tal “marxismo cultural”, quando são consultados os “pensadores” maiorais da “terra pRana” das teorias sociais e políticas.

    Tá na hora de dar nome aos bois, de jogar no lugar certo a responsabilidade do patrocínio do desgoverno do celerado capitão, que eles sabiam muito bem quem era. Tanto que botaram pra fora, sem lhe dar promoção pela passagem para a reserva, pois sabiam que era um incapaz, um IMPEDIDO de prosseguir na carreira.

  15. Quase Todos Os Dias Os Militares Estão Sendo Humilhados Pelo Guru Do Capitão De Quinta. O Presidente Xucro Nem Sequer Mexe Uma Palha Para Defendê-Los. Digo E Repito. JÁ PASSOU DA HORA DESSES MILITARES DÁ UM PÉ NA BUNDA NESSE PRESIDENTE CANALHA, A Não Ser Que Estejam Gostando Da Humilhação Que Vem Sofrendo, SERÁ QUE PELO PODER VALE PENA SER HUMILHADO E FICAR SE RASTEJANDO?

  16. Vilas não tão boas lamentavel, mais uma vez , dialogando com o astrólogo em prejuízo às FFAA e a nação . Cala a boca Magda !.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador