PM atira balas de borracha em ação de reintegração de posse

Do UOL

PM atira balas de borracha em ação de reintegração de posse em SP60

Soldados da Polícia Militar iniciaram por volta das 9h40 desta terça-feira (26) uma ação para reintegração de posse de um terreno no bairro do Iguatemi, zona leste de São Paulo. 

Moradores protestam na desocupação no Pinheirinho 2, em São Paulo
 


O local, chamado de Pinheirinho 2 pelos moradores, era ocupado por 700 famílias, segundo a liderança da ocupação.

Cerca de 30 homens da Tropa de Choque da PM dispararam balas de borracha e bombas de efeito moral e avançaram em direção à população que resistia à desocupação. Os tiros foram efetuados contra moradores que faziam um cordão de isolamento. Os sem-teto revidaram atirando pedras.

Após os disparos, houve correria e as pessoas se dispersaram pelo terreno e pelas ruas da região. Muitos moradores eram vistos transportando pertences, como televisão e outros eletro-domésticos. Bombas de efeito moral lançadas pela polícia chegaram a cair próximo a carros e ônibus que passavam pelo local.

No terreno de 130 mil metros quadrados ocupado desde maio de 2012, foram construídas cerca de 800 casas de alvenaria pelos sem-teto. Tratores e outras máquinas estão no local para serem usados na demolição das moradias.

A PM não divulgou o número total de policiais que participam da ação. Os moradores montaram uma barreira em uma das entradas do local e diziam que iriam resistir a qualquer tentativa de retirada à força pela polícia.

De acordo com o coordenador da ocupação, Jean Carlos da Silva, o advogado dos sem-teto negociava o adiamento da reintegração alegando que o proprietário não tinha oferecido todos os meios para a saída dos moradores, como banheiro químico, caminhões para o transporte de móveis e alojamento.

O proprietário teria cumprido as exigências durante as negociações, levando os oficiais de Justiça que estão no local a autorizar a desocupação.

O batalhão da PM conta com o apoio da Tropa de Choque, Força Tática, policiamento aéreo, policiamento de trânsito, bombeiros e GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Os sem-teto reivindicam a inclusão em programas de moradia da prefeitura.

Após a realização de uma audiência no fórum de Itaquera nesta segunda (25), o juiz da 4ª Vara Cível de Itaquera decidiu manter a liminar que determina a reintegração de posse.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador