Empresas de chocolate são denunciadas por propaganda abusiva

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Após notificações vindas de diversos estados brasileiros, o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviou oito representações ao Procon-SP informando o desrespeito das empresas Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau à Resolução 163 do Conanda, por dirigirem ações comerciais ao público infantil, nas campanhas de páscoa 2016.

As denúncias revelam que as empresas envolvidas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com elementos atraentes à criançada, como: venda casada de produtos junto com brinquedos, embalagens coloridas para chamar atenção, uso de personagens, ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas, entre outras.

O projeto também destaca que a repercussão das publicidades pode ser percebida em vídeos produzidos por meninos e meninas blogueiros, vlogers ou youtubers mirins, que descrevem e avaliam a variedade dos ovos de chocolate.

 “Essas práticas desrespeitam os direitos da criança, inclusive nas relações de consumo, garantidos na legislação vigente, como o artigo 227 da Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Código de Defesa do Consumidor, e a própria Resolução 163 do Conanda”, disse Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.

O projeto Criança e Consumo, desde 2006, atua na divulgação e no debate sobre questões relacionadas à publicidade dirigida ao público infantil, indicando caminhos para minimizar e prevenir os malefícios da comunicação mercadológica.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador