Promotor afastado busca apoio para permanecer no cargo
por Francisco Arten
Afastado por 6 meses da Promotoria Pública pelo Conselho Nacional do Ministério Público, Nelson O’Really busca apoio para retornar ao cargo. O principal articulador destes apoios tem sido o ex-vereador Gerson Araújo, que após perder sua reeleição foi conduzido à presidência do Conselho Municipal de Segurança, o Conserg, pela atual prefeita Teresinha. O’Really tem enorme influência no Conserg, considerado seu braço direito.
Na busca por apoio ao Promotor afastado, Gerson foi atrás de políticos, autoridades e pessoas influentes na cidade para atestar a “boa conduta” do Promotor investigado. Nas suas abordagens, Gerson afirma que Nelson vai voltar. Alguns dos que assinaram ofícios a favor, afirmam que se sentiram constrangidos. Outros , como um religioso, que não tinham noção de que o documento seria usado na defesa do Promotor junto ao Conselho Nacional. Uma autoridade policial chegou a dizer que apenas um ofício dele pode prejudicar a carreira para sempre.
Gerson Araújo conta em suas articulações com outras personalidades fora de São João da Boa Vista. Entre elas o ex-deputado Fernando Capez, com grande trânsito junto ao Ministério Público de São Paulo. Os dois estão filiados no mesmo partido político, o União Brasil, e atuam em parceria em diversas outras atividades. Gerson Araújo atuou na empresa Mitima, que a pretexto de montar usinas de reciclagem de lixo, buscou ajuda em várias prefeituras do Brasil, inclusive de São João da Boa Vista.
A estratégia para a defesa de O’Really conta também com o apoio do grupo da Prefeita Teresinha. Assessores diretamente ligados a Prefeita manifestaram em diversas ocasiões a relação entre o grupo e o Promotor afastado. Aldenora Cavalcante, suplente de vereadora do grupo da Teresinha, recentemente falecida, tornou pública essa relação ao afirmar que a Diretora de Educação chegava a usar a amizade com o Promotor para inibir qualquer crítica à administração. Segundo depoimento de Aldenora, usando frases como “ o Promotor e’ nosso” “Está do nosso lado”, ela conseguia inibir manifestações dos munícipes.
Essa diretora foi acusada pelo Tribunal de Contas de superfaturamento no seu Departamento. Numa ocasião teria pago até 95% a mais na aquisição de armários, numa quantia considerável. Embora do conhecimento do Promotor, essa acusação apontada pelo Tribunal de Contas e por alguns vereadores não teve prosseguimento até o momento.
RELAÇÃO ANTIGA
A relação de amizade entre Nelson O’Really e Gerson Araújo é antiga. Os dois atuavam juntos no CONSEG, e sempre foram vistos como parceiros. Gerson é um ex policial militar, aposentado precocemente e trabalha com várias empresas que mantém relações com o Poder Público. Suas empresas são de segurança e limpeza e tem vários contratos. Araújo foi eleito vereador no mesmo período em que o marido da Prefeita Vick Nhola. Daí nasceu uma amizade que dura até hoje. Ao ponto dos dois se filiarem no mesmo partido, o União Brasil. Embora o apoio do marido da prefeita, Gerson não foi eleito novamente este ano. Gerson e Vick também estão juntos na usina de reciclagem de lixo, a Mitima, atuando em diversas Prefeituras, inclusive a de São João. Conseguindo laudos de aprovação da CETESB, a Mitima buscava prefeituras para oferecer a implantação de Usinas. Até o momento nenhuma delas foi implantada, embora tenha os apoios públicos.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.