10 de junho de 2026

Piso nacional da enfermagem terá pagamento retroativo

Em discurso, ministra Nísia Trindade afirmou que valor será implementado tal como a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, janja Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade e de outras autoridades, participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O pagamento do piso nacional da enfermagem será feito pelo governo federal com retroativo desde o mês de maio, segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023”, disse a ministra durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

O pagamento retroativo desde maio foi confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – na ocasião, o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

“Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse Lula.

“Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.

As informações são da Agência Brasil

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    5 de julho de 2023 3:36 pm

    Nada mais justo e demorado para quem sempre abdica de seu conforto para cuidar dos outros arriscando a própria vida. Aliás, essa resistência em reconhecer o trabalho e dedicação dos enfermeiros é a maior prova do quão ingrata e utilitarista é a nossa sociedade.

Recomendados para você

Recomendados