Terras indígenas podem ocupar 1/3 do Mato Grosso do Sul

Por Marcelo Maior

Demarcação de terras indígenas pode ocupar 1/3 do Mato Grosso do Sul 

Do site Notícias Agrícolas

28 municípios do Mato Grosso do Sul são alvo de demarcação de terras indígenas. A Funai entrou com processo para reinvindicar uma área que chega a 1/3 do Estado, o que pode desalojar cerca de 100 mil famílias.

Os produtores rurais da região de Iguatemi têm até o dia 08 de abril para apresentar a defesa de suas terras. No entanto, Hilário Parisi, presidente do Sindicato Rural da cidade de Iguatemi, acredita que as medidas discutidas para conter a situação trarão resultados positivos. “Nós acreditamos que seremos vitoriosos”, afirmou o presidente.

Segundo Parisi, os produtores já se reuniram para fazer um laudo antropológico da região, refutando a tese da Funai de que há resquícios indígenas. Cada produtor também está com seu advogado para trabalhar a parte jurídica. 
No próximo dia 05, os produtores farão uma manifestação no município de Tacuru, que contará com uma carreata e uma audiência pública com políticos e representantes da Funai presentes.

Só na cidade de Iguatemi, 46 propriedades estão na área requerida pela Funai, o que representa 15% do município. Confira abaixo mapa do relatório da Funai com a delimitação de áreas para demarcação de terras indígenas na região de Iguatemi e cone sul do Mato Grosso do Sul. 

Clique aqui para ampliar! 
Fonte: Notícias Agrícolas // Kellen Severo, João Batista Olivi e Izadora Pimenta

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador