O alto índice de transtorno de ansiedade e depressão em SP

Do iG

Índice de transtorno de ansiedade e depressão em SP é igual a de país em guerra
 
Por Maria Fernanda Ziegler
 
19,9% da população da região metropolitana de São Paulo tem transtorno de ansiedade e depressão atinge 11%, diz estudo

A região metropolitana de São Paulo tem índices de depressão e transtornos de ansiedade semelhantes ao de áreas de guerra como o Líbano e a Síria. Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP e que integra uma base de dados internacional identificou que 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade. Já em relação à depressão, os dados mostram que ela atinge 2,2 milhões, ou 11% dos 20 milhões de pessoas que moram na grande São Paulo.

“É preocupante. É uma cidade muito estressada, muito violenta. Acreditamos que o nível de violência tenha relação a ansiedade e a depressão”, disse.Wang Yuan Pang, pesquisador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e coordenador da pesquisa São Paulo Megacity, que integra um estudo da Organização Mundial da Saúde realizado concomitantemente em vários países.

Teste: Qual é o seu grau de ansiedade?

Wang afirma que 54% dos entrevistados relataram ter vivido pelo menos um evento violento traumatizante, que pode ir desde ser vítima de um assalto, a presenciar a morte de alguém, ou tentativa de homicídio, ou sofrer estupro.

Além do alto índice, outra preocupação dos pesquisadores é o fato de não haver serviço suficiente para atender a demanda. “ A gente não tem pessoal suficiente para atender esta população” disse. No estudo, os problemas de saúde mental foram divididos em três níveis de acordo com a gravidade. Apenas um terço destes 10% de pessoas na categoria grave – aqueles que tentaram suicídio, apresentaram transtorno bipolar, ou são dependentes químicos com sinais fisiológicos -de fato receberam tratamento.

A taxa de depressão está entre as maiores do mundo. Países da África, menos desenvolvidos que a região metropolitana de São Paulo, têm índices de depressão de 4%, 6%, de acordo com Wang. Mas são os casos mais sérios de transtornos de ansiedade que deixaram os pesquisadores alarmados, aqueles que englobam casos como fobias e até síndrome do pânico.

Só a síndrome do pânico, um grave transtorno de ansiedade, atinge 1,1% da população, ou 220 mil pessoas só na região metropolitana de São Paulo. De acordo com Wang, no entanto, ela é mais percebida do que a depressão, por exemplo, porque é mais difícil de esconder. “Ela é extremamente incapacitante. O indivíduo não consegue sair de casa, pegar o metrô cheio.”

Preconceito: Ninguém leva minha depressão à sério

O estudo também mapeou os locais onde há mais casos de ansiedade e depressão. Percebeu-se que as áreas periféricas, onde há menos segurança e saneamento – as chamadas áreas de privação social – , são justamente aquelas com menos casos de depressão e transtornos de ansiedade. “Não quer dizer que as pessoas são mais felizes, não é isso. O que acontece é que nessas áreas periféricas há um alto número de migrantes, que se mudam para São Paulo para trabalhar. Quem não está saudável, com boa saúde mental, não aguenta e volta. Nessas áreas os problemas são outros: há muitos casos de alcoolismo e uso de drogas.”

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vocês querem o que, São PAulo

    Vocês querem o que, São PAulo corre o risco de ficar sem água, e o governador faz festa, não é para deprimir e pensar em se matar?!

  2. Estão explicados os 20 anos de solidão.

    Sempre me perguntei o que tinha na água dos paulistas…2 décadas enchendo a caixa dos tucanos!

    Lamento apenas pelos lúcidos.

    Terão que tomar Rivotril a seco.

  3. PIG (proba imprensa gloriosa)

    segue o pig fazendo sua campanha. aos que não consegue cooptar para seus propósitos incute a idéia que todos políticos são iguais, corruptos. que bandido bom é bandido morto. que o governo “petralha” vai dar o bolsa preso, o bolsa prostituta. -“com o meiu dinheiro!”

    tudo para tornar cada vez mais ricos os donos do PIG. que não mostram o DARF nem devolvem o processo surripiado da repartição pública.

    todos acabam ficando doentes. experimente declarar numa fila de banco que você votou no….Lula! (n~so tente isso em casa, você pode se ferir. os atores deste filme são profissionais ! ) 

    a banalização da violência  sem o pertinente castigo do violento e o seu arrependimento. e ainda a falta de contrapartida mostrando o lado positivo das coisas é o usual.

    ai o cidadão fica viciado em …Dapena, Sherazades, etc 

    como não ficar depressivo e ansioso diante disso?

  4. Vamos fechar essa cidade

    Vamos fechar essa cidade antes que seja tarde demais.

    Ainda há tempo!!!

    Mande os paulistas pra Paraiba, Piaui e etc.. Tem muito espaço por lá.

  5. Eu não moro em São Paulo nem

    Eu não moro em São Paulo nem a pau.

    – Será que vai ter água?

    – Será que vai ter só 50 Km de congestionamento?

    – Será que o metrô vai funcionar?

    – Será que vai ter inundação no final da tarde?

    Tá louco, meu!

  6. Uma possível explicação para

    Uma possível explicação para as ‘manfestações pacíficas’ de junho/2013. Percebi que muitas pessoas não sabiam porque estavam nas passeatas, era um rebanho sem rumo. Um dos motivos porque o MPL e outros movimentos sociais sérios sairam fora das manifestações, além dos oportunistas de sempre.

  7. Vota em tucano, vota!

    Depois paga um bom terapeuta!

    Um bom terapeuta vai te cobrar ai uns 400 paus por seção. Digamos então uns 3200 paus no fim do mês… É … acho que teria sido melhor empregar esse dinheiro no IPTU progressivo do Haddad… além de ser mais barato, ainda ajudaria os pobres…

  8. Este estudo precisa ser mais detalhado

    Como será que isto se apresenta nos diferentes perfis sociais, geográficos?

    O que conta mais para desencadeamento de transtornos de ansiedade/depressão.

    – insegurança / convivio diario com violencia

    – sensação de impunidde para esta violencia

    Como ficam as pessoas que recentemente melhoraram sua condição social, isto contribuiu para menor ansiedade/ depressão? Teoricamente, pessoas desempregadas estariam mais propensas a estes transtornos, como ocorreu na crise de 2008 nos EUA e Europa

    Ou será que independe de condição social, financeira e a violencia é muito mais impactante?

    Tenho muitas dúvidas a este respeito…e acho importante avaliar bem isto, para melhor interpretar os anseios da população

     

  9. Calma paulistas e

    Calma paulistas e paulistanos, a cura está próxima.

    É só votar direito em outubro e a alegria volta a seus lares.

    Sorriam pois, há luz no fim do túnel.

  10. Sr. Nassif e demais

    Sr. Nassif e demais comentadores do blog, boa noite!

     

    A depressão mata, a ansiedade destroi.

     

    Existe uma técnica de saúde mental muito simples, criada por dois malucos cujo nome não me recordo, Ela é capaz de promover uma grande transformaçãoe em vc,  ela propõe que vc passe a observar os seus pensamentos deuma forma que não hajan julgamentos, deixando-os fluir. Quando vc descobre através da presença, aqui agora, que tal comportamento é nocivo, vc rompe a indentidade com ele, passa a perceber que vc não é aquilo e que, o custo, é maior que o benefício é observando vc  anula.

    Seja presente e observe, um minutinho concentrado vc quebra a repetição que detona a alma e promove uma verdadeira tranformação em sua vida.

    Falando em uma linguagem que eu conheço, digo a vc que sai do piloto automático e assuma o controle da nave, é prazeroso voar, mesmo que o padrão hoje em dia, diga o contrário.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador