Novo tratamento contra Alzheimer restaura totalmente a função da memória

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por Djijo

Do Ciência Online

Pesquisadores australianos criaram uma tecnologia de ultra-som não-invasiva que limpa o cérebro das placas responsáveis ​​pela perda de memória e pelo declínio da função cognitiva em pacientes com Alzheimer.

Se uma pessoa tem a doença de Alzheimer, isso é geralmente o resultado de uma acumulação de dois tipos de lesões – placas amilóides e emaranhados neurofibrilares. As placas amilóides ficam entre os neurônios e criam aglomerados densos de moléculas de beta-amilóide.
Os emaranhados neurofibrilares são encontrados no interior dos neurónios do cérebro, e são causados por proteínas Tau defeituosas que se aglomeram numa massa espessa e insolúvel. Isso faz com que pequenos filamentos chamados microtúbulos fiquem torcidos, perturbando o transporte de materiais essenciais, como nutrientes e organelas.

Como não temos qualquer tipo de vacina ou medida preventiva para a doença de Alzheimer – uma doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo – tem havido uma corrida para descobrir a melhor forma de tratá-la, começando com a forma de limpar as proteínas beta-amilóide e Tau defeituosas do cérebro dos pacientes.

Agora, uma equipa do Instituto do Cérebro de Queensland, da Universidade de Queensland, desenvolveu uma solução bastante promissora. Publicando na Science Translational Medicine, a equipa descreve a técnica como a utilização de um determinado tipo de ultra-som chamado de ultra-som de foco terapêutico, que envia feixes feixes de ondas sonoras para o tecido cerebral de forma não invasiva.

Por oscilarem de forma super-rápida, estas ondas sonoras são capazes de abrir suavemente a barreira hemato-encefálica, que é uma camada que protege o cérebro contra bactérias, e estimular as células microgliais do cérebro a moverem-se. As células da microglila são basicamente resíduos de remoção de células, sendo capazes de limpar os aglomerados de beta-amilóide tóxicos.

Os pesquisadores relataram um restauro total das memórias em 75 por cento dos ratos que serviram de cobaias para os testes, havendo zero danos ao tecido cerebral circundante. Eles descobriram que os ratos tratados apresentavam melhor desempenho em três tarefas de memória – um labirinto, um teste para levá-los a reconhecer novos objetos e um para levá-los a relembrar lugares que deviam evitar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avanço importantíssimo

    Com o envelhecimento da população, avançam vertiginosamente os casos de mal de Alzhimer . O prejuízo emocional e financeiro para família dos doentes é gigantesco, para a sociedade também acabaria sendo, com o aumento do número de idosos abandonados nesta situação . Esta pesquisa é uma benção.

    1. Você acha mesmo que o

      Você acha mesmo que o problema “dos nossos políticos” (como se fossem todos iguais, do DEM ao PSOL) é o Mal de Alzheimer?

      Ou está só a fim de fazer gozação com uma doença séria, que incapacita e mata milhões de pessoas, das quais a imensa maioria não é de políticos profissionais?

    2. Já que você esta brincando e

      Já que você esta brincando e politizando uma noticia promissora sobre uma doença que afeta milhões de pessoas procure um médico. Confusão mental é um dos primeiros sintomas de  Alzheimer.

    3. Existem dois fatos concretos

      Existem dois fatos concretos:

      1) foram seis longos anos de sofrimento para a minha família, por conta do Alzheimer, até a morte do meu pai, em fevereiro do ano passado;

      2) você é um babaca.

  2. Após ver levas de acometidos

    Após ver levas de acometidos por AIDS morrerem nos anos 80, principalmente, fui absolutamente negativa quanto às chances de cura, ou mesmo de sobrevida dos pacientes. Eu mesma pedi meu melhor irmão, e maior amigo pra essa infelicidade. De repente, quase que por um passe de mágica, uns e outros foram superando a doença, e hoje, ao que sabemos, todos podem ter uma vida regular, normal, tal como um diabético, desde que seguindo as indicações médicas.

    Alzheimer veio com toda força, acometendo gente de meia-ida, e mais idosos, fazendo delas verdadeiros vegetais, enquanto a família se desespera, cala, sofre e parece morrer junto com o familiar. Também tenho uma irmã a sofrer desse mal há 15 anos, tendo completado 90 ano passado, num estado deplorável, embora perceba que ela é corada, e tem a saúde geral tida como regular, porque  Alzheimer não mata; o que mata esses doentes-vegetais é a falência gradativa dos órgãos vitais, como os rins, pulmão e o coração, justamente pela falta dos movimentos. Tive notícia de um paciente que permaneceu por mais de 20 anos com a evolução da doença. 

    Enfim, eu hoje quero ser otimista; quero acreditar que os cientistas do mundo estão dispostos a encontrar soluções, ainda que precárias, para interromper esse processo, tal como aconteceu aos aidéticos. Não são pessoas incultas apenas a serem atingidas por essa desmemorização. Conheci muitos intelectuais que morreram desconhecendo tudo e todos. Portanto, não creio que fazer alavras cruzadas ou ler muito ajuda em alguma coisa. Se ajuda houver será por meio de algum experimento bem sucedido, como o que está colocado no post. Tomara!

    1. Todo exercício memtal é

      Todo exercício memtal é benéfico,hoje minha mãe não consegue mais fazer umapalavra cruzada mas lia bastante e amava uma palavra cruzada até a pouco tempo.

  3. Naltrexona

    1- Comprovadamente sem efeitos colaterais, doses diarias de Naltrexona (4,5 mg, custo 27,00 mes) trata e ou previne o aparecimento de doenças neurodegenerativas como o alzheimer.

    2- Adoçantes e glutamatos (sazon) são potecialmente neurotoxinas, portanto uma alimentação essencialmente natural se faz necessária para evitar alzheimer e outras doenças.

    Fontes: – DVD medico do Dr. Lair Ribeiro

                  – http://www.naltrexona.org

    1. Sobre Naltrexona

       

          Minha Mãe tinha alguns lápisos de memória, usa naltrexona 4,5 ml a 3 anos e os lapsos pararam e realmente

      natrexona funciona

  4. Tem existido muitas

    Tem existido muitas “descobertas”que não se realizam convivo com este mal que acometeu minha mãe a quase oito anos e lutamos como loucos para retardar seus efeitos pois é doloroso ver alguém que foi outrora tão forte totalmente dependente,por isso fico sempre com um pé atrás diante de descobertas miraculosas.

  5. Novo tratamento para o Alzheimer

    É claro que é importante encontrar um método para tratar a doença já instalada, afinal, milhões de pessoas já se encontram nessa condição. O que não podemos nos esquecer com isso, é de que não se está impedindo o surgimento de novos casos, como produto da condição disfuncional a que submetemos o cérebro humano em nossos procedimentos de vida considerados “tradicionais”. Os depósitos de proteína beta amilóide não se formam de forma aleatória, como resultado do acaso. É preciso entender que o que desencadeia o processo no cérebro, é forma incorreta como somos levados a reagir e responder ao meio.

     

    Nosso cérebro tem uma estrutura chamada hipocampo, que monitora tudo o que acontece ao nosso redor e que se “alimenta” de fatos novos, descobertas e estranheza para liberar os neuromediadores que nos permitem recordar um evento, tornando-o singular entre tantas outras vivências.

     

    Levar uma vida reativa e rotineira, sem desafios e estímulos instigantes, coalhada de eventos repetitivos como pagar contas e esperar algo acontecer para então reagir, decreta o declínio de sua função de registro.

     

    O aposentar da profissão não suspende apenas a atividade do trabalho; elimina o contato com o novo do dia a dia, do diálogo com outras pessoas na “hora do cafezinho” e tantos outros estímulos que nos chegam ao sair de casa para tomar contato com a vida. Fazer isso sem que já se tenha uma vida pessoal plena de buscas e desafios, sem uma rede de contatos ampla e aberta a diálogos e novos questionamentos, leva o indivíduo a essa condição.

     

    Criar algo (desenhar, compor, montar, armar, costurar algo novo, pintar, etc), jogar jogos diferentes e variados (nunca caindo na tentação de repetir incessantemente o mesmo, na acomodação), ir ao cinema, teatro, visitar lugares que ainda não foi, viajar e produzir seu próprio programa de exploração da curiosidade, funciona como uma vacina protetora quanto a essa patologia.

     

    O velho já foi em outras épocas da história, o “sábio da aldeia” – e assim o era porque além de ser o depositório de todo o conhecimento vivido, continuava a se interessar por novas coisas e a explorar seu mundo. Hoje, tratado como um traste inútil por nossa sociedade, sem locais de convívio e alijado de espaços pessoas para criar e interagir, acaba condenado a essa condição.

     

    Tratar os que já se encontram enfermos é importante e a notícia é mesmo digna de nota. Mas mudar o proceder em relação à vida também se faz necessário.

    1. elogio

      Caro Lúcio A.Júnior, seu comentário coincide com meu ponto de vista. Muito grata por disponibilizá-lo aqui. Sou psicóloga e faço oficinas terapêuticas, estando interessada em desenvolver uma transmissão do que consigo da minha prática. Você tem algum texto seu sobre esse tema? Posso lhe mandar por email meu projeto de pesquisa de pós-doutorado, para o caso, quem sabe, de você também se interessar por saber notícias dessa hipótese de oficinas de arte para pacientes com Alzheimer.

       

       

    2. Mas o Gabriel Garcia Marques

      Mas o Gabriel Garcia Marques morreu de Alzheimer…Vida plena, cheia de contatos, fatos novos e mesmo assim…Conheço alguns profs universitários padecendo desse mal. Essa teoria pra mim não é adequada para explicar o que acontece. E quanto aos sábios da aldeia, quantos anos tinham qdo foram considerados velhos? 50, 60?

      Essa doença tem a ver com longevidade…

      1. O Alzheimer não tem a ver com
        O Alzheimer não tem a ver com longevidade.
        A doença afeta pessoas que não são multitarefas.
        Ou seja: um estudioso qur se especialisa a vida toda somente numa área de estudo e não busca novos conhecimentos, tarefas, tem grandes chances de ter Alzheimer.
        Pessoas multitarefas, com por exemplo os cientistas, raramente adquirem a doença porque o cérebro foi treinado para desempenhar várias tarefas durante a vida.
        Se quiser de aprofundar mais no assunto, busque no youtube palestras da Anete Guimarães sobre Neurociência.

    3. novo tratamento para alzheimer

      Gostaria muito de saber se há estudos sobre esse tipo de tratamento aqui no Brasil e, principalmente, se existem experiências desse tratamento com humanos.

      É uma esperança para quem tem parente que padece desse mal.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

    4. Prtevenção para o Alzheimer

      Srs,

      Não sou nem pretendo ser médico.

      Porém, muito curioso e pesquisador do assunto, justamente por estar com 60 anos, pergunto aos especialistas e pesquisadores do assunto da veracidade da existência da prevenção para tal doença, com a seguinte afirmação de alguns:

      Não sabemos o que causa  a doença, mas certamente a falta de vitamina B12 previne o Alzheimer, conforme já foi comprovado em acompanhamento com diversos pacientes. Os que mantiveram o nível normal da Vitamina B 12 , na velhice, não desenvolveram a doença. Então, a prevenção é somenete, a partir dos 40 anos, por meioo de um simples Exame de Sanque, verificar os níveis da Vitamina B 12. Médicos estão indicando, na manipulação, dosagem de vitamina B 12 aos seu pacientes, até a normalização do nível normal. Possivelmente, a falta da Vitamina B 12 é que desencadeia o processo no cérebro causando a doença.

      “É de conhecimento que a Vitamina B12, para ser absorvida, deve conbinar-se com o fator intrínseco, uma uma proteína produzida no estômago, que depois transporta a vitamina até ao íleo e a ajuda a atravessar a sua parede e a passar para o sangue. Sem o factor intrínseco, a vitamina B12 permanece no intestino e é excretada na matéria fecal.”

      A Vitamina B12 indicada, na manipulação, seria para suprir essa defici~encia, natural quando chaga a velhice?

  6. Curando o mal de Alzheimer com óleo de coco

    Depois de anos batalhando contra a doença de Alzheimer de seu marido, Dra. Newport se deparou com diversas evidências de que uma dieta cetogênica tem um potencial grande de ser um tratamento eficaz para diversas doenças degenerativas, incluindo a de seu marido.

    Dra. Mary T. Newport resolveu testar esta hipótese, realizando assim a incrível façanha de tratar a doença de Alzheimer do marido com óleo de coco em um contexto de uma dieta cetogênica. Com o tempo, a Dra. Newport percebeu que uma dieta cetogênica melhora os sintomas de uma série de outros problemas de saúde. O sucesso do uso do óleo de coco no tratamento de doenças degenerativas tem garantido a ela o direito de conduzir pesquisas em seres humanos e animais, na Universidade do Sul da Flórida (University of South Florida). Dra. Mary Newport começou a dar ao seu marido de 6 a 7 colheres de sopa de Óleo de coco refinado (Óleo MCT – triglicérides de cadeia média), por dia, misturado nas refeições. O óleo de coco refinado (MCT) é consideravelmente mais eficaz do que o óleo de coco tradicional na produção de corpos cetônicos. Em poucas semanas ela começou a notar uma dramática melhora cognitiva em seu marido.

    Dra. Mary dedica boa parte de sua vida em ajudar pessoas portadoras de doenças degenerativas com o uso do óleo de coco refinado junto com uma dieta cetogênica. Ela tem acompanhado o tratamento de diversos casos e tem concluído que a grande maioria das pessoas tem observado melhoras significativas das funções cognitivas e da saúde em geral. Ela escreveu um livro sobre o assunto e disponibiliza bastante informação em seu website: http://www.coconutketones.com

  7. Texto confuso!!! Definição de
    Texto confuso!!! Definição de micróglia estranha… Falando de “equipa”.
    Além disso, concordo com o que já foi dito. Relatar resultado em ratos com um título sensacionalista pode alimentar falsas esperanças em familiares.
    No máximo foi dado um primeiro passo. Esta técnica se funcionar reverteria a alteração na estrutura responsável pelos sintomas, mas não age na fisiopatologia da doença, logo, não se pode falar em “cura”. Nada do que foi dito agiria para impedir as alterações de acontecer novamente.

    1. concordo, é mais como um

      concordo, é mais como um tratamento mais específico e eficaz, já que remédios não funcionam tão bem e sempre agridem o fígado… Seria bom esperar, vai que dê algum problema a longo prazo em outras áreas do cérebro, pois ainda é uma estimulação às células que não é localizada.

  8. Enquanto não chega a cura ,Quê tal não fumar, não beber e não en

    engordar?

    ssa história de beber moderadamente é falácia e irresponsabilidade, pois , mais de dez por cdento das pessoooooa que iniciam beber recreativamente, mesmoum cálice de vinho, virao alcoolata!

    Desfio:

    1- Alguém já iu Gordo com oitenta anos?

    2-Nunca ví alguém com noventa anos que não seja bem magrinho e muito andarilho.

    A CHAVE: COMER POUCO DE TUDO

    Não comer veneno, ou seja      , produtos com agrotóxicos e ndustrialisados(caixinha , congelados).

    O que não tem olução (na familia, no serviço e na comunidade) solucionado já está!

    1. Não sou médico. .sou
      Não sou médico. .sou agricultor.. tenho 53 anos de idade.. mas este mal de Alzheimer só ataca nos seres humanos que não comprreendem o Ciclo Vital.. na fase da vida.. após a ADULTA .. Que inicia com aproximadamente 65 anos VOLTA SE a ser como Crianças. .temos que nos alimentar com MAIS LÍQUIDOS é menos sólidos

    1. O estudo foi feito em ratos,
      O estudo foi feito em ratos, não em humanos.
      Mas aparentemente 75% dos ratos tiveram recuperação total da memória.

    2. “respostao”

      Olha, eles dizem ali no texto que submeteram os ratos a um teste num labirinto e um teste de lembrar lugares por onde passam. Esses testes servem para ver se os ratos se perdem mais ou menos no labirinto ou se evitam lugares em que algo ruim acontece a eles, por exemplo, um choque elétrico quando pisam em determinado lugar. Não há como testar os ratos para memória a longo prazo, eles não falam, não podem descrever como foi a infânica deles, o que comeram semana passada ou o nome da vózinha deles.

    1. Com certeza, em algum momento

      Com certeza, em algum momento eles devem fazer testes em humanos também. Mas o ensaios inicias são feostos em ratos. Ou você seria uma voluntária para testar algo que nunca foi usado em algum rato antes? 

  9. alzheimer

    Todo doença começa no sangue. Tratando o sangue, tratando os rins tudo melhora.

    Eu tenho 71 anos, tenho dificuldades de lembrar nomes. Depois que iniciei um tratamento do sangue, afinando o

    sangue com clopidorel e tratamenento dos rins e colon a minha memoria melhorou muito.

    O corpo humando é um meio aquoso como a agua mar que transporta muitos sais e outros materiais.

    Como num processo de galvonoplastias  esses materias vão acumulando em diversos locais

    como acontecem nos cascos das embarcações. Dai surgem varios problemas, como problemas de colunas

    e falta de irrigação de oxigenio no cerebro. Quanto mais liquido o sangue melhor a sua saude.

     

  10. Alzheimer

    Tudo muito bom, muito bacana, mas estas experiencias nunca chegam a quem realmente precisa.

    Minha mãe sofre desta terrível doença, era uma mulher ativa, artesã,  cheia de vida e agora, as vezes não lembra nem do nome dos filhos.

    Ai eu pergunto, quando chega ao Brasil e ficará disponível para o população que sofre deste mal??

    1. Ainda Sendo Testado Em Camundongos
      Boa noite.
      Apesar de alvissareira, a notícia, amigo Marcos D´Oliveira, lembre-se de que tal técnica ainda está a ser testada em roedores. Vai ser uma longa espera, pois, mesmo sucedido em ratos, a passar para primatas, por fim, para [também primatas] humanos, e depois, ainda, teste de segurança farmacológica para só aí ser liberada, quiçá, para uso seguro. Este é o fluxo normal de uma droga [ou, no caso, procedimento] a ser liberada para uso humano.
      Não acredito que seja de uso prático para esta geração. Gostaria de poder dizer o contrário, claro.

    2. Alzhemer

      Marcos D´Oliveira, boa noite. O que pude ler, esses tratamento está sendo testado ainda em ratos, o que significa que poderá durar muitos anos para os humanos se beneficiarem dele. Eu entendo que já é um grande passo. Abraços.

  11. Alzhimer
    É com muita alegria e esperança que recebi essa notícia logo pela manhã espero que logo esteja á disposição da população o tratamento pq todos nós precisamos muito por termos caso na família!

  12. …?? Chegada deste tratamento à população em geral…??

    Boa tarde,

    queria deixar aqui uma breve reflexão:

     

    Actualmente existem milhares de pessoas com demências (seja ele qual for o tipo!), bem como com factores de risco que poderão conduzir a Défices Cognitivos Ligeiros (estado inicial de uma demência).

    Ao nível de soluções medicamentosas, são prescritos e administrados MILHARES de anti-demenciais (por vezes, de forma errática e selvagem!), o que rende muito à indústria farmacêutica… MUITO À SEMELHANÇA DOS NOSSOS “QUERIDOS” PROBLEMAS ONCOLÓGICOS!!

     

    Agora sim a questão: Qual o interesse que esta gente (para não culpar ninguém, nem grupo específico algum!) tem que este tipo de terapêuticas cheguem ao mercado e se espalhem?! Qual?! Só nos querem atirar areia para os olhos! Há muito tempo já que descobrimos curas para uma série de problemas avassaladores, que gera tudo menos bem-estar ao indíviduo bem como ao sistema que o rodeia… Mas isso não interessa às grandes fontes de dinheiro!

     

     

    Fico por aqui…

  13. prevenção é fundamental…

    Tô um pouco atrasada pra comentar mas só queria deixar registrado que quando o Alzheimer se estabelece em sua reta final, na minha opinião o jogo está infelizmente perdido. Por isso o fundamental é prevenir, com alimentação saudável, exercícios (tanto físicos quanto mentais!) e, por que não, muitas risadas (elas fazem bem!). Quanto a alimentação saudável, deixo aqui a dica do óleo de coco, que estudos recentes (vejam o item 10 desta fonte) indicam que melhora o suprimento energético para as células neuronais defeituosas.

     

  14. Novo tratamento alzheimar

    Meu esposo (67 anos)  é advogado, tinha uma vida ativa, lia bastante, desenvolveu um quadro de esquecimento, de confusão mental, hoje ele não se iinteressa pela leitura, ainda faz jogo dos 7 erros com meu auxílioporque não quer ler. 

    Já estamos em tratamento desde 2013. Procuro sempre deixá-lo com atividades, ginástica, dança, músicas que ele gosta.

    Saimos muito, fico feliz com esse novo tratamento, se algum laboratório precisar de iniciar o tratamento gostaria muito que ele estivesse incluso.

    Procuro manter o cérebro dele em ativa.

    1. novo tratamento para alzeimer

      É isso mesmo Maria Rita, nunca desista, lute, parece que esse tratamento é o suprasumo do momento. acredite e vá em frente. BOA SORTE!

    2. tratamento

      Bom dia, Maria Rita, como conseguiu esse tratamento? a reportagem não coloca os caminhos para se conseguir, teria como me ajudar, estou com meu pai com essa doença,

      desde já agradeço a gentileza

      Edison

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador