4 de junho de 2026

Os números do programa Brasil Sorridente

Sugerido por Gão

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Do Portal Brasil

Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo

Atualmente, são beneficiados 70,6 milhões de brasileiros, que contam com 22.213 equipes de Saúde Bucal em todo o País   

Maior programa público de saúde bucal do mundo, o Brasil Sorridente começou há dez anos e apresenta avanços consideráveis na saúde dos brasileiros. No Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista, conheça um pouco mais sobre essa política pública de saúde.

Antes do Brasil Sorridente, o País não tinha política pública de saúde para o setor. Apenas quem podia pagar por uma consulta tinha cesso a atendimento odontológico no Brasil. A falta de assistência foi atestada pela pesquisa SB Brasil, realizada em 2003 pelo Ministério da Saúde: 20% da população já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% não possuíam acesso regular a uma escova de dentes.

Mas essa realidade mudou. De um cenário desolador em 2003, o Brasil passou a figurar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em um seleto grupo de países considerados com baixa prevalência de cáries. “Saímos do país sem política publica de saúde bucal para o país que em 2010 estava com 48% das crianças consideradas livres de cáries”, comemora Gilberto Pucca, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Ele considera que os números comprovam ser essa uma política de prevenção eficiente.

Hoje, são 23 mil equipes de saúde bucal em todo o País e 90% dos municípios tem ao menos uma equipe atuando. Porém, antes do Brasil Sorridente, praticamente não se efetivava a reabilitação em saúde bucal. Apenas em 2012, foram 410 mil próteses entregues e a previsão para 2013 é chegar a 500 mil beneficiados.

Programa

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, 70,6 milhões de brasileiros. Hoje, são 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País. Em 2010, o número era de 20.424. O programa cobre 4.903 municípios. Em 2010, eram 4.830 municípios, abrangendo mais de 65,1 milhões de habitantes.

Atualmente, o Brasil conta com 942 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros. Em 2010, eram 853 CEOs, e em 2011 saltou para 882. Para 2013, está prevista a abertura de 100 novos Centros de Especialidades Odontológicas, a maioria na região Norte, para atender a 250 municípios.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Klaus BF

    11 de dezembro de 2013 1:53 pm

    PIB

    Depois o importante é o PIB. Os programas sociais, pleno emprego, aumento da renda não contam??? Veremos nas urnas!

  2. Assis Ribeiro

    11 de dezembro de 2013 2:04 pm

    Da série: O que você não vê na grande imprensa.

    Eu não entendo o que os do economês entendem quando falam gestão para, por linhas diretas ou indiretas,  elogiar o PSDB e criticar o PT.

    O trabalho social que o governo do PT vem desenvolvendo, juntamente com as políticas de redistribuição de polos econômicos pelo Brasil adentro, aumento do salário mínimo, crédito para os médios e pequenos, é uma revolução no conceito de gestão tucano e irá promover o desenvolvimento do país, contra o crescimento engesssado e setorizado que o Brasil viveu até antes de Lula, o que nos dá até hoje, mesmo com grandes melhoras apresentadas a cada ano, baixíssimos índices de IDH, escolaridade, direitos humanos e cidadania.

  3. MThereza

    11 de dezembro de 2013 3:16 pm

    e secom calada. mas isso e

    e secom calada. mas isso e muito mais vai ser mostrado na campanha, nos debates. só espero que não seja a secom a cuidar disso.

  4. Nonato Amorim

    11 de dezembro de 2013 5:22 pm

    VOTO

    Isso mesmo, Gão & Amigos! Isso, junto com baixo valor de pedágio, mais médicos, duplicação de estradas, mais cisternas para quem não tem água, canais do Rio São Francisco, luz para todos e etc., dá voto. Coluna do Chapeleiro e de outros menos votados não muda opção de ninguém. Mas deixa eles pensarem assim, melhor para nós. Abrs…

Recomendados para você

Recomendados