Vacinas contra Ebola só ficarão prontas ano que vem, alerta OMS

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – As duas vacinas contra Ebola que se encontram em fase de prova clínica não estarão prontas até o próximo ano, advertiu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A doutora Marie Paule Kieny, especialista da OMS, explicou que ainda está por ser definido como se dará a escolha das primeiras pessoas a receberem a vacina, sobretudo porque ainda não se tem as licenças correspondentes pois que seria parte de uma resposta de emergência.

“Podemos começar a usar algumas destas vacinas nos países afetados no princípio de janeiro. Não seriam campanhas massivas de vacinação porque a quantidade de imunizações que estará disponível não nos permitira, devemos ser claros nisso”, apontou ela.

Kieny disso que também serão finalizados estudos para determinar sobre a efetividade ou não do uso de sangue e plasma dos sobreviventes para tratar os outros enfermos.

Completou que se bem alguns pacientes se recuperaram depois de receber transfusões, ainda restam muitas dúvidas sobre a eficácia e segurança deste método e sobre a possibilidade real de implementá-lo em países com sistemas de saúde precário ou com escassez de médico.

A epidemia de Ebola na África Ocidental constitui uma das emergências de saúde mais grave dos últimos anos. Até esta data, foram infectados mais de 6.200 pessoas, das quais foram mortas cerca de 3.000, na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador