Cuba pede a países desenvolvidos apoio na luta contra Ebola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Cuba apelou, nesta quinta-feira, aos Estados membros da ONU, que não abandonem os países afetados pela crise do Ebola. Exortou, principalmente, que as nações com maiores recursos unam-se ao esforço global contra a doença.

“A humanidade tem uma dívida com os povos da África”, disse o vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Abelardo Moreno, durante sua intervenção na sessão de emergência sobre a epidemia do vírus, convocada pelo Conselho de Segurança da ONU.

O país caribenho ofereceu recentemente à OMS cooperação no controle do vírus com o envio de uma equipe de 165 profissionais de saúde à Serra Leoa.

O diplomata enfatizou que a resposta de Cuba é parte de uma longa história de ajuda à África, Ásia e América Latina no campo da medicina, que já beneficiou mais de 158 países com 325 mil profissionais de saúde.

“Além disso, Cuba, um país pequeno e pobre, até agora formou, gratuitamente, 38.940 médicos de 121 países. Atualmente cursam medicina em nossa ilha 10 mil jovens estrangeiros, 6 mil dos quais o fazem sem custo algum, dentro do princípio de continuar ajudando aos mais pobres, e aqueles que contam com recursos assumem os gastos, o que contribui para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde cubano e a colaboração internacional”, disse Moreno.

Os profissionais cubanos que irão a Serra Leoa possuem mais de 15 anos de experiência e trabalharam em países afetados por desastres naturais e epidemiológicos, assim como em missões de colaboração médica, concluiu Moreno.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cuba Faz e Obama Comparece… na TV

    A ditadura da (des)informação mundial esconde que Cuba já age na Africa, contra a epidemia de Ebola, enquanto Obama e os trocentos grupos dos mais mais, jogam conversa fora e espalham bombas e miséria dentro do mundo que lhes interessa. 

    Simples assim, como dois e dois são vinte e dois.  

  2. CUBA é a ONU que funciona.

    CUBA é a ONU que funciona. Que orgulho de CUBA! Saber que espalha sua competência em áreas da saúde pelo mundo, já me faz um pouco cubana. Dá-lhe povo cubanco! Priorizam o ser humano, não o consumo animalesco! Viva CUBA!

  3. é aquela m…

    … Cuba é a bandida e os “usa/zoropa os mocinho”…

    Eita “humanidade” desumana !

    Grande CUBA libre, o resto é escroto lambe botas dos senhores de engenho.

  4. Comunistas!

    Este comunistas e sua mania de salvar vidas. Já fizeram um estudos das oportunidades econômicas da intervenção? Não vão mandar topas? Não sabem que o que está na moda é mandar bombardear. Dá dó desse pessoal ultrapassado que ainda não entenceu a moderna e eficiente maneira de ser. Aposto que são contra o “mercado” e a bolsa de valores. O pig vai cair em cima deles. Bem feito! 

    É triste ter que tratar de um assunto tão sério com ironias. Mas retrata a realidade.

     

    1. Você sabe o que Cuba fez na

      Você sabe o que Cuba fez na Etiópia?

      Em torno meio milhão de pessoas foram executadas durante o “Terror Vermelho” 1977-1978, e adivinha quem apoiou com tropas?

      Sabe a grande fome que aconteceu na região não foi só por causa da seca foi por causa da estatização do campo  promovida pelo DERG e apoiada por Cuba, Coréia do Norte, URSS. 

  5. A histeria vai rolar solta

    A histeria vai rolar solta agora.

    Os amantes de Cuba que a apontam como lugar maravilhoso ( mas nao vivem lá rs ) vao começar a surtar …

    rsrsr

    1. Coerência é outra coisa

      Oi Leônidas. Você é um comentarista assíduo no blog e traz, às vezes, boas polêmicas para a gente discutir. Neste caso, onde é destacada uma das principais virtudes da nação que você abomina, perde uma boa chance de ficar calado ou de reconhecer. Um dos meus irmãos morou quase 10 anos em Cuba e soube, por ele, as coisas boas (e também as ruins) que existem por lá. A vida é engraçada, na hora em que tiramos de nós a raiva contra algo. Por exemplo, um amigo meu, ultra direitista, está doido para ir a Cuba para fazer uma checagem de saúde. A minha mulher tem um irmão que está influenciado pelas drogas, e torcemos para ele entrar numa igreja evangélica (embora politicamente abominemos) para conseguir recuperá-lo. 

      1. Guarde sua vela para um

        Guarde sua vela para um velório melhor, Alexis, não para o defunto do Leônidas. Ali é só ódio (ou amor..não sei) contra Cuba.

      2. Eu nao tenho nada contra

        Eu nao tenho nada contra Cuba.

        E um povo amavel e extramamente parecido com os Brasileiros.

        Digo mais, acho que apesar da ruina completa do sistema adotado pela revolução, as coisas em Cuba hoje ( sem ela ) nao estariam diferente, nao para melhor ao menos.

        Haveria  a mesma miseria com o acrescimo da falta generealizada de acesso a saude e educaçao proprorcionado pela revolução.

        Agora uma coisa é analisar as coisas dentro dos fatos, outra e aceitar que gente venha falar mal de ditadura no Brasil ( que é sinonimo de dissidentes, prisoes, execuçoes, tortura e estupros ) e ao mesmo tempo ter a cara de pau de defender a ditadura Cubana.

        Acho que Cuba é sim miseravel , mas nao tenho nada contra o povo/nação cubana…

        1. Eu nao tenho nada contra

          Eu nao tenho nada contra Cuba.

           

          Acho que Cuba é sim miseravel , mas nao tenho nada contra o povo/nação cubana…

           

          by Leônidas

           

          Vc acredita na veracidade dessas informações?

          () SIM

          () Não

          () Não posso responder

        2. Agora não é preciso mais morar em cuba pra conhecer cuba

           desde que você seja um coxinha papagaio da veja, aí sabe tudo sobre cuba ha milhares de km de distância

          rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrs

    2. Por motivos escusos…

      Surtados estão os pobres países que estão sendo literalmente bombardeados pelo grande irmão, por motivos escusos. Toma tenência! Há ocasiões em que o silêncio se faz necessário, para que não se cometa atrocidades.

    3. Já começou o surto sim , só que…

      os sintomas são decorrentes de seus comentários  e se assemelham aos da Tripanossomíase Africana – mais conhecida como Doença do Sono,

      Vade Retro, Glossina. Chega, Leônidas TséTsé.

      rsrsrzzzzzzzzzzzzz

      1. Os direitistas e suas ideias toscas…

        “Só pode elogiar Cuba se for morar lá!”

        “Tá com pena? Leva pra sua casa!”

        “rs”

        E nesse padrão de raciocínio segue a Direita brasileira…

    1. [  aqueles que contam com

      [  aqueles que contam com recursos assumem os gastos, o que contribui para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde cubano e a colaboração internacional”]  O lema é: quem pode paga para estudar, quem não faz de graça e paga ajudando o mundo, como os que estão aqui. Muito diferente  do absurdo de universidade  de graça para todos

  6. ATT. do Nassif e colaboradores!

    Totalmente fora do assunto em tela;   O que houve com o lay out do Blog? Está  demasiadamente estendido horizontalmente. Mal dá para se perceber em um comentário, o que é resposta. Está muito ruim para ler e comentar. Ficou tudo muito difuso.  Abaixo do Post Principal, o “C” de Comentários quase fica engolido pela tela. Pensei que fosse defeito do meu computador, mas isso só está acontecendo aqui no Blog.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador