
O pagamento do piso nacional da enfermagem será feito pelo governo federal com retroativo desde o mês de maio, segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023”, disse a ministra durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
O pagamento retroativo desde maio foi confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – na ocasião, o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
“Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse Lula.
“Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.
As informações são da Agência Brasil
Leia Também
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Nada mais justo e demorado para quem sempre abdica de seu conforto para cuidar dos outros arriscando a própria vida. Aliás, essa resistência em reconhecer o trabalho e dedicação dos enfermeiros é a maior prova do quão ingrata e utilitarista é a nossa sociedade.