Ministros da Saúde fazem balanço de 25 anos do SUS

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Ministros da Saúde de várias gestões deram depoimentos sobre o Sistema Único de Saúde. Desde a sua proposta original, de servir como um sistema preventivo a população, até os problemas de financiamento público-privado, o Sistema Único de Saúde completa 25 anos e ainda está longe do ideal.

Os ex-ministros Adib Jatene, José Serra, Humberto Costa, Saraiva Felipe, Agenor Álvares e José Gomes Temporão foram entrevistados pelo Portal da Inovação em Saúde e fazem um balanço desses anos, também elencando os desafios futuros.

Um dos obstáculos é subfinanciamento, apontada por Jatene, como um dos maiores para a ampliação de acesso e melhoria na qualidade dos serviços. “Não tenho dúvidas de que o problema do SUS é o financiamento. O pessoal que maneja o SUS tem muita experiência (…) mas não tem recurso. Nós queremos fazer um Estado de Bem Estar Social, como tem em alguns países da Europa, investindo U$S 440 per capita ano. Isso é impossível, falta dinheiro”, defende Jatene. 

O ministro Agenor Álvares discute a necessidade de progredir em outras questões, que não apenas o investimento. “A gente tem que discutir primeiro a questão da força de trabalho, a gestão do sistema e a administração localizada das unidades de saúde. Sem isso a população não vai sentir a diferença no atendimento, mesmo com mais dinheiro”, afirma.

Humberto Costa defende que nem tudo deve ser irrestrito no sistema, que tem que haver um “delineamento do que é que o sistema público pode oferecer até mesmo para não gerar condições de iniquidade”. E critica a divulgação da mídia: “O que nós vemos o tempo inteiro pelos meios de comunicação é a apresentação de problemas, de situações, de dificuldades, então, isso vai construindo uma visão equivocada do SUS”.

Serra afirmou que os problemas do SUS são resultado do seu próprio sucesso. Criticou o loteamento de cargos e a gestão das unidades. “A gestão pública com as regras, as limitações, as licitações, complica (…). Ao contrário de ser um fator que ajuda, ela convalida as irregularidades”, diz.

Saraiva Felipe avalia que a responsabilidade do governo federal deve ser maior: “Com a redução do financiamento federal, os municípios estão sobrecarregados, investindo quase 30% do orçamento na saúde”, diz.

O problema da relação entre público e privado no Sistema Único de Saúde é gerador de conflitos. Não existe consenso nem para os ex-ministros. Para Temporão, “o setor suplementar brasileiro é uma espécie de parasita do setor público. Existem interrelações, conflitos de interesse, superposições que podem e devem ser solucionados”, aponta.

O ministro Agenor Álvares vê como negativa a pressão da população na forma judicial. “Os problemas que o setor suplementar não consegue resolver, que ele não jogue para o setor público como se fosse culpa do setor público (…) e em muitas situações o cidadão vai orientado de como ingressar em ações judiciais pra conseguir”, afirma.

“O setor suplementar não é suplementar. Esse que é o aspecto. Para ser suplementar você deveria ter o sistema de saúde funcionando no mesmo nível, aí seria suplementar. O sistema público funciona num nível muito inferior. O sistema chamado suplementar gasta mais ou menos U$S 1.400 per capita ano e o sistema público U$S 440. Para que o sistema suplementar progrida é preciso que o sistema público não funcione”, resume Adib Jatene.

Confira os depoimentos:

Adib Jatene – 1995 – 1996:

http://www.youtube.com/watch?v=O0ABVsKZ60s&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr]

José Serra – 1998 – 2002:

http://www.youtube.com/watch?v=51xEc0i8WKs&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr]

Humberto Costa – 2003 – 2005:

http://www.youtube.com/watch?v=wsGv56s5g-8&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr]

José Saraiva Felipe – 2005 – 2006:

[video:http://www.youtube.com/watch?v=kTuT_q2khcA&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr

José Agenor da Silva – 2006 – 2007:

[video:http://www.youtube.com/watch?v=fxT5Z-1kpxg&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr

José Gomes Temporão – 2007-2012:

[video:http://www.youtube.com/watch?v=oJamRVyJmZw&list=PLQ2Ue6m-QUZKFCjeC04ZNUwEMJ3Xjswrr

Com informações de Centro Brasileiro de Estudos de Saúde.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De lamentar que os tucanos

    De lamentar que os tucanos avacalharam o CPMF ao não aplicar a grana na Saúde. E o pior é ter votado contra a sua volta mesmo com um percentual baixissimo. Por isso, não vou nem ler o restante da materia ou os vídeos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador