5 de junho de 2026

Portos brasileiros movimentam 460 milhões de toneladas

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – No primeiro semestre de 2014, o setor portuário brasileiro movimentou mais de 460 milhões de toneladas, de acordo com relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O número representa um crescimento de 5,18% na comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando houve uma movimentação de 437,6 milhões.

Os Portos Organizados foram responsáveis por pouco mais de 36% da movimentação total – 167,3 milhões de toneladas –, um crescimento de 6,02%. Os Terminais de Uso Privativo (TUPs), por sua vez, registraram aumento de 4,7% e atingiram 292,9 milhões de toneladas movimentadas, contra 279,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2013.

O minério de ferro foi o produto mais movimentado, com 160,7 milhões de toneladas. Em seguida, estão os combustíveis, óleos minerais e produtos (99,8 milhões de toneladas) e depois os contêineres (46,7 milhões de toneladas).

O Porto de Santos (SP) foi o que mais movimentou carga – 44,1 milhões de toneladas –, seguido pelo Porto de Itaguaí (RJ), com – 30,3 milhões –, e o Paranaguá (PR) – com 20,9 milhões.

A navegação de longo curso também cresceu, o que, de acordo com a ANTAQ, indica um crescimento na corrente de comércio exterior do país. Na comparação com os últimos cinco anos, o volume transportado aumentou 17,3%. A navegação por cabotagem teve um crescimento tímido, de 1,7% na comparação com 2013.

O único número que sofreu queda foi o de navegação interior. De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2014 foram transportados 38 milhões de toneladas nas vias interiores brasileiras, contra 39,1 milhões no primeiro semestre de 2013.

Com informações da ANTAQ e sugerido por Alfeu

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados